quinta-feira, 29 de setembro de 2011

A mentira mediática da vala comum de prisioneiros líbios

.



As autoridades interinas da Líbia, o Conselho Nacional de Transição, anunciaram este domingo ter descoberto uma vala comum com 1270 corpos de presos mortos no massacre de 1996 na cadeia Abu Salim, em Trípoli.


"Descobrimos o lugar onde estavam enterrados esses mártires", declarou Jalid Sherif, porta-voz do Conselho Militar do CNT, à imprensa na capital, Trípoli. Ele garantiu que existem provas de que as mortes foram "actos criminosos" do regime deposto de Kadhafi.
 

Farjani também mencionou "actos odiosos cometidos contra cadáveres, sobre os quais foi lançado ácido para eliminar qualquer evidência deste massacre".
 




Esta, foi a notícia difundida em todos os canais televisivos e jornais ocidentais, só que na realidade esse cadáveres são de . . . dromedários.







Alguns jornalistas presentes em Tripoli, deslocaram-se ao local. Nele encontraram umas trinta pessoas, familiares dos desaparecido, a cavar o solo com uns paus de madeira, na esperança de encontrar os defuntos.


O local não estava vedado, não existia qualquer equipa médica ou representante do Conselho Nacional de Transição (CNT) que três dias antes tinha divulgado a notícia.


Depressa se verificou que os ossos encontrados eram demasiado grandes para pertencerem a um ser humano. Trata-se na realidade de ossos de dromedários. Ainda não foi encontrado qualquer osso humano.


Se a notícia da descoberta desta vala comum de prisioneiros do regime friamente mortos pelo regime sanguinário de Kadhafi foi amplamente difundida nos média, a informação de que se tinha tratado de um "erro" não teve qualquer eco. 


Isto no dia em que, mais uma, vez a NATO continuava a bombardear Sirte e que os combatentes do CTN cercavam a cidade. Esta mentira da vala comum é portanto bem vinda para justificar os bombardeamento. 




http://www.liberation.fr/monde/01012362187-libye-le-vrai-faux-charnier-d-abou-salim

http://www.lexpress.fr/actualite/monde/afrique/libye-confusion-autour-des-fosses-communes-de-kadhafi_1034435.html

Sem comentários:

Enviar um comentário