quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dois anos de Octopedia

.



Há 2 anos, a ideia era fazer um blogue em língua portuguesa que fosse uma fonte de informação alternativa aos media oficiais.

O objectivo permanece inalterado, e o saldo, tendo em conta os limites logísticos, bastante positivo: 150 000 visitas e 270 artigos. 

O critério, esse, será sempre o da isenção, mas nunca será sinónimo de ausência de opinião. As críticas recebidas, quando construtivas, foram sempre bastante enriquecedoras.


Sempre tentei analisar os temas abordados, tendo em conta o seu contexto histórico, geográfico, económico e político, escrevendo artigos originais e evitando o mais possível a reprodução de textos. Por esse motivo, dadas as necessárias horas semanais de pesquisa, este blogue nunca poderá ser de informação diária, muitos  fazem isso melhor do que eu.


Os temas desenvolvidos, são os que eu considero pertinentes, seja pela polémica que envolvem, seja pela desinformação que conduz a uma percepção errada na opinião pública ou porque simplesmente uma parte da noticia é omitida ou falsificada e merece reflexão.



A informação sobre medicamentos e saúde, destinou-se a chamar a atenção para o facto que muitos dos medicamentos prescritos não têm qualquer utilidade e apenas se destinam a engrossar os lucros da indústria farmacêutica; que muitos outros têm efeitos secundários superiores aos benefícios e como tal deveriam ser retirados do mercado; que os médicos, o Infarmed e similares, os ministérios da Saúde e os governos são dominados e manipulados pelos poderosos lobbies farmacêuticos e a própria OMS.



A informação sobre a economia, teve por finalidade tentar compreender como é fácil manipular os dados estatísticos; como as grandes empresas multinacionais controlam o poder político; como o sistema financeiro domina os mercados; como a banca foge aos impostos; como é que grande parte da massa monetária não tem sustentabilidade física; como é que a especulação formata os mercados; como é que os offshores servem apenas para a fuga aos impostos e para a lavagem de dinheiro



A informação internacional, tentou desvendar os reais objectivos das grandes movimentações geopolíticas mundiais; revelar que as guerras são todas económicas; que são os países da NATO e sobretudo os Estados Unidos que movimentam os seus piões nos sectores chave na grande maioria dos países; como um pequeno grupo de pessoas controlam os media e falsificam as notícias para permitir que a opinião pública aceite as guerras como "justas".



A informação sobre a União Europeia, tentou consciencializar para o facto das orientações económicas e políticas serem tomadas por um pequeno grupo de dirigentes não-eleitos democraticamente; para o facto dos cargos políticos serem ocupados por membros nomeados por organizações secretas como os Bilderberg; e porque é que a permanência na zona euro não é uma fatalidade.



Os temas puramente políticos, raramente são aqui abordado, por dois motivos: primeiro, porque decorrente dos assuntos expostos, torna-se evidente que todos estes temas são intrinssecamente políticos, e segundo, porque não acredito neste tipo de sistema democrático, em que de tempos a tempos, os eleitores são chaamados a exercer o seu direito de voto, manipulados por pelos media, e tendo de fazer as suas escolhas numa lista de um "menu" de actores previamente escolidos por instituições não-democráticas.



Se esta humilde contribuição serviu alguns destes objectivos, fico satisfeito. O contraditório de uma informação é sempre uma mais-valia, e as noticias devem sempre ser vistas sob vários ângulos, depois cada um poderá formular a sua opinião.


Octopus

5 comentários:

  1. Obrigado pelos textos, especialmente sobre medicamentos/vacinas.

    Continua a boa escrita.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Em primeiro lugar parabéns pelo Excelente trabalho desenvolvido aqui no blogue. Em segundo, um Muito Obrigado por existir. Sei, que manter um espaço desta natureza não é fácil, daí a minha grande admiração pelo trabalho exposto. Sempre que posso venho aqui e 'Roubo' um ou outro artigo para o divulgar no meu blogue ou no facebook, penso ser esta a melhor forma (divulgação) que encontrei para difundir trabalhos de Qualidade, neste mundo da Net onde infelizmente o supérfluo prevalece. Longa Vida ao seu trabalho e Muito Obrigado.Fernando Alberto

    ResponderEliminar
  3. parabens ao blog que considero o canal odisseia da blogosfera.

    ResponderEliminar
  4. Faço minhas as palavras do(a) manjedoura.

    Continue com o bom trabalho!

    Maria.

    ResponderEliminar
  5. Descobri recentemente (anteontem) este blogue através de um mail que me foi enviado por um amigo. Em dois dias já li uma boa parte dos artigos que acho realmente interssantes. Só é pena que este tipo de informação não chegue a mais pessoas. Teríamos, com certeza, mais e melhor opinião publica, e, quem sabe, podessemos fazer alguma coisa para melhorar o estado deste
    Mundo, dito moderno e livre...
    Para ser muito sincero, com 30 anos, (já) estou pouco esperançoso num mundo melhor...

    Parabéns pelo excelente trabalho! Vou continuarna visitar assiduamente e a recomendar!

    Paulo Machado

    Muitos parabéns pelo excesso trabalho! Vou continuar a visitar e a recomendar

    Paulo Machado

    ResponderEliminar