sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Os mitos ecológicos

.







As organizações ambientais têm todo o interesse em apresentar um ambiente em mau estado para justificar a sua sobrevivência. 

Os políticos têm todo o interesse em alimentar o medo da degradação do planeta para justificar mais impostos e um maior perímetro de acção. 


Cada vez mais, o discurso ecológico está a perder a referência ao Homem e a aumentar a pressão dos lobbies. 

Não se trata aqui de um manifesto anti-ecologista, mas sim de chamar a atenção para o extremismo ecologista elevado pelos seus dogmas ao estatuto de verdadeira religião.








Bjorn Lomborg, durante muitos anos membro de Greenpeace, é professor de estatística na universidade de Aarthus na Dinamarca e com a ajuda dos seus estudantes, decidiu verificar, do ponto de vista estastístico, todas as grandes teorias catastróficas propostas pelos ecologistas. Os resultados são surpreendentes.



- As pessoas alimentam-se cada vez melhor, mesmo nos países pobres, e cada vez se morre menos de fome no mundo apesar do aumento da população.


- A esperança média de vida no mundo era de 30 anos em 1900, hoje é de 67 anos; o que significa que nos países do terceiro mundo as pessoas podem esperar viver mais anos do que a média dos americanos ou ingleses nos anos 40.

- Em quase todos os países do mundo, a miséria recuou nos últimos 50 anos mais do que nos 500 anos precedentes.


- O crescimento económico não tem sido tão maléfico para o ambiente como dizem: a riqueza aumenta a qualidade de vida.


- No planeta nunca faltou, nem há-de faltar, de energia e de recursos naturais, e a poluição tem vindo a diminuir nos países desenvolvidos.


- Por muito preocupante que seja a poluição nas capitais dos países pobres, ela é bastante inferior á que existia em cidades como Londres nos anos 1930-1940.


- Existe um exagero sobre as consequências das marés negras, as 250 000 aves mortas durante o naufrágio do petroleiro Exxon Valdez é inferior ao número de aves mortas diariamente por colisão contra os vidros dos aranha céus nos Estados Unidos. Todos os anos, 70 000 aves morrem por colisão contra as pás eólicas nesse mesmo país.


- A desflorestação na Europa teve o seu máximo na idade média com a destruição de 50 a 70% da floresta original para ser convertida em terras de cultivo ou para queimar. Actualmente, como em França, a superfície florestal tem estado a aumentar. Mesmo nas florestas tropicais, a taxa de desflorestação é de apenas 0,46%.


- Nomear a Amazónia "pulmão do mundo" não passa de um mito, com efeito, se é verdade que as plantas produzem oxigénio através da fotossíntese, quando morrem e se decompõem consomem a mesma quantidade do oxigénio, assim uma floresta em equilíbrio não produz nem consome oxigénio. 


- O aquecimento global ou o buraco do ozono são teorias infundadas, desmentidas por muitos cientistas.


- Quando se fala em extinção de espécies, trata-se em 95% dos casos de insectos, fungos ou bactérias, mas é mais fácil e mediático defender a causa dos elefantes ou baleias do que a de uma formiga ou de um escaravelho.





"A ideia central deste livro é que não devemos deixar para as organizações de defesa do meio ambiente, os lobbies ou órgãos de informação apresentem verdades e prioridades unilaterais. Ao contrário, devemos lutar para a cuidosa verificação democrática do debate sobre o meio ambiente, conhecendo o verdadeiro estado do mundo".


"Se quisermos tomar as melhores decisões para o nosso futuro, não devemos basear as nossas prioridades no medo, mas em factos. Assim, precisamos confrontar os nossos medos; precisamos desafiar a ladainha. A ladainha baseia-se em mitos, embora muitos desses mitos possam ser propagados por pessoas bem-intencionadas e compassivas. É difícil não ter a impressão de que as críticas brandidas por Al Gore não passam de uma expressão do nosso sentimento religioso de culpa".
(Bjorn Lomborg)

13 comentários:

  1. Mas sabe o que dizem? que quem é céptico está do lado dos lobbies petrolíferos... para que estes continuem a devastar o Planeta. Daí que este é um tema bastante polémico e que, como diz Bjorn Lomborg, passou a dogma.
    Quanto à desflorestação espero que esteja certo. Em relação ao degelo... pelos vistos o Ártico até já foi uma terra de pastoreio... com planícies férteis e verdejantes. Se o degelo fosse assim tão perigoso, porque o estariam a provocar? E a subida do nível das águas do mar?... pois, eu já li todos os seus artigos relacionados com este assunto.

    Entretando:
    Os americanos tinham, e têm, um departamento que emitia listas sobre quais as patentes (invenções) que podiam ser divulgadas e quais as que tinham que ser mantidas em segredo... tudo isto, claro, para salvaguardar o interesse maior dos EUA - a SEGURANÇA!!!

    E assim uma lista publicada em 1971, 1971 ok!!, pela ARMED SERVICES PATENT ADVISORY BOARD
    entre uma série incrível de invenções, algumas nunca verão a luz do dia, pelo menos para utilização e em prol da Humanidade, destaco esta:
    "Item 8. Solar photovoltaic generators (AMC)- if > 20% efficient (NASA) (AP)"

    Sabem agora porque motivo os painéis solares disponíveis para o público em geral têm uma eficiência tão miserável... PARA AJUDAR À SEGURANÇA DO POVO AMERICANO...

    É que se nós Portugueses já tivéssemos painéis solares com rendimento >50% éramos um inimigo dos EUA... ou seja, aqueles tipos já nos tinham invadido e morto...

    Actualmente já não é a ARMED SERVICES PATENT ADVISORY BOARD que efectua a lista é sim a NSA... mas pelos vistos até a lista é secreta!!!

    ResponderEliminar
  2. Para completar;
    Nikola Tesla el mago olvidado
    “¡Ya antes de que desaparezcan muchas generaciones, nuestras máquinas van a ser movidas por la fuerza desde cualquier lugar del universo! En todo el universo existe energía”NIKOLA TESLA
    “El doctor Nikola Tesla era considerado como una de las personas más conocidas de la Tierra. Hoy día ha desaparecido de nuestros libros científicos y de los libros de texto. ¿Qué es lo que descubrió, y por lo que cayó en olvido?”Nexus Magazine
    http://elproyectomatriz.wordpress.com/2009/11/30/nikola-tesla/

    ResponderEliminar
  3. Obrigado Fada do Bosque,

    Os vídeos, já conhecia, quanto ao artigo mencionado, está muito simples e bem feito. Quem quer aprofundar as invenções de Tesla, existem numerosos artigos científicos, alguns bastante complexos, na internet.

    ResponderEliminar
  4. Nem de propósito... já estou a ver em certos blogues ecologistas a lavagem cerebral feita pelo omnisciente Google.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6YaCcjZSsYs#!

    ResponderEliminar
  5. Veja por exemplo este artigo sobre um alerta urgente da NASA. O artigo tem dois anos e a Holanda ainda não está submersa? será dos diques?!

    http://ecocaravan.blogspot.com/search/label/subida%20n%C3%ADvel%20do%20mar

    E ainda o problema do "arrefecimento global" Chemtrails... conspirações.

    Controle climático - a nova arma de guerra

    Existem tratados e convenções internacionais proibindo o estabelecimento de projetos objetivando o controle climático. A posse desse controle conferiria ao seu detentor o poder de destruição de massa, mais poderosa e eficiente do que o emprego do arsenal nuclear.

    Diferentemente da ação destruidora e contaminação ambiental promovida pelas radiações liberadas pela explosão de artefatos nucleares, os equipamentos que causam o descontrole climático com finalidade de conquista de vastas áreas terrestres com suas riquezas intactas promovem seca, inundação, tornados, ciclones e diversas catástrofes ambientais, ficando intactas as variadas riquezas à disposição dos poderosos "donos do clima" e candidatos a tomada da posse do mundo.

    Reina uma dúvida de que existe verdadeiramente um aquecimento global, a confundir a natureza. Desequilíbrios climáticos são responsáveis por diversas catástrofes, constantemente veiculados nos órgãos de comunicação, resultantes do acúmulo de gás carbono liberado das queimadas, dos desmatamentos e dos resíduos da queima de combustíveis fósseis.

    As nações pobres que apresentam riquezas em seu território e as em desenvolvimento, que lutam para alcançar o estágio de potência desenvolvida, entre elas, o Brasil, devem ficar atenta a esta nova arma que está sendo empregada pelos países desenvolvidos, com tendências hegemônicas, que não medirão esforços para serem os senhores absolutos do planeta.

    Edvaldo Tavares é Tenente-Coronel Médico do Exército Brasileiro.
    http://www.lagoaviva.org/index.php?pagina=28

    Uma patentezinha: http://www.willthomas.net/Chemtrails/welsbach-seeding.pdf

    Ora alguém saberá para que serve tanto bidon? dentro do aviãozinho? Claro! teorias da conspiração. O que eles transportam é de certeza águinha... para fazer chover!
    Parece que não mas está tudo interligado.

    ResponderEliminar
  6. Como fico lietralmente possessa com tanta informação e contra informação... porque é mesmo propositado, veja como realmente há para todos os gostos:

    A desflorestação favorece o arrefecimento do norte dos EUA e do Canadá, diz uma equipa de investigadores de 20 instituições mundiais.

    http://www.terradaily.com/reports/Deforestation_causes_cooling_in_Northern_US_and_Canada_999.html

    Do blogue Ondas3 http://onda7.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Quem se dá ao trabalho de fazer isto e qual o alcance. Terá algo a ver com um novo conceito de "democracia". O "repassando" que andou por aí deixa ao critério do consumidor, a conclusão e/ou opinião.
    .
    Assim: http://www.youtube.com/watch?v=FomZ8JHkx_w

    ResponderEliminar
  8. É apenas negócio!
    Al Gore tem investido milhões em "fundos de carbono". Essa Verdade Inconveniente ele não fala claro.
    Mas após o fim das Bolsas por causa da ganância capitalista, têm de criar um novo jogo e esse chama-se: Emissão e Transacção de Licenças de Emissão de CO2!
    Nothing personal, only business has usual!

    ResponderEliminar
  9. Este artigo tem demasiadas afirmações disparatadas, o que retira credibiloidade ao jornalista Lomborg.

    É completamente ilógico pensar que "No planeta nunca faltou, nem há-de faltar, de energia e de recursos naturais". A terra é um planeta finito. Só um louco pode pensar que se pode gastar infinitamente os recursos naturais sem que estes diminuam. Muitos dos recursos são auto-renováveis, é claro, mas perdem essa capacidade quando são alvo duma predação indiscriminada. Os recursos piscícolas, por exemplo, estão em queda livre. O carvão não é infinito, o petróleo não é infinito, os minerais não são infinitos. Uma coisa é discutir se eles nos vão chegar para mais cinquenta ou cem anos, outra coisa é dizer, estupidamente, que só porque um recurso ainda não foi esgotado, é porque é infinito. Isto tem alguma lógica?


    Não sei se a "poluição tem vindo a diminuir nos países desenvolvidos", mas a poluição global tem aumentado exponencialmente, como é óbvio. Estando a população mundial a aumentar de forma GALOPANTE, e com a adopçao por parte dos BRIC do modelo predatório do capitalismo anglo-americano, com a sua economia assente na exerbação do consumo, é óbvio que a poluição só pode aumentar. Ninguém pode negar que o planeta está cada vez mais cheio de lixo. Se tudo o que nós produzimos resulta em lixo e muito desse lixo não é degradável a curto prazo, e se cada vez produzimos mais coisas, como é que se pode negar o aumento do lixo? Resíduos químicos e nucleares, lixo electrónico, plásticos... Alguém duvida que permanecem no planeta durante décadas ou séculos, e que provocam poluição?

    "Por muito preocupante que seja a poluição nas capitais dos países pobres, ela é bastante inferior á que existia em cidades como Londres nos anos 1930-1940"
    Isto é uma afirmação completamente irrelevante. Londres até podia estar muito mais poluída do que as "capitais dos países pobres". Só que hoje há DEZENAS de Londres distribuidas pelo mundo. A poluição que afectava os 4-6 milhões de londrinos em 1945 afecta hoje a população de muitos milhões de pessoas na China, na Índia, no México, no Brasil, etc., onde não faltam formigueiros humanos de 10, 15, 20 milhões de pessoas. Esse é que é o problema, e se o jornalista não consegue perceber uma coisa tão simples, ou está em negação, ou a brincar connosco.

    "a riqueza aumenta a qualidade de vida" Que afirmação tão primária! Para além de insinuar que o capitalismo é afinal o sistema perfeito, está-se a esquecer dum pormenor: a criação de desigualdade é inerente ao sistema de exploração capitalista, centrado na ideia de criação de riqueza, logo, para que umas vidas (ou formas de vida) "ganhem qualidade" outras têm de perder. Com isso, vai-se a diversidade. Desaparecem línguas e povos culturas, variedades de maçã, espécies píscicolas ou terrestres, estruturas económicas, etc., etc. A única "diversidade" que o capitalismo nos traz é de gadgets para estimular o consumo e manter em funcionamento a gaiola de hamsters que nos aprisiona.

    JMS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço as suas informações muito pertinentes.

      Concordo consigo que muitas das afirmações de Lomborg são exageradas, mas muitas delas são exactas e revelam que muito da ecologia vigente tem como objectivo alarmar e culpabilizar o Homem (um sentimento quase religioso de culpa) para sustentar o "lobby verde".

      Eliminar
    2. Ufa!
      Ainda bem que alguém se disponibilizou a chamar atenção à lucidez! Viva a Responsabilidade Planetária - com coerência, logicidade!

      Eliminar
  10. Prezados companheiros terráqueos,
    não sou ecologista xiita. Sou engenheira. Não pude ler todos os textos postados, mas senti o risco de uma distorção de discernimento invertido. É verdade que há abordagens exageradas sobre a degradação do planeta. Mas esta de fato existe. E de fato, é necessário pensar em sustentabilidade. Talvez no conforto de suas casas, as pessoas cheguem a acreditar que não há problemas, Cuidado com a disseminação de conceitos equivocados, baseados somente na mídia.
    Espero que sejam minimamente pessoas ecológicos.
    Boas energias a todos! Clara Emilie.

    ResponderEliminar