segunda-feira, 1 de julho de 2013

Snowden e a NSA: uma história de dormir em pé

.









Antigo técnico da CIA, Snowden trabalhava desde há quatro anos para a NSA (Agência de Segurança National), de repente decide "ariscar a vida" revelando documentos secretos, em nome da "liberdade" e da "democracia".


Este caso lembra estranhamente o recente caso de Assange, que acabou com revelações mediáticas de factos que todos nós já onheciamos.






Como é que é possível acreditar que a mais poderosa agência de informação mundial, a NSA, não consiga seguir o rasto de um dos seus funcionários. Snowden que trabalhava todos os dias nessa agência, inventa uma história de que tinha de realizar um tratamento para a epilepsia em Hong Kong e desaparece sem deixar rasto.


Em Hong Kong, realiza uma entrevista com Glenn Greenwald do jornal "The Guardian", e mesmo assim não conseguem localizar o local ou hotel onde se encontra.


Não conseguem interceptar as comunicações que estabelece com Moscovo para determinar se tem um voo ou não reservado para a Rússia e não o conseguem interceptar no aeroporto antes da sua saída de Hong Kong.


Não, não conseguem. No entanto este funcionário anda a passear-se com quatro computadores portáteis contendo a chave de todo o conhecimento secreto da espionagem mundial.


A NSA consegue localizar um qualquer computador perdido no deserto, mas neste caso não consegue localizá-los, aceder aos dados e pirateá-los.


Entretanto, também não nos explicam como é que esse simples funcionário teve acesso aos dados mais bem guardados e altamente secretos da NSA. Chega ao trabalho, liga o computador, introduz as várias passwords de segurança e grava tudo numa pen. Simples.


A NSA teme que Snowden possa ser alvo de espionagem russa ou chinesa, que poderiam piratear as informações contidas nos quatro computadores. Mas a NSA essa não consegue fazê-lo.


A agência de espionagem mais poderosa do mundo não consegue encontrar um dos seus empregados, quando a sua função é a de descobrir o que faz e onde está qualquer pessoa no mundo. Além disso, sendo uma agência de segurança, não consegue proteger os seus dados dos seus empregados.


Quais são então as revelações secretas bombásticas?
Que a NSA controla triliões de comunicações e de dados pessoais. Incrível, ninguém sabia!
Bom, agora que os mais distraídos sabem, para que é pode bem servir este desvio de atenções que ocultou completamente o resto das informações dos média?


Já não se ouve falar da Síria; a convulsão turca passou para segundo plano; a conivência entre o novo governo egípcio, oriundo da "primavera árabe" e Israel passa despercebida; a eleição de um moderado no Irão é ocultada; a desestabilização da América do Sul esquecida;...





.

26 comentários:

  1. Só prova que as manobras de diversão ainda são uma boa técnica de intoxicação informativa

    Boa semana

    Não será possível retirar as letras de verificação? Desde já, agradeço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São,

      Obrigado por me teres chamado a atenção. Nem sabia que involuntariamente tinha colocado essas letras de verificação que tanto ódeio.
      Já alterei.

      Eliminar
    2. Retiraste , sim senhora, e aqui te deixo o meu grato abraço!

      Eliminar
    3. Desertor descreve a mão da Rússia sobre Edward Snowden
      http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2015/05/desertor-descreve-mao-da-russia-sobre.html

      Eliminar
  2. Octopus

    Como bem sabemos a CIA só é eficiente quando é para derrubar governos de outros países. Sobre Snowden acho muito interessante o fato do Equador oferecer asilo, justamente para América do Sul será o destino desse que como você bem diz está "arriscando a vida" em nome da "liberdade e democracia".
    Um ditado aqui no Brasil diz: "Tem gato nessa Tuba".
    Algo tem por trás disto, com certeza.

    Um grande abraço meu amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Burgos...o Equador não ofereceu asilo... sacudiu a água do capote. vá ao blogue Da Rússia que está lá escrito.

      Um beijo

      Eliminar
  3. hummm... cheira-me a que esse floco-de-neve, seja algum "cavalo de tróia" a ser introduzido no Equador!
    o Correa não se ponha a pau, não...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, o próximo alvo é a América do Sul. O médio Oriente é Americano. O Norte de África com as suas "primaveras árabes" é americano. A América do Sul estava-se a tornar incomoda.

      Temos todos os ingredientes: desestabilização política, morte de alguns lideres carismáticos, um papa sul americano,...

      Eliminar
  4. ... e pelos vistos aí temos a historinha do costume... e eu caí. O Assange, o Snowden e faço excepção de Bradley Manning, porque não? Isso do helicóptero apache a varrer de metralhadora uma rua inteira no Iraque (é o único que está preso)...
    Mas todos eles são denunciantes de um direito, a liberdade de expressão, o pior, é que já pouco se importam com essa liberdade e quando dermos por isso, é tarde.
    Bem, nada como ter as costas largas, como é o caso do Alex Jones ou Estulin. Todos eles no fim têm um prémio, pelo que se vê.
    De qualquer forma esse assunto vai passar rápido ao esquecimento, como de costume.

    Um beijo

    Ah e quanto a guerras... não te preocupes, os media não dão informação sobre o que interessa realmente, há décadas.

    Do sr. Rothschild:

    O desaparecimento da informação


    Desde o principio dos anos 90, a informação desapareceu progressivamente dos meios de comunicação destinado ao publico em geral.


    Como as eleições, os noticiários televisivos continuam a existir, mas foram esvaziados de todo o conteúdo..

    Um noticiário ena televisão dura no máximo 2 a 3 minutos de informação verdadeira. O resto é constituido de temas "tipo revistas", reportagens anedóticas, factos diversos, micro-sondagens e reality-shows sobre a vida quotidiana.

    A análisis periódica e especializada, assim como as emissões de informação foram praticamente suprimidos.

    A informação foi reduzida desde à imprensa escrita, lida por uma minoria de pessoas.



    O desaparecimento da informação é sintoma palpável de que o regime político mudou de natureza.

    http://www.syti.net/ES/Topics2.html

    De qualquer forma continua quase toda a gente "colada" à TV... nada de grave, portanto.

    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Fada,

      A mesma história do costume, como acreditar nesses contos de fada, em que de repente nos vendam histórias recambolescas em que uma criança não acredita de tão absurda. No entanto acreditamos. Estamos preparados e formatados para acreditar em tudo sem nunca nos questionar-mos. Perdemos qualquer lógica.

      Estou-me a lembrar de vários episódios: Assange (o anjo, bonito, hermafrodita) e a sua ânsia de revelar a verdade.

      Este actor banal preocupado com a verdade, após ter trabalhado para a CIA e NSA.

      Dominique Strauss-kahn que falou demais, atingido por uma simples supostamente questão sexual.

      Saddam hussein, o bom fantoche que o deixou depois das suas pretensões independentistas barbaramente assassinado.

      Khaddafi linchado pelo seu povo a mando dos Estados Unidos por ter ousado reverter os dividendos do petróleo em benefício do seu povo.

      Eliminação dos presidentes da Tunísia e do Egipto por já não servirem os interesses Ocidentais.

      Tens toda a razão, e foi por essa razão que decidi criar este blogue há quatro anos: não existe informação digna desse nome, está totalmente dominada pelos grandes grupos económicos para nos entreterem e nos fazer crer como verdade todo o que lemos ou vemos.

      Estamos dispostos a acreditar em qualquer informação (história) que nos transmitem, sem pensar. O triste é que pouco a pouco perdemos toda a capacidade que julgava inata de pensar.

      Um beijo

      Eliminar
    2. A questã aqui Octopus, é que as pessoas gostam. Se a grande maioria que gosta de assimilar merda tivesse mais neurónios que apenas o tico e o teco, desligava a tv. Ao fim de um tempo e de verdadeira ressaca, começava a raciocinar e a questionar-se. Nós por cá até podemos cair em armadilhas, mas como se vê, puseste a nu em questão de dias e eu também já tinha chegado lá.

      O problema são os efeitos que a tv causa a nivel inconsciente, subliminares afectam o subconsciente. As pessoas julgam-se capazes de pensar e não conseguem e muito menos ter consciência das coisas. A questã está mesmo aí... ninguém reclama por não ter um serviço público que informe tudo o que se passa no mundo e ainda pagam para ter canais Top, privados... um "luxo"!

      Costuma-se dizer que quando a esmola é grande o pobre desconfia... mas estes pobres são muito "tapados"

      Um beijo

      Eliminar
  5. A questã... é que virei alentejana! e esta hein?! ehehehe!! :))

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. (Independentemente deste caso poder estar a servir também para desviar as atenções de outras coisas... Coisa que é bem possível - pois, tal como diz um ex-agente de um dos melhores serviços secretos do Mundo, este tipo de operações servem sempre uma multitude de objectivos...)

    Uma das razões pelas quais penso que se trata de uma "fuga" controlada - com a ajuda da imprensa controlada, que não reporta outras (verdadeiras) fugas de informação - é para que seja o próprio poder estabelecido a decidir que críticas devem ser feitas a este tipo de vigilância - não fazendo as que são mais incisivas e prejudiciais ao mesmo.

    (Eu ainda sei pouco sobre este caso. Pois, por não vir - para mim - revelar nada de novo, muito pouco interesse me despertou... Mas...)

    Eu não me lembro, por exemplo, de ter lido - ou ouvido, da parte deste suposto delator - a principal crítica que deve ser feita. Que é a de que, este tipo de vigilância (sem mandados) não só é ilegal, como é inconstitucional. Pois, viola a 4ª Emenda à Constituição dos Estados Unidos da América.

    E, se nem a Constituição este governo cumpre, perante que tipo de governo é que estamos, então?

    E, desde quando é que é (de acordo com as regras do bom-senso - que, pelos vistos, já não se reflectem na Lei, visto as várias leis de protecção de delatores terem vindo a ser eliminadas nos EUA, desde o 11 de Setembro) ilegal denunciar uma ilegalidade?

    (Porque razão não faz este suposto delator este tipo de críticas?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é meu amigo,

      Toda esta história parece e dava um filme.

      Se tudo isto não fosse concertado, dava para rir: acusam uma pessoa de ilegalidade por denunciar uma ilegalidade!

      Além do que citei no meu artigo, vi a entrevista dada.

      Toda a entrevista foi planeada:

      - um facto curioso é que são sempre os mesmos jornais os escolhidos para divulgarem este tipo de informação,

      - neste caso "The Guardian", o mesmo escolhido por Assange,

      - para "um puto" de 29 anos, sem qualquer estudo, que subiu rapidamente a lugares chaves, este apresenta-se muito calmo e dono do que diz,

      - esquecendo que denúncia a NSA por razões de "liberdade" e "democracia", o que fica sempre bem,

      - diz estar consciente que a sua vida está em perigo, mas não parece, refere que se encontra num local em que alguns quarteirões acima se encontra uma das sedes da CIA, o que é pouco prudente(!),

      - diz que sabe que vai perder o ordenado (a sério!será mesmo!), além da namorada e casa,

      - fala das leis que supostamente infringiu como se fosse um advogado, sabendo que para tal aceita as consequências.

      Não crítica propriamente o sistema e revela uma banalidade que tudo já sabíamos: estamos a ser vigiados.

      Tudo isto parece ser mais um alerta para que possamos aceitar que "infelizmente" somos vigiados, mas que é para nosso bem (anti-terrorismo) e que as consequências para que não está de acordo ou denuncia é a punição.

      Um abraço

      Eliminar
    2. "Tudo isto parece ser mais um alerta para que possamos aceitar que 'infelizmente' somos vigiados, mas que é para nosso bem (anti-terrorismo) e que as consequências para que não está de acordo ou denuncia é a punição."

      É, tal e qual, como diz...

      E foi isso mesmo que se viu, depois, o próprio poder estabelecido dizer (directa e explicitamente) em resposta a estas "revelações".

      Todo este "diálogo" - entre perseguido e perseguidores - parece ser combinado (e controlado) e feito de modo a tentar fazer as pessoas aceitarem tudo isto.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  7. Boas,
    Apenas para referir um sitio:
    http://www.wanttoknow.info/050331behaviormodificationtv

    ResponderEliminar
  8. Viva!
    Só não concordo com o suposto desvio de atenções de outras matérias e digo isto pq onde consegui mais direCtos da Praça Taksim foi mesmo na CNN (imagine-se!).
    Há algo q Snowden tem e não é só uma certa informação da treta (em como os EUA são controladores, entenda-se. Info mais q batida e assegurada). Quanto ao facto de não o conseguirem "apanhar"; das duas, uma: ou andam a pressioná-lo para conseguirem saber onde está o q procuram (não vá cair em "mãos erradas" e/ou o homem realmente cobre os passos. Por alguma razão estava onde estava, não é um simples usuário de pc para ler blogs ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. JP,

      Tens toda a razão em relação à Turquia, eu próprio me apercebi disso a posteriori. A Turquia é um assunto premente que irá ser resolvido nos próximos dias.

      Quanto a Snowden, penso que não passa de "idiota" usado para atingir certos fins. Podes ler o que respondi ao Fernando Negro.

      É uma pessoa demasiado banal para ter acesso a dados verdadeiramente secretos. Está a ser usado para nos habituar a que "sim de facto existe uma vigilância, temos de nos habituar a isso, é para nosso bem" e todos os que não concordam serão punidos por lei.

      Um abraço

      Eliminar
  9. Caro Marco Serafim,

    Obrigada pelo link... aboli tudo excepto o monitor do PC, até a rádio desde que soube que alteraram a frequência de som, já quase nem música ouço, infelizmente ainda não me livrei deste bicho...
    Agora imagine as pessoas que usam telemóvel e pior, aquelas que andam com ele todo o dia e a conversar nele!!! Ainda também aquelas pessoas que chegam a casa e ligam um, dois ou várias tv´s. Mas claro, isto para elas não passa de conspiração... é das frequências... está explicado.
    Realmente está explicado o comportamento de rebanho...

    Obrigada

    ResponderEliminar
  10. 1) Há muitos anos ( mas eu nasci em 43, portanto, lembro-me ) quando, no fim da Crise dos Mísseis, Krrutscev, visitou os EUA a convite de J.F. Kennedy, levou consigo alguns jornalistas soviéticos. Quando um jornalista americano perguntou a um deles o que achava da "livre imprensa da América", o soviético respondeu: " é espantoso como vocês, aqui, conseguem o mesmo resultado que nós, lá URSS, sem a censura !";
    2) Noam Chomsky, intelectual norte-americano que eu muito prezo, escreveu um livro que diz tudo sobre estes métodos: " Shaping Conformity". Está lá tudo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (Não sei se tratará do mesmo caso, mas...)

      Ouvi, uma vez, algo do género (que me foi dito por alguém mais bem informado do que eu) que foi que, quando uns soviéticos visitaram os EUA, durante a Guerra Fria, e observaram como funcionava a imprensa ocidental, disseram algo do tipo: "Na União Soviética também temos a nossa propaganda, emitida pelos média. Mas lá, toda a gente sabe que é propaganda, na qual não deve acreditar. Mas aqui, é espantoso. Pois, as pessoas acreditam mesmo no que é dito..."

      Eliminar
  11. Devir,

    Tenho alguns livro de Noam Chomsky, mas esse não. Irei ler.

    ResponderEliminar
  12. Todos têm razão.

    "Todo este "diálogo" - entre perseguido e perseguidores - parece ser combinado (e controlado) e feito de modo a tentar fazer as pessoas aceitarem tudo isto."

    E não é que estão a aceitar mesmo? só a frase já é indicador disso.

    Toda a gente sabe que facebooks, telemóveis, emails são passados a pente fino. Isso não é novidade.

    Agora será que era assim tão do conhecimento geral, que o prism é o modelo mais actual do echelon?

    Não teria sido óptimo ter existido um falso delator que tivesse exposto enquanto em construção, o sistema de extermínio dos Judeus, mesmo que o que estivesse por detrás não fossem motivos nobres? Tinham-se salvado vidas.

    Não seria maravilhoso aparecer um delator fantoche que expusesse ao mundo que a energia ponto 0 é já conhecida assim como o seu uso, fossem quais fossem os motivos que o fizeram delatar?
    A fome seria irradiada, as "falsas guerras" acabariam, o planeta seria curado, a nossa saúde reflectiria isso.

    Sejam os motivos nobres ou não, é necessário que saibamos e que se seja provado o que anda a ser maquinada em segredo por aí. Será que as reacções do Mundo serão as mesmas, perante o que se fala mas que não se prova e o que é provado?

    Agora,resta saber e ser provado que o sistema não é só da responsabilidade dessas "entidades que estão em solo americano, mas de algo mais global, que envolva eventualmente outras nações, quiçá até Portugal. Sendo algo mais global, não vos assusta o secretismo? Todos somos potenciais "judeus". Não se esqueçam de tal.

    ResponderEliminar