quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Ginkgo biloba (Gincoben, Abolibe e Biloban) não tem qualquer utilidade clínica.

É sem surpresa que mais um estudo, desta vez da JAMA, vem provar que o ginkgo biloba, comercializado em Portugal com os nomes de "Gincoben", "Abolibe" e "Biloban", não têm qualquer efeito na prevenção da demência. Estes medicamento não passam de placebos.


Aliás, a prescrição de vasodilatadores e outras plantas que supostamente melhoram a memória e as capacidades cognitivas não têm qualquer efeito no atraso do aparecimento da doença de Alzheimer.









Por ano, são gastos 450 milhões de Dólares na compra de medicamentos à base de ginkgo biloba, dinheiro este gasto inutilmente pelos doente, dado que esta planta não tem qualquer efeito. Este dinheiro deveria sim, ser investido na melhoria dos cuidados médicos que estes doentes necessitam, assim como ao maior apoio das familias.



Em novembro de 2008 foi publicado na revista JAMA (The Jornal of the Americain Medical Association) um estudo teve a colaboração do National Center for Complementary and Alternative Medicine (NCCAM).


O estudo foi realizado entre 2000 e 2008 num total de 3069 pessoas com mais de 75 anos. O ginkgo biloba (Gincoben, Abolibe ou Biloban) tem supostamente propriedades anti-oxidantes, neuroprotectoras e de vasodilatação. Este não demonstrou reduzir o risco de demência ou de Alheimer nas pessoas de idade em boa saúde.



Esta planta também não revelou qualquer melhoria nas pessoas que sofriam de deficiência cognitiva ligeira. Não tem igualmente qualquer benefício na prevenção das doenças coronárias ou dos acidentes vasculares cerebrais.


Neste último ponto, até houve um ligeiro aumento dos acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos nas pessoas que tomavam o ginkgo biloba. Apesar da taxa não ser estatiticamente significativa, os autores aconselham o esclarecimento futuro dessa situação.


Em 2008, um estudo italiano publicado na revista Neurology, assinala que o nível de educação e sobretudo o exercicio diário das faculdades cognitivas, são os principais factores que garantem uma memória de qualidade nas pessoas atingidas pela doença de Alzheimer.


Portanto em vez de gastar dinheiro em produtos sem qualquer interesse clínico, o estado e as familias deveriam dar um maior apoio na promoção da actividade diária das pessoas de idade.




http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2008/11/22/le-ginkgo-biloba-n-a-pas-d-effet-sur-la-memoire-ou-la-sante.html#more

http://jama.ama-assn.org/cgi/content/abstract/300/19/2253

15 comentários:

  1. Tive meus Pais que sofreram de doença de Alzheimer e eu estou preocupada,agora meu irmão segundo os médicos dizem que var ter Parkinson.O que devo fazer eu? O que devo tomar?

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vaca no pasto. Ginko biloba é mais uma treta laboratorial que vende milhões. Mas será que vai ser retirada do mercado ou eliminada das prescrições médicas? Tanto como o valsartan ou o avandamet, que continuam na ponta das canetas ou nas teclas e-receituais dos médicos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que seja uma "treta", mas eu melhorei imenso - IMENSO - desde que tomo Biloban, não para o Alzheimer, mas para o equilíbrio e zumbidos. Chamem-lhe o que quiserem, digam o que lhe apetecer, mas este medicamento é bom para a minha patologia.

      Eliminar
    2. valores acima de placebo para casos de zumbido:


      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3157487/

      Eliminar
    3. Informem-se antes de inventar sff
      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25506211

      Eliminar
  3. esta treta, a mim também me está a neutralizar e muito, as vertigens, os zumbidos, os espasmos visuais e desiquilibrios...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, para vertigens que eu sofria martírios indescritíveis. Só o gincoben me valeu, mas valeu mesmo. Durante anos eu tomei tudo que há para vertigens: vogalen, serc, beraserc, stugeron, navicalm e nada de nada!!! Só o gincoben me valeu. E agora? É prejudicial? Pode provocar derrames cerebrais? Ora bolas, que vamos fazer? Desde há 15 anos que tomo e nunca parei, mas as vertigens pararam. Devo parar e só tomar nas crises? Assim, não serve... Mas ninguém sabe, de tal modo não sabem que vêm dizer que é ineficaz...

      Eliminar
    2. Sim, para vertigens que eu sofria martírios indescritíveis. Só o gincoben me valeu, mas valeu mesmo. Durante anos eu tomei tudo que há para vertigens: vogalen, serc, beraserc, stugeron, navicalm e nada de nada!!! Só o gincoben me valeu. E agora? É prejudicial? Pode provocar derrames cerebrais? Ora bolas, que vamos fazer? Desde há 15 anos que tomo e nunca parei, mas as vertigens pararam. Devo parar e só tomar nas crises? Assim, não serve... Mas ninguém sabe, de tal modo não sabem que vêm dizer que é ineficaz...

      Eliminar
  4. Claro que querem desacreditar os produtos naturais, que não são fórmulas de laboratório patenteadas e que valem milhões, são produtos que existem em abundância na natureza, acontece o mesmo com o ginseng, o lítio, o hipericão, etc. Por algum motivo são usados há milhares de anos e em vários países, não?

    ResponderEliminar
  5. Eu tomo ginkgo biloba em gotas e gincoben comprimidos 40mg, ja ha alguns meses, sinto nao me fazer qualquer efeito.

    ResponderEliminar
  6. Não é verdade. A minha mãe, que agora tem 90 anos, sempre que nestes últimos 2 anos tomou o Biloban melhorou muito da memória, do equilíbrio, e da maneira como observa tudo o que está à sua volta. Isto é observado por todos os que lidam com ela. Embora esteja dependente está mais perspicaz! Há 2 meses teve Zona e nessa altura não tomava o Biloban. Começou à duas semanas a tomar o Biloban, pois mostrava uma demência maior, e tem melhorado a olhos vistos. Eu também já tomei o Gincoben e notei que me sentia melhor no que toca à circulação e ao meu bem estar físico. Portanto as propriedades deste medicamento estão para mim mais que comprovadas. Eu concordo com o Sr Micrómegas! Por ex, já tomei o Ginseng e é espectacular! Dá uma força física espectacular! Portanto o uso de medicamentos naturais à base de Plantas medicinais são muito bons!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu comprei o Biloban por causa do meu stress e falta de concentração. Ainda não tomei por estar a espera de subsídios fortes para continuar ou desistir. Parece que os do contra não tem base nenhuma para contrariar o insumo destes medicamentos. Por isso, vou experimentar... Depois reporto. Acho que percebo que para sentir o efeito do Ginkgo Biloba devemos tomarão mínimo uma cartela no prazo designado no folheto. Só depois podemos analisar como estávamos e como estamos... Refute somente quem já tomou por algum tempo e não os cobaias de meia tigela...

      Eliminar
  7. Quanto é que o autor desta página recebe da poderosa máquina indústria farmacêutica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa pergunta !

      É um facto sobejamente conhecido que a indústria farmacêutica oferece imenso dinheiro aqueles que não aconselham os seus fármacos !!!

      Eliminar
  8. Este medicamento é mesmo bom a minha mãe tem 88 anos se não fosse este medicamento possivelmente ja não me conhecia

    ResponderEliminar