segunda-feira, 8 de novembro de 2010

NATO: custos portugueses de uma cimeira inútil



Portugal recebe nos dias 19 e 20 a cimeira da NATO. Esta reunião, nesta época de crise vai sair cara aos portugueses.


As grandes decisões geoestratégicas não se decidem nestas cimeiras, esta são apenas "show" visível das decisões que já foram tomadas em reuniões secretas anteriores e sobretudo, claro, restrictas.


Herdada da guerra fria e tida por muitos como responsável pela relativa estabilidade militar europeia actual, esta organização também é responsável pelos numerosos conflitos mundiais actuais e por intervenções que desrespeitam qualquer tratado internacional, como na antiga Jugoslávia.





Cinco milhões de euros em equipamento de segurança.




O Governo autorizou a PSP a gastar cinco milhões de euros na compra de equipamento e material de segurança para receber a cimeira da NATO em Novembro, este vai ser adquirido por ajuste directo. Porquê o ajuste directo? Pela urgência da aquisição. Mas então esta cimeira não estava já planeada desde há meses?


Parte desse equipamento é para bloquear telemóveis, escudos, capacetes, gás pimenta, gás lacrimogéneo e também barreiras para vedar toda a zona do Parque das Nações.


1,2 milhões serão para viaturas para as operações de manutenção de ordem pública.



O Director Nacional da PSP dizia esta semana: “Tenho esperança que as viaturas cheguem a tempo, mas em caso contrário, não há problema, porque, naturalmente, há outras soluções”. Esta a ser ponderada a utilização das viaturas da GNR que tem vinte blindados semelhantes, das quais 14 permanecem paradas nas suas garagens.


É que os veículos encomendados não devem chegara tempo, e mesmo que cheguem não haverá tempo para que o pessoal se adapte às novas viaturas nas condições desejáveis!


Recorde-se que a PSP justificou esta compra - que inclui, além dos carros antimotim, um canhão de água e equipamento de protecção pessoal para os agentes - como sendo material, cuja falta "era sentida há vários anos para o dia a dia" e que os blindados seriam para a segurança nos bairros de risco.


Existem grandes dúvidas de que os blindados sejam a melhor opção para entrar em bairros problemáticos e também sobre o restante material: faltam polícias na rua, os agentes têm de pagar a farda do próprio bolso, têm de usar os telemóveis pessoais para o trabalho, há carros-patrulha parados de tão velhos... e agora vêm dizer que é preciso gastar este dinheiro em blindados?




Mais uma tolerância de...ponto.



O Governo português deverá decretar tolerância de ponto em Lisboa a 19 de Novembro, o primeiro dia da Cimeira da Nato. O objectivo é facilitar a circulação na capital.


Uma estimativa das autoridades ligadas à organização da cimeira aponta para a presença em Lisboa de cerca de 7000 pessoas, entre as 29 delegações estrangeiras e jornalistas de todo o mundo.


É difícil contabilizar o que representa um dia de paragem laboral na capital e de todos os seus efeitos colaterais, mas serão seguramente de vários milhões de euros.

O Centro Comercial Vasco da Gama, por exemplo, deverá ficar com as entradas restringidas a duas portas de acesso e poderão ser instalados detectores de metais. No caso dos restaurantes, junto ao rio, o seu serviço ficará limitado aos participantes da cimeira.




http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=61763

Sem comentários:

Enviar um comentário