terça-feira, 17 de novembro de 2009

A CIA controla o tráfico de droga no Afganistão...


A recente revelação, de que o irmão (implicado no tráfico de droga) do actual presidente do Afganistão, Hamid Karzai, era pago desde há 8 anos pela CIA, vem confirmar o que muitos vinham denunciando: a CIA é quem controla o trafico de ópio afegão.


Para além dos interesses geoestratégicos, do controle do petróleo e do gás, a invasão do Afganistão, teve também como objectivo o controle da produção de ópio.



A CIA e a Droga...











Um artigo do "The New York Times" de 27 de outubro de 2009, revela que Ahmed Wali Karzai, irmão do presidente do Afganistão, é pago desde há 8 anos pela CIA para desempenhar vários serviços, entre os quais, a formação de um grupo paramilitar incombido de realizar ataques contra oponentes talibans na região de Kandahar. Este é suspeito desde há muito de tráfico de droga.

http://www.nytimes.com/2009/10/28/world/asia/28intel.html?_r=1&ref=world



Afganistão, o maior produtor mundial de ópio.


Antes da guerra entre a URSS e o Afganistão (1979-1989), a produção de ópio era quase nula no Afganistão, assim como aliás no Paquistão. Mas no início de 1979, as operações clandestinas da CIA estimularam a sua produção, sobretudo junta da fronteira entre o Paquistão e o Afganistão, tornando-se a primeira fonte mundial de heroína, fornecendo 60% do consumo americano.


Com a chegada ao poder dos talibans, a produção de ópio tinha caido 90% em 2001, em grande parte por causa dos seus vários planos de irradicação do tráfico de droga. Esta proibição, desencadeou "o inicio de uma penúria de heroina na Europa nos finais de 2001" como admitiu então a ONU.


Com a invasão do Afganistão pela NATO, a produção não mais parou de subir, até atingir níveis nunca antes alcançados e fazendo do Afganistão o fornecedor de 94% do ópio mundial. Isto só foi possível porque a CIA passou a controlar a sua produção e exportação.



Neste gráfico, podemos ver a quantidade de terras (em hectares) dedicadas à cultura de ópio no Afganistão, de 1994 a 2007 (Fonte da ONU):



Ao nível mundial, o narcotráfico, representa valores de 500 mil milhões de Dólares anuais. Este ocupa o terceiro lugar, do ponto de vista comercial, logo a seguir ao petróleo e ao tráfico de armas. A produção de ópio no Afganistão ascende a 65 mil milhões de Dólares anuais.


Este trafico está não só nas mãos do crime organizado, mas também é uma fonte monetária para abastecer os mercados financeiros como Wall Street ou Londres. Representa também, uma fonte de riqueza para que a CIA, que controla o seu tráfico, servindo para organizar guerras e instalar governos corruptos como o de Hamid Karzai.


A história do tráfico de droga nessa região, o Crescente de Ouro, está intimamente ligada às operações clandestinas da CIA. Um dos objectivos da guerra no Afganistão, foi o restablecer o narcotráfico, num país dirigido por uma marionete manipulada pelos Estados Unidos.


Razões de uma guerra...

A Administração de Obama, insiste que esta guerra no Afganistão é uma "guerra necessária", para protecção dos Estados Unidos, para o bem dos afegãos, pela melhoria da condição das mulheres afegãs, por causa dos terríveis talibans, para impedir que a Al-qaeda utilize o Afganistão como base de operações terrorista...


Mas a colaboração entre os militares e a CIA, por um lado, e os senhores da guerra, os grupos paramilitares e os traficantes de droga, por outro, mostra que existem relações muito opacas e que deixam grandes dúvidas quanto às verdadeiras intenções americanas.


Se um dos objectivos, após os atentados do 11 de setembro, fosse a captura de Ousama Ben Laden, os Estados Unidos teriam aceite a oferta do Mullah Omar, do entregar em troca da não-invasão do Afganistão (como consta do Relatório da Comissão do 11 de Setembro).


A invasão do afganistão tem como objectivo o controle da região, do seu petróleo, do seu gás natural e da sua produção de droga.

http://www.pressegauche.org/spip.php?article3990


Sem comentários:

Enviar um comentário