quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A verdade escondida por trás do escandalo do BPN

.


 





Porque é que o estado injectou 5,7 mil milhões de euros para salvar o BPN evocando um risco sistémico quando este banco representava apenas 2% de quota de mercado?

Porque, para além da corrupção e das altas personalidades envolvidas, o que muita gente não sabe, porque não foi divulgado,  é que muito dinheiro da Segurança Social estava lá depositado, e essa verdade não convêm a ninguém. 




Jogar na bolsa o dinheiro das reformas.


Os descontos que fazemos para a reforma são geridos pela Centro Nacional de Pensões da Segurança Social ou a Caixa Geral de Aposentações (no caso das reformas da Função pública e empresas do Estado). Mas, como é óbvio, esse dinheiro não fica a "dormir" durante anos para ser utilizado para pagar as pensões mais tarde.


No caso da Caixa Geral de Aposentações, a carteira de investimentos é composta quase exclusivamente por títulos de dívida do Tesouro português, o que em caso de queda de valor de mercado, como tem sido o caso nos últimos anos, as perdas podem ser significativas. Só no ano de 2011, essas perdas foram de 1,46 mil milhões de euros. Esta política de investimentos, adoptada pelos sucessivos governos, há muito tempo que deixou de ser considerada segura.


No caso da Segurança Social, o dinheiro das reformas é gerido pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) que investe esse dinheiro em títulos de dívida portuguesa, sendo assim a CGD um dos maior credores do próprio Estado com um valor superior a 5 mil milhões de euros. Mas a CGD também investe esse dinheiro em outras áreas.



O dinheiro da Segurança Social no BPN.


Sabe-se que a CGD tinha várias contas no BPN aproveitando os juros irreais praticados nesse banco, quanto não se sabe ao certo, falava-se na altura em mais de 500 milhões de euros, mas talvez seja muito mais. O BPN foi criado 1993, e em 1999 foi aberta uma ou várias contas pela CGD utilizando os fundos da Segurança Social, sendo nessa altura José Oliveira e Costa o seu presidente e o ministro responsável pela Segurança Social no governo Ferro Rodrigues.


Pela administração e órgãos sociais do BPN e da Sociedade Lusa de Negócios (SLN) passaram muito dirigentes de vários quadrantes políticos, principalmente do PSD, daí que quando da nacionalização, tenha havido poucas críticas. Dias Loureiro, por exemplo foi compadre de Ferro Rodrigues, quando da casamento dos seus filhos João Ferro Rodrigues e Joana Dias Loureiro, o mundo é pequeno.


A conta da Segurança Social no BPN dá-se portanto em 1999, sendo legítima tal abertura de conta, mas depressa se verificaram grande movimento nas entrada e saída de dinheiro pouco claras. Ainda não é claro se parte desse dinheiro era aplicado em depósitos, acções ou obrigações, ou se era usado nas dezenas de off-shores desse banco, ou até para financiar certas personalidades.


Desde 2001 que decorriam vários processos relativos ao BPN/SLN no Ministério Público, na Polícia Judiciária e na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários,  o próprio Banco de Portugal tinha conhecimento das prática pouca claras praticadas pelo BPN.



As apostas perdidas...para alguns. 

Com a gestão de um fundo de maneio de 2 mil milhões de euros, a Segurança Social teria um depósito de cerca de 500 milhões no BPN (ou mais) o que representa 25% de todo o fundo num banco que tinha apenas 2% de quota de mercado. Esse dinheiro investido pela Segurança Social foi o principal motivo da nacionalização do BPN, um banco que custo ao Estado, segundo alguns cálculos 8 mil milhões, e que foi vendido ao BIC por apenas 40 milhões. Esse escândalo não podia ser revelado.



.

14 comentários:

  1. Olá querido amigo,

    Está mau, muito mau...
    Agora vamos entrar na fase do salve-se quem puder. O olho do furacão está por aí a chegar e acredite, que de optimismo não tenho nada, nada mesmo.
    Isto vai ser a nível mundial.

    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida amiga,

      Como já deves saber, e conheces-me mais que ninguém, sou optimista por natureza. Um optimistas não tem nada a perder, um pessimista não passa disso tem tudo a perder.

      Mais do que a maioria dos nossos amigos conheço as tuas ideias e opções, mas continuo a acreditar que apesar das convulsões, muitas vias são possíveis.

      Tem calma, as coisas vão mudar, fazemos o nosso "triste" papel de as denunciar, cada vez somos mais e isso é reconfortante. Sobretudo não fiques triste, não desistas de ser o que que admiro em ti, a capacidade de lutar para um mundo melhor, que apesar de tudo acho possível.

      Quando morremos, essa é a verdade todos caminhamos para lá, ficará a sensação pessoal de uma certa pretensão do dever cumprido. Isso basta.

      Um grande beijo

      Eliminar
  2. Boa perspectiva sobre estas negociatas.
    Isto em qualquer país seria uma escandaleira, mas claro que por cá não passa nada, nem podia, afinal estamos a falar de "interesses nacionais" misturados com os interesses da meia dúzia de habilidosos (ou espertos) que andam a sugar este país. (8 mil milhões? quanto? nem consigo imaginar uma quantia dessas...)
    Falta opinião pública e denúncia para recalcificar estes malabarismos nas mentes néscias deste povo... mas dizer o quê? A intenção de voto já está outra vez no PS :-) (São todos farinha do mesmo saco, ou merda do mesmo estrume)
    Bom insight

    ResponderEliminar
  3. É mesmo muito giro que as pessoas confiem nos governos e permitam que estes últimos andem a mexer no dinheiro das suas reformas...

    Nos EUA, é ainda mais engraçado...

    Os vários governos estaduais e instituições públicas investem o dinheiro das reformas na Bolsa.

    E, numa economia em Colapso, obviamente que já se começam a ver os resultados disso.

    Lembro-me até de um caso, que foi falado no programa de rádio do Alex Jones, de uma companhia que foi à falência pouco depois de uma qualquer instituição pública ter lá investido dinheiro das reformas...

    Dada a proximidade entre governos e capitalistas, que todos sabem que existe, não me admirava nada se tivesse sido uma maneira de, antevendo tal falência, os dirigentes de tal companhia tenham tratado de que fossem os pensionistas norte-americanos, e não eles, que ficariam "a arder"...

    ResponderEliminar
  4. Fernando,

    O caso BPN não é muito diferente do americano, o Estado investe o dinheiro das reformas num banco mais que duvidoso, e depois são os contribuintes que pagam a factura.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernando,

      Também li a notícia que confirma que as nossas reformas estão a ser jogadas na "roleta" da bolsa.

      Eliminar
  5. Sim...

    Sei pouco sobre o caso BPN...* Mas, desde o início que, o que suspeito é que se tenha tratado de um roubo. Em que os seus dirigentes tenham desviado o dinheiro para um qualquer esconderijo bancário - de onde estarão a usufruir do mesmo, de modo discreto - tenham dito aos investidores que o "perderam" (em maus investimentos) e agora estes últimos que se amanhem. Ou, neste caso, o Estado que reponha.

    ---

    * E, agora a reler o texto, é que reparei bem nos números e fiz bem as contas... O Estado não gastou menos, mas sim mais dinheiro do que lá tinha (tido). E, deste modo, não impediu que este mesmo dinheiro desaparecesse, mas sim tratou de repor o que já tinha desaparecido...

    ResponderEliminar
  6. Dr. Octopus,
    Desistir nunca...está visto que não fui feita para isso.

    Entretannto como adivinhou há mais de um ano o que sucederia com Borges, veja esta entrevista da qual destaco um comentário:

    http://www.youtube.com/watch?v=5WB2SHPHU54&feature=youtu.be

    "This clown, is working with the Portuguese government, like a shadow minister, to sell all our profitable companies, and also our public radio and television. Portugal is being destroyed by Europe...please help us"

    Um beijo

    ResponderEliminar
  7. BPN...BPN A segurança social seria apenas um organismo do estado com conta corrente. Não acredito que o mesmo não se passasse com as PPP e outros organismos públicos geridos por deputados-administradores.

    ResponderEliminar
  8. Mas a festa continua... Actualmente a Seg. Social continua a pegar no dinheiros dos ESCRAVOS que comprar "Certificados de Reforma" e anda a investir em "Dívida do Estado Português" e em Dívida dos países da OCDE e em Acções... Mais detalhes sobre os investimentos os mafiosos não divulgam! Finos! Continua tudo na mesma!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Bom dia
    Como sempre um excelente texto, demonstrativo do saber e da qualidade de quem o produziu.
    A pena que tenho é que as pessoas ainda não tenham acordado para esta e outras realidades.
    E começo a deixar de ter esperança de que tal aconteça, tais são as lavagens ao cérebro feitas diariamente nos meios de comunicação social.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Eu, um simples contabilista, 66 anos de idade, nunca fui gestor (só da minha casa), não sendo professor doutor como cavaco, professor martelo e outros, há anos que em casa venho desabafando com a minha mulher sobre as "golpadas", ela inconcientemente (não tem qualquer curso académico)me vem chamando de "bruxo", de "agoureiro", de pessimista, mas o resultado está à vista; e irá ser pior em 2014 e anos seguintes.

    ResponderEliminar