terça-feira, 9 de outubro de 2012

Mentiras mediáticas sobre as eleições na Venezuela

.








A imprensa ocidental procurou mais uma vez denegrir e influenciar a eleição de Hugo Chavez descrevendo-o como um ditador e a Venezuela um caos. Em França, jornais como Le Monde, Libération ou Le Figaro colocaram essa eleição nas primeiras páginas, hoje depois da sua reeleição, a sua vitória foi relegada para as últimas páginas.




Um "progressista" contra Chavez.


O media ocidentais apresentaram Capriles Radonski como um democrata progressista, alguns não hesitaram em qualificá-lo como um candidato de "centro esquerda". Muito poucos jornais ou televisões falaram do seu programa eleitoral, pudera, esse programa de 166 páginas é um programa tipicamente neoliberal que nada tem de progressista.


Nele consta a privatização da companhia petrolífera nacional, mas foi justamente à custa da redistribuição do dinheiro do petróleo que Hugo Chavez conseguiu em poucos anos financiar a saúde e a educação para todos, acabar com o analfabetismo, apoiar as pequenas e médias empresas, promover o crescimento económico, aumentar o salário mínimo, ...As reformas foram aumentadas, essas mesmas reformas que o programa de Capriles queria ver privatizadas.


Capriles, o "progressista", queria desmantelar o Estado social o qual permitiu tirar da pobreza 80% da população enquanto a elite beneficiava no antigo regime de fortunas colossais com o dinheiro do petróleo, da qual faz parte a família de Capriles.



Um candidato financiado pelos Estados Unidos.


Quem é Capriles que os media ocidentais consideram uma alternativa democrática? Em 1998 foi eleito deputado pelo então partido democrata cristão, partido ultra-neoliberal, depois fundou o "Primeiro Justicia", partido de direita financiado pela CIA através da National Endowment for Democracy (NED) e o International Republican Institute (IRI).


Em 2002, aquando da tentativa de golpe estado para derrubar Chavez, financiado e desenhado pelos Estados Unidos, ele próprio participou no ataque à embaixada de Cuba.



Chavez "o louco".


Os media ocidentais utilizam contra Chavez a mesma táctica que utilizaram e utilizam noutras ocasiões: diabolizar. Nunca falam dos extraordinários progressos sociais, fazem constantemente questão de apresentar Chavez como um louco, um ditador e um anti-semita. Hugo Chavez é dos poucos dirigentes que faz frente aos Estados Unidos, o que incomoda muita gente, e cometeu o "pecado" de criticar publicamente Israel.


Todos conhecemos a retórica: quem é contra o sionismo é apontado com o dedo como sendo contra os judeus e portanto racista. Ora, é o Estado de Israel que é racista e não os que o criticam, alias muito judeus criticam Israel.



Chavez "o ditador".


Frequentemente os media ocidentais falam de restricções à liberdade de expressão na Venezuela, por estar nas mão do estado, a verdade é que o sector privado, hostil a Chávez, controla amplamente os meios de comunicação. De 111 canais de televisão, 61 são privados, 37 são comunitários e 13 públicos. Com a particularidade de que a audiência dos canais públicos não passa de 5,4% enquanto a dos privados supera 61%. O mesmo para os meios radiofónicos. 80% da imprensa escrita está nas mãos da oposição, sendo os dois diários mais influentes – El Universal e El Nacional –, adversos ao governo.


Fala-se em manipulação eleitoral num regime ditatorial, mas alguém já viu um “regime ditatorial” ampliar os limites da democracia em vez de os restringir? E outorgar o direito de voto a milhões de pessoas até então excluídas? As eleições na Venezuela só ocorriam a cada quatro anos, mas Chavez passou a organizar mais de uma por ano (14 em 13 anos), em condições de legalidade democrática, reconhecidas pela própria ONU, pela União Europeia, pela OEA, e pelo Centro Carter.



13 anos de governo de Chavez:

- a taxa de pobreza passou de 50% para 24%
- a taxa de extrema pobreza passou de 22% para 10%
- a má-nutrição infantil de 8% para 3%
- analfabetismo de 9% para 5%
- 83% dos jovens frequentam o ensino superior
- a saúde e a educação são gratuitas
- o crescimento anual do PIB de 4,2%
- taxa de desemprego de 6,5%

mas também:

- a economia é baseada quase na sua totalidade no petróleo
- importa 2/3 do que consume
- a inflação ronda os 30%
- fecho de 170 000 empresas
- expropriação de 3 milhões de hectares
- 30 milhões de terras cultiváveis ao abandono
- importa 80% do seu consumo alimentar
- taxa de homicídios é elevada (50 por 100 000 habitantes)



.

10 comentários:

  1. Para que o país comece a produzir o que de que precisa, é preciso primeiro que se desenvolva economicamente (pois foi, durante muito tempo, propositadamente mantido num estado subdesenvolvido, para que não consumisse muito dos seus próprios recursos) e que haja pessoas qualificadas para montar e operar fábricas, gerir empresas etc. E, para isso, começam agora a ser formadas pessoas em número nunca visto neste país.

    Estou seguro de que as terras expropriadas terão sido alvo disso mesmo por - tal com diz o próprio Chávez, quando justifica tais actos - serem terras improdutivas às quais poderá ser dado uso. E, por isso, estou certo de que as terras, boas para tal, que não estejam neste momento a ser cultivadas, não deverão continuar nesse estado por muito mais tempo. Pois um dos principais objectivos do governo venezuelano é atingir a tão falada "soberania alimentar".

    O problema do crime é um problema de sempre. E deriva, como em todo o lado, da pobreza. Conheço pessoalmente quem lá tenha vivido e crescido e tenha vindo para Portugal para se afastar dessa mesma criminalidade, muito antes do Chávez tomar o poder.

    ResponderEliminar
  2. Fernando,

    Só mais um apontamento:


    A Venezuela está fazer uma grande aposta na educação.

    Nos países da América Latina, nos anos 80-90, sob pressão do FMI, a maioria dos países teve de "abandonar" os seus serviços públicos, em particular o da educação.

    Em 1998 havia na Venezuela menos estudantes universitário do que em 1970, enquanto a sua população tinha aumentado em 10 milhões de habitantes!

    Foi uma verdadeira revolução que se operou com o governo de Chavez com a educação gratuita até ao nível universitário.

    Esse sector passou de 3% do PIB em 1998 para os actuais 10%.

    Em 8 anos, os estudantes universitários passaram de 700 000 para 1 300 000 dos quais 150 000 bolseiros, isto num país com 26 milhões de habitantes.

    A Universidade Bolivariana da Venezuela promoveu uma descentralização do ensino universitário baseada na sua "municipalização" o que lhe permite um raio de acção que vai até as mais pequenas estruturas municipais. Esta modalidade de estudos semi-presencial permite que os estudantes trabalhem durante o dia e estudem ao fim do dia ou no fim de semana.
    Com este método a massificação do ensino superior permitiu em apenas três anos ter mais de 150 000 estudantes.


    ResponderEliminar
  3. Quando não tinha internet também acreditava que Chavez era um louco, ditador, etc; depois de ter internet e de ver muitas entrevistas de Hugo Chavez, dei de conta que a maldita televisão nos esta enganando; Hugo Chavez é um humanista, é um homem simples, é um estudioso, não existe nenhum candidato que consiga falar como ele fala, ele fala com coração, ele está ao serviço do povo, defende a soberania do país, todos os dias ele é vitima de calunias, mas o povo não é tonto, o povo sabe quem defende seus direitos.
    O Chavez é um verdadeiro presidente, ele não obedece à elite financeira, ele obedece ao povo, escuta o povo e vive para o povo.
    Se alguém tem duvidas sobre quem é Chavez vão ver as entrevistas no you tube.
    Ele conhece bem a historia do seu país, ele fala com coração, a verdadeira sabiduria vem do coração, seu discurso é diferente, seu discurso faz sentido.
    Se comparamos o discurso de Chavez com os politicos dos países europeus, notamos que o discurso destes últimos não tem alma, não faz sentido.
    Maldita seja a televisão que só mostra lixo, e no mostra aquilo que interessa ao povo,

    escrito por Paula Correia

    ResponderEliminar
  4. Cara Paula,

    Tem toda a razão à televisão.

    Destaco uma frase sua que sua que gostei muito: "os políticos dos países europeus não tem alma".

    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Por isso é que a UE ganhou o Prémio Nobel da Paz!!!... contemos com guerra!

    Impostores, cretinos, FDP!!

    ResponderEliminar
  6. Prémio Nobel da Paz????

    Simplesmente incrível. Não tenho palavras!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Octopus, de perfil não vulgaris. :-D
      Achei seu blog via blog de elementais dos bosques :-D e gostei.
      Gostaria de observar uma questão, se o Hugo Chaves não dançasse pelo menos de alguma form a a dança do poder, ele não estaria aonde esta. Matar uma pessoa é muito fácil, governantes já foram mortos a rodo, logo, o Hugo (mesmo que nós o aprovemos) é peão do jogo maldito que se está consumando.
      Não existe nenhum governante no planeta que não seja armado, pense que os judeus, povo mister em manipulação e criação de dissenções e cizânias (a mais perfeita caricatura da conduta judaica é o personagem Tulio Detritus do Asterix e a cizânia) estão em todo mundo e reproduziram com todos os povos exatamente para não ser notado, no século 15 Portugal era entendida terra de judeus, devido a semelhança fisionômica de todos os povos latinos com os judeus, visto que foram esses os primeiros europeus a se misturarem. Como vemos, não há maneira de se separar as maquinações de yavéh e seus soldados desprepuciados e a questão geosociopolítica do planeta no momento.
      Entendendo isso, podemos dizer que o Chaves foi plantado para se criar um ideial de governança em uma instância mais socialista/comunista aliada a mais maldita arma de controle judaico, a libertina demo-cracia, onde se nivela por baixo, onde cidadãos alienados sao aquilatados a cidadãos pensantes. É essa maldição que garante verdadeiros excrementos governando em todas as latitudes e longitudes, é uma mídia imunda judaica, ensinando o que é "pensar" para o poveco, e o poveco arrotando em todo lugar o direito de palpitar. O resultado é simples, é um governo legitimado por boçais videotas "imbbbecilizados" (não sei se em Portugal passa BBB).
      Concluindo a bagaceira, não são importantes os governos, são importantes as lapidações do imaginário coletivo.

      Não importa quem vota, importa quem conta o voto!!!

      Temos que descobrir o porque do bando de yavéh ter permitido a proposta Hugo Chaviana, e aí, acabaremos descobrindo que o que parece espetacular nada mais será do uma ferramenta de configuração dos ditames dos protocolos dos sábios de sião!!!

      Eliminar
    2. Caro Vapera,

      Tem toda a razão em desconfiar de Hugo Chavez, eu próprio, apesar de admirar algumas das reformas, coloco-me frequentemente a pergunta: se fosse verdadeiramente incómodo já teria sido eliminado.

      Tem uma escrita muito rebuscada e como tal tive a curiosidade de ir ao seu blogue.

      O que li é simplesmente espectacular, tanto pelos temas abordados, mas sobretudo pela sua forma de escrita sui-generis.

      Parabéns.

      Eliminar
    3. Caro Cefalópode bem mais Céfalo do que Pode.
      É sobremaneira agradável receber um apoio de pensantes, e um Cefalópode é um pensante de marca maior!!!
      Tento ser proficuo em meus comentários, mas devido a minha sui generis maneira de colocar as coisas, sou obrigado a ser meu moderador e por conta disso às vezes evito comentar algo pertinente, mas que ainda não consegui tornar um mínimo palatável, mas quando consigo me moderar acabo comentando.
      Seus materiais são merecedores de opiniões profícuas.
      Grato pela força, meu undergroundismo precisa disso!! :-D

      Eliminar
  7. Prémio Nobel da Paz à UE? Como disse um francês de que não anotei o nome: Paz... à sua alma? ou será o prémio "nobel" das pás... com que estão a enterrar a Europa?

    ResponderEliminar