terça-feira, 24 de abril de 2012

A classe dominante nunca será capaz de resolver a crise, porque ela é a crise!

.








A actual classe dominante nunca será capaz de resolver a crise, porque ela é a crise! E não falo apenas da classe política, mas da educacional, da que controla os media, da financeira, etc. Não vão resolver a crise porque a sua mentalidade é extremamente limitada e controlada por uma única coisa: os seus interesses. Os políticos existem para servir os seus interesses, não o país. Na educação, a mesma coisa: quem controla as universidades está ali para favorecer empresas e o Estado. Se algo não é bom para a economia, porquê investir dinheiro?


No geral, os media já não são o espelho da sociedade nem informam de facto as pessoas do que se está a passar, existem sim para vender e vender e vender.


A identidade das pessoas não depende do que elas são, mas do que têm. Quando se torna tão importante ter coisas, serves um mundo comercial, porque pensas que a tua identidade está relacionada com isso. Estamos a criar seres humanos vazios que querem consumir e ter coisas e que acabam por se vestir e falar todos da mesma forma e pensar as mesmas coisas. E a classe dominante está muito mais interessada em que as pessoas liguem a isso do que ao que importa.


Se as pessoas fossem um bocadinho mais espertas, não iriam para universidades estúpidas, nem veriam programas estúpidos na TV. Existe uma elite comercial e política interessada em manter as pessoas estúpidas. E isso é vendido como democracia, porque as pessoas são livres de escolher e blá blá.


Se não fores crítico perante a sociedade mas também perante ti próprio, nunca serás livre, serás sempre escravo. Daí que o que estamos a viver não tenha nada a ver com democracia.


Percebemos que há coisas erradas no sistema de educação.
Porque não está interessado na pessoa que tu és, mas no tipo de profissões de que a economia precisa. Se o preço é falta de qualidade, se o preço é falta de dignidade humana, é haver tanta gente jovem sem instrumentos para lidar com a vida e para descobrir por si própria o sentido da vida ou que significado pode dar à sua vida, então criamos o “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley.


O que temos de enfrentar é: se toda a gente vai à escola, se toda a gente sabe ler, se tanta gente tem educação superior, como é que continuam a acreditar nestas porcarias sem as questionar? E porque é que tanta gente continua a achar que quando X ou Y está na televisão é importante, ou quando X ou Y é uma estrela de cinema é importante, ou quando X ou Y é banqueiro e tem dinheiro é importante?


Se tirarmos as posições e o dinheiro a estas pessoas, o que resta? Pessoas tacanhas e mesquinhas, totalmente desinteressantes. Mas mesmo assim vivemos encantados com a ideia de que X ou Y é importante porque tem poder. É a mesma lengalenga de sempre: é pelo que têm e não pelo que são, porque eles são nada. E a educação também é sobre o que podes vir a ter e não sobre quem podes vir a ser.


O medo da elite comercial é que as pessoas comecem a pensar. Porque é que os regimes fascistas querem controlar o mundo da cultura ou livrar-se dele por completo? Porque o poeta é a pessoa mais perigosa que existe para eles. Provavelmente mais perigoso que o filósofo. Quando usam o argumento de que a cultura não é importante e de que a economia não precisa da cultura, é mentira! Isso são as tais políticas de ressentimento, um grande instrumento precisamente porque eles nos querem estúpidos.





Excertos de uma entrevista de Rob Riemen, filósofo holandês, ao jornal "i".

http://www.ionline.pt/mundo/rob-riemen-classe-dominante-nunca-sera-capaz-resolver-crise-ela-crise-1

.

11 comentários:

  1. Neste teu texto, ia a meio e leio "No geral, os media já não são o espelho da sociedade nem informam de facto as pessoas do que se está a passar, existem sim para vender e vender e vender." Torço o nariz. Afirmação fraca e limitada, redutora. Prossegui com a leitura. E acho que que o texto se reergueu, contrastando e anulando o que antes tinha sido escrito.

    E isto tem a ver com o que eu tenho escrito sobre os intelectuais. Os omitidos e os que sustentam o regime.

    ResponderEliminar
  2. Tenho lido os teus textos e não posso estar mais de acordo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. A classe política dominante serve sim, no nosso caso particular, os grandes interesses económicos. E são estes que estão por trás desta crise, pois visam com esta destruir a classe média, que é quem maior acesso à cultura tem e que, por isso, maior resistência poderá oferecer à tentativa de dominação da sociedade por parte das elites.

    Mas sobre o mencionado sistema de ensino em si...

    Ninguém pensa, porque ao sistema de ensino não interessa educar as pessoas de modo a que o façam.
    O sistema de ensino que temos, existe para limitar, e não para expandir, o desenvolvimento intelectual humano.
    E por fazer esta componente educacional parte do mais abrangente sistema estatal-capitalista - que visa apenas criar ferramentas humanas para o mercado de trabalho, que trabalhem para o bem-estar e benefício de quem as usa - ao sistema de ensino não interessa, acima de tudo, ensinar as pessoas a questionar. Pois se o fizesse, as pessoas começariam a questionar o próprio sistema, no qual se incluiu a sua hierarquia e os privilégios de quem o dirige.

    (Já dizia eu - parafraseando agora - no primeiro artigo anarquista que escrevi, ainda como pseudo-estudante, que já não podia ver a escola à frente...)

    http://forum.prisonplanet.com/index.php?topic=98774.0

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (E o resultado é o que se vê... Pessoas "quando não desprovidas da sua inteligência, possuidoras de uma inteligência limitada e de curtos horizontes"...)

      http://www.danielestulin.com/2011/04/21/leccion-de-geografia-para-estadounidenses/#comment-8810

      Eliminar
  4. Meu amigo Fernando,

    Como já é habito, não podia estar mais de acordo contigo, o sistema de ensino dito "universal" só serve para limitar as pessoas na sua maneira de pensar.

    Pena é que muita gente não perceba que é necessário, também nesse domínio, quebra as regras pré-estabelecidas.

    A formatação inibe o indivíduo. O ensino tem de ser fruto de desenvolvimento e não de regras impostas.

    ResponderEliminar
  5. O Paulo Freire entendeu isso ( a aquisição de certos conhecimentos académicos para que o instinto se transforme em consciência de classe )muito bem. Tanto que inventou um método de alfabetização, dirigido a adultos que trabalham que provou seu uma arma no caminho da respectiva libertação/emancipação. Começas logo por apagar a relação "bancária" ( eu professor deposito, tu aluno aceitas os meus "depósitos" ) do conhecimento...

    ResponderEliminar
  6. Querido Amigo,

    "O medo da elite comercial é que as pessoas comecem a pensar. Porque é que os regimes fascistas querem controlar o mundo da cultura ou livrar-se dele por completo? Porque o poeta é a pessoa mais perigosa que existe para eles. Provavelmente mais perigoso que o filósofo. Quando usam o argumento de que a cultura não é importante e de que a economia não precisa da cultura, é mentira! Isso são as tais políticas de ressentimento, um grande instrumento precisamente porque eles nos querem estúpidos."

    Mas o mais incrível, como se pode ver no post que fiz sobre o sionismo, é que por exemplo o Eça, já sabia mais da ligação dos judeus com a Alemanha sem TV nem rádio, do que a grande maioria das pessoas de hoje e sabe porquê? porque podiam escolher o que queriam ler e aprender! Acabei de comentar isto cá em casa...Hoje tudo é impingido! Impressionante!! Até dói e quanto mais sei, mais desmotivada fico pela ignorancia geral, acutilante e suicida! Se eu por acaso quero falar destas coisas com os amigos, quase que me enfiam uma rolha na boca! Dizem que a vida já tem problemas que chegue e que a este cantinho não chega mal nenhum... vê-se!! Claro que quando janto com eles, sejam quais forem, não estão para se chatear! Só me apetece dizer que esta merda deste povo tem o que merece... tenho pena é da minoria! Como vê, a maioria dão-lhes o gosto de serem ESTÚPIDOS!

    Um beijo e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. ...e o pânico dos que ontem ficaram sem sinal de TV por causa da mudança?! ehhehehe!! Ontem é que gozei! Muito lhes chamei estúpidos cá para mim, claro. É que já estão formatados para o serem, mas não tenho pena!... porque fui a quatro casas de família e nenhuma tinha menos do que quatro aparelhos! Ainda dizem que não há dinheiro?!
    Para investir na estupidez há... porque pelos vistos, a estupidez vicia! e pega-se com a facilidade de um vírus.

    ResponderEliminar
  8. Deixo aqui uns videos para verem:


    SCHOOL SUCKS: The American Way

    http://www.youtube.com/watch?v=okPnDZ1Txlo

    e

    RSA Animate - Changing Education Paradigms

    http://www.youtube.com/watch?v=zDZFcDGpL4U

    ResponderEliminar
  9. Eu,um simples operário emigrante na Holanda desde 1964 e já velhote(88anos),lembro aqui que houve alguém que disse «se tiver a chave do ensino dum Povo,farei dêsse Povo,o que quizer». Daí a razão da Igreja ter não só os Púlpitos e os Seminários,mas também os seus Colégios e Universidades.E por outro lado,a Sociedade Civil
    de mentalidade mercantil e detentora do Poder Económico e portanto do Poder Político,dispõe de todos os elementos,para manipular a mentalidade da massa popular,utilizando os «Média» em especial a TV,mas também o Futebol para alienar, embrutecer e até desunir as populações.E nesta
    Sociedade Civil que afinal tem componente Militar,(Aliança da Cruz e Espada,já desde o tempo de Afonso Henriques)téem papel de destaque os Vigários de Cristo que desde há séculos alienam o Povo.
    Com populismo e demagogia/muita mentira,verdade parece/mas em liberdade e democracia/o Povo tem o Governo que merece.

    ResponderEliminar
  10. Em praticamente tudo que li, estou inteiramente de acordo. Esta parte: "A actual classe dominante nunca será capaz de resolver a crise, porque ela é a crise! E não falo apenas da classe política, mas da educacional, da que controla os media, da financeira, etc.", o grave em tudo isto é que, não é de agora. É evidente que quanto menos cultura tivermos, melhor podem eles, (classe política e não só), moldar a seu belo prazer sem que as pessoas, mesmo com dois dedos de testa sejam levados subtilmente aos seus intentos sem quaisquer reservas, ou seja, há estupidificação total, há total ausência de pensamento crítico, há sua necessidade de consumo rápido e fácil, como praticamente todos os programas que nos colocam nos meios de comunicação social. Felizmente que constacto, que existem ainda pessoas que se apercebem de tudo isto e que vivemos uma democracia inquinada desde o 25 de Abril....já lá vão 38 anos, acho que já é altura de acordar! Cumprimentos a todos os intervenientes e ao blog.

    ResponderEliminar