quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

21 dezembro 2012: o fim do mundo... ou talvez não.

.









Ciclicamente, é anunciado o fim do mundo. Desde a queda do Império romano, já foram mais de 180 os anúncios de fim do mundo. 



Como a internet permite uma vasta divulgação informativa, a nova data para o fim do mundo, no dia 21 de dezembro de 2012, tem assustado todos os que acreditam nesse tipo de embuste. desta vez, baseia-se numa interpretação do calendário maia.



Para além das habituais causas rocambolescas, muitos explicam de uma forma "cientifica" as razões para que o fim do mundo aconteça nesta data. São esse acontecimentos que nos interessam, sendo certo que não devemos confundir astrologia com astronomia.





Tempestade solar.


Nas previsões de fim do mundo, o sol é frequentemente apontado como responsável.
Hoje em dia, sabemos que a actividade solar é composta por vários ciclos, o mais curto tem a duração de cerca de 22 anos, ou seja uma média de 11 anos com uma actividade intensa e outros 11 anos com uma actividade calma. 2008 e 2009 foram anos excepcionais de fraca actividade, muito poucas manchas solares foram observadas.


O número de manchas solares está ligada aos campos magnéticos solares, são esses, que quando em grande quantidade, podem afectar os nossos sistemas electrónicos, aqui na Terra. Tendo o Sol passado por uma fraca actividade, vamos voltar progressivamente a uma fase de cada vez maior actividade. Aqui a palavra "progressivamente" é muito importante, dado que não se passa de uma fase para a outra de forma abrupta, num dia específico.


De qualquer maneira, apesar de ser verdade que a NASA emitiu um comunicado a chamar a atenção para a vinda de uma grande tempestade solar, essa só deverá acontecer por volta do mês de maio de 2013, e não em 2012. http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2009/29may_noaaprediction/


Como podemos observar no gráfico publicado pela NASA, a actividade solar máxima só deverá acontecer em 2013. Em termos de intensidade, será da mesma ordem que os ciclos anterior, não tendo qualquer característica particular.






Alinhamento dos planetas do sistema solar.


Não está previsto, nas próximas décadas, qualquer alinhamento planetar especial. 
Como em todos os meses de dezembro de cada ano, o dia 21 será o solstício que marca o início do inverno no hemisfério norte e o início do verão no hemisfério sul. 


Nessa altura como sempre, a Terra e o Sol estarão alinhados aproximadamente (existe um afastamento de 3 graus) com o centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Nesse dia o alinhamento será quase perfeito, com a tal diferença dos tais 3 graus, o que acontece todos os 26 000 anos.


O alinhamento em questão com o equador galáctico


O único fenómeno astronómico extraordinário de 2012 será o trânsito (isto é a passagem) do planeta Vénus diante do Sol no dia 6 de junho deste ano. Esta situação acontece quatro vezes em cada 243 anos.


Trânsito de Vénus em 2004 e 2012




Inversão do campo magnético terrestre.


Parece existir alguns indícios de que o campo magnético terrestre estará a sofrer progressivamente uma inversão da sua polaridade. 
Mais uma vez a palavra "progressivamente" é fundamental, porque essa inversão leva milhares de anos a produzir-se, não se inverte num dia para o outro. 


Durante a longa história do nosso planeta essas inversões já se produziram centenas de vezes, com ciclos de cerca de 400 000 anos, só durante os últimos 200 milhões de anos foram cerca de 300.


Inversões do campo magnético terrestre nos últimos 3 milhões de anos



Um asteróide irá percutir a Terra.


O Near-Earth Object Program da NASA (http://neo.jpl.nasa.gov/risk/) não prevê que qualquer asteróide, ou outro corpo celestes, se aproxime da Terra em 2012.




Resumindo, as previsões de fim do mundo não são novidades, sempre as houve e sempre as haverá. A maioria são baseadas em interpretações proféticas de textos antigos ou religiosos. Para sustentar essas teses, elas são impregnadas de teorias científicas que lhe dão um carácter de seriedade. 


Neste caso de fim do mundo, como nos outros, do ponto de vista puramente científico nada de extraordinário irá acontecer no dia 21 de dezembro de 2012, a não ser o início do inverno no hemisfério norte e estarmos a quatro dias do natal.



.

10 comentários:

  1. Confiemos então na NASA... pelo sim pelo não vou "assustar" meus amigos e seguidores, dando a "má noticia" pela positiva, já que o medo deve ser arredado,até que o mundo acabe...

    (mas claro que vou fazer link)

    ResponderEliminar
  2. Olá Octopus!

    Bom, acho seu blog muito bacana e seus textos e pesquisas são bem interessantes.

    Sobre a "idéia" e/ou o "conceito" de "FIM" do mundo... fim significa "fim" doque? Porque a palavra "mundo" pode ser muito peculiar. Eu posso afirmar com toda certeza que o "meu" mundo é diferente do seu ou de outra pessoa. Sendo assim, dependendo do "ponto" de vista (perspectiva) a partir de uma "crença"/programa, uma pessoa esteja de acordo em que "seu" mundo acabe.

    Praqueles que controlam as instituíções que sabemos bem, podem (como sempre) "injetar" medo e descrença ao mesmo tempo assim como informação no meio de desinformação. Agente sabe bem que a NASA mente demais e isso não se trata de teoria de conspirações. Tem muita dcumentação que apoia isso, mas muitos preferem deixar isso pra lá...

    Enfim, os Maias por exemplo deixaram partes de seus calendarios e nenhum "profeta". Os que dizem e interpretam que os Maias disseram que seria o fim do "mundo" participaram direta ou indiretamente da desinformação encima da informação. Nenhum texto traduzido maia diz: "será o fim do mundo". O que diz é que teremos uma mudança e esta mudará a forma como "vemos" este mundo.

    Mesmo se um cometa se chocasse com a Terra, isso já ocorreu muitas outras vezes, como já estudado na arqueologia. Sem dizer os estudiosos desinteressados não contratados por grandes corporaçòes...mas esses acabam não tendo quase nenhum crédito no que publicam.

    Sobre as tempestades solares, sim, temos ai uma "previsão" pra começo de 2013, mas de dez de 2012 pra março de 2013 em termos astronomicos é irrelevante. Como poderia ocorrer tal evento? Já leu sobre o "Evento Carrington" de 1959? Naquela epoca tinhamos só os telegrafos pra torrar, mas hoje, menos de 200 anos, temos praticamente TUDO eletro/eletronico. Bom, isso poderia ser bem mais serio do que em 1959 por razões obvias não acha? As maquinas que fazem chegar água na sua casa parariam de funcionar assim como muitas outras coisas. Isso "chamaria" de certa forma a atenção do povo em geral... O problema é psicologia do medo que se vende em todo lugar sobre o tema. Quer dizer: Propaganda! Os que controlam sabiam disso, muitos conhecem o tema e conhece a "AGENDA"... O CAOS faz parte do "plano"... Então: Poruqe os Chemtrails? As vacinas? Os Toxicos na comida? O Fluor/Cloro e Estroncio na agua? A idiotizaçào em massa? Etc e etc e etc...???

    Talvez assim estejamos ináptos a "VER" a orquestra tocando a música que nos faz dançar inconsciêntes... E assim tbm não tenhamos clareza em discernir mito de informação. Daí é fácil seguir o fluxo da maioria rumo ao "abate".


    Grande abraço!

    ResponderEliminar
  3. Pois é dr. Octopus... sempre a inventar coisinhas desastrosas, caóticas, perigosas, e enfim o Fim do Mundo. Hoje foi provávelmente o fim do mundo para muita gente, amanhã será para outrs pessoas e cada uma irá na sua vez, porque disso ninguém se livra. Sendo assim estas teorias na blogosfera funcionam de certa forma como desinformação, ou seja, concentram-se no que é fantasmagórico e esquecem-se do importante. Perdem-se no supérfluo e não estão atentos ao essencial. E assim caminha a humanidade... cheia de medo de morrer, que é um medo legítimo para quem gosta de viver, mas fazer disso o dia a dia, Sinceramente!
    Na série "Ancient Aliens" que tenho aqui gravada, os cientistas demonstram as falsas teoria do calendário Maia... e porquê.
    A escapatória dos que acreditam, é dizer que os cientistas são mentirosos... pode até ser, mas, porque vamos acreditar em quem não o é?! Devem querer acabar com a espécie... os cientistas...

    ResponderEliminar
  4. Caro Rogério,
    Gostei da seu comentário sarcástico, como sempre. Gosto particularmente dos seus artigos em que fala da dos problemas económicos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Amigo Rodrigo,

    Obrigado pelo seu extenso comentário. Como já deve ter percebido, não tenho por hábito comentar os comentários, por falta de tempo, porque trabalho como médico 10 a 11 horas por dia, porque tenho além disso muitas ocupações como estudo de línguas e astrofísica.

    Gostei particularmente da sua noção metafísica e relativista do "eu" e do nosso mundo em relação aos outros, claro que tudo é relativo (já dizia Einstein), depende do local do observador.

    Quando me refiro aos maias é que as profecias nem sequer correspondem à verdade, para eles isto é apenas o fim de um ciclo e caminhamos para um novo ciclo, nunca o "fim".

    Como ateísta convicto não acredito em qualquer texto supostamente "superior" e inquestionável.

    O que eu tentei, foi desmistificar a irracionalidade baseada em pressupostos científicos de mais um fim do mundo baseado em argumentos em que tenho alguma formação, isto é de ocorrências astronómicas.

    Não podia ter definido melhor o que penso ao dizer: "Talvez assim estejamos inaptos a "VER" a orquestra tocando a música que nos faz dançar inconscientes... E assim não tenhamos clareza em discernir mito de informação.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Minha amiga Fada do Bosque,

    Tens toda a razão, tudo isto não passa de diversão.
    Os E.T. e os "fim do mundo", não passam de diversão, alimentam a desinformação sobre o que é essencial.

    Infelizmente vivemos numa sociedade em que são criados vários mitos e quase todos baseados no medo, como é o caso das religiões, sendo ateu convicto, considero todos os texto religiosos fábulas.

    O Homem deveria poder libertar-se de uma vez por todas das superstições e apostar no importante: humanismo, justa distribuição dos recursos, igualdade da mulher, justa redistribuição do trabalho, valorização das pessoas mais velhas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Sobre coisas más que aí possam vir, no domínio da astrofísica e afins, sei de uma outra coisa, que talvez lhe possa interessar.
    Um conhecido político norte-americano, líder intelectual de um movimento anti-NOM no seu país - Lyndon LaRouche - anda há algum tempo a dizer que o sistema solar está prestes a entrar numa zona da nossa galáxia onde irá apanhar com um invulgar quantidade de radiação, creio que emanada do centro da galáxia, e que, por isso, estamos todos em perigo, pois poderá ser por esta razão que estão já a ocorrer terramotos...
    Eu pouco ou nada sei sobre isto. Mas você talvez tenha curiosidade em saber mais.
    Estes excertos de uma palestra parecem falar sobre isso.

    ResponderEliminar
  8. Caro Fernando Negro,

    Acabo de ler o excerto que refere e acho que é uma grande mistura de astronomia, filosofia e política.

    Do ponto de vista astronómico, apesar de conhecermos apenas uma pequena parte das leis do universo, a nossa teoria actuais têm-se confirmado com as observações efectuadas.

    Conhecemos bastante bem, por medição indirecta a constituição do interior do nosso planeta. A estrutura das suas camadas em "casca de cebola" continua a ser uma imagem bastante próxima da realidade.

    O nosso sistema solar, por razões inerentes às leis da física (em particular atracção e rotação) não se desloca dentro da nossa galáxia em direcção ao seu centro.

    O nosso sistema solar continua e continuará por muito tempo a 30 000 anos-luz do centro da nossa galáxia.

    A única deslocação do nosso sistema solar é uma oscilação em relação ao plano galáctico (para cima e para baixo) com um ciclo de 30 milhões de anos. Actualmente está a "subir" e encontra-se a 48 anos-luz desse plano.

    As forças de gravitação são responsáveis por essa oscilação. Tudo isto para dizer que não existe actualmente qualquer deslocação anormal do nosso sistema solar.

    Quanto à actual actividade sísmica, esta não apresenta qualquer aumento, sendo o número e intensidade de sismos habitual, quando observada no longo prazo. Os sismos continuam a acontecer (assim como a actividade vulcânica) nos locais locais habituais, ao longo das junções das placas tectónicas.

    Resumindo, acredito mais facilmente ser possível provocar sismos (e alterações climáticas) à distancia (HAARP) de que a uma qualquer perturbação magnética eminente.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Eis que te faço saber o que ocorrerá no futuro:

    2012 vai se acabar às 23hs e 59mn da noite de 31 de dezembro...
    O ano bissexto terá seu fim para dar inicio a décima terceira lunação.
    Digo: Décimo Terceiro Mês*
    Palavra de Calendarista*

    ResponderEliminar
  10. Os Maias estudaram o tempo exaustivamente e pensaram-no como cíclico.

    Por essa razão, o seu calendário acaba em 21 de Dezembro deste ano. Mas não afirmaram o fim do mundo, só o fim de mais um ciclo.

    E que esse facto trará mudanças, sem dúvida.

    Quem viver, verá!

    Seria bom que se conseguisse manter um certo equilíbrio na abordagem destas questões.

    Para nosso bem.

    Saudações

    ResponderEliminar