quarta-feira, 23 de julho de 2014

ONU: Inquérito sobre o ataque a Gaza

.
















Perante a suspeita de crimes de guerra a Palestina promoveu a votação de uma resolução para que seja realizado um inquérito no Conselho dos Direitos Humanos na ONU.



Foi aprovada com 49 votes a favor, 17 abstenções (todos os países europeus) e um contra: os Estados Unidos.


O representante americano justifica o vote com: "esta resolução não vos vai ajudar em nada".


A resolução condena "as violações generalizadas, sistemáticas e flagrantes dos direitos humanos e das liberdades fundamentais" e acha que as ofensivas de Israel "implicam ataques indescriminados e desproporcionados que podem constituir crimes internacionais".


Israel alega o direito internacional em se defender.



Esta é a 3ª ofensiva contra a faixa de Gaza em 6 anos.

Alguns dados:






.



4 comentários:

  1. Tenho vindo a utilizar este seu post no facebook, e, se autorizar, vou continuar

    ResponderEliminar
  2. Como eu tinha escrito no comentario do post abaixo.

    Anonimo 22 de Julho de 2014 às 10:18

    “Claro que a resposta depende dos escrúpulos do atacante e os israelitas já demonstraram que não são de modos e perseguem o seu objectivo de se defender, o resto parece-me que e uma questão de averiguar se houve crimes contra a humanidade,”


    Agora julgo que isso (mas posso estar enganado porque não conheço as circunstancias destes ataques e o que foi e como foi atacado ) pode não levar a muita coisa.

    Quando foi da ultima intervenção israelita em gaza ha para ai meia duzia de anos também se levantou a hipotese de crimes de guerra israelitas, so que quando entramos no mundo do direito as coisas que parecem claras não são tão claras assim.

    Na altura falava-se no uso de fosforo branco ou coisa parecida e que é proibido por leis internacionais, so que indo as excepçoes das tais leis, permite-se que um exercito atacante para proteger as suas tropas use esses meios de camuflagem digamos de modo a poder avançar ocultando-se o que encontra uma justificativa legal e por isso israel apesar de circular e condenado na opinião publica muitas vezes tem um ou outro meio legal a dar-lhe escapatoria.

    Vamos ver no que isto da, ha meia duzia de anos foi assim, suponho que se não forem às causas do problema e não negociarem essas causas, daqui a mais meia duzia de anos temos o mesmo tema para comentar. É um caso para dizer a historia repete-se.

    ResponderEliminar
  3. Octopus

    Poderia ser engraçado se não fosse trágico, o país que adora fazer intervenção "humanitária" foi o único a ser contra na ONU.
    Hoje leio que outro avião "caiu", a maioria dos passageiros são franceses. O que mais vai acontecer?

    Um grande abraço meu amigo

    ResponderEliminar