quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Haiti: Um país à deriva...

O Haiti foi o palco de mais uma catástrofe natural, com um sismo de intensidade 7 na escala de Richter. A solidariedade mundial está mobilizada.

Altura para lembrar a hipocrisia dos Estados Unidos e da França que são os principais responsáveis da miséria em que o povo do Haiti vive.
A história recente deste povo, não pode ser lembrada apenas pela propaganda mediática das ajudas alimentares...

De um país autosuficiente à dependência alimentar.


Na realidade, o Haiti nunca conseguiu ser autosuficiente, sempre correu atrás de prejuizo. A agricultura representa 60% da população activa e 35% do PNB, mas apesar do PIB agrícola crescer 1% por ano, a população aumenta nesse período 2%.

O Haiti é um país das caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola (assim chamada por Cristóvão Colombo pela semelhança da sua paisagem com a de Espanha), o resto da ilha é ocupada pela República Dominicana. O Haiti tem cerca de 8 milhões de habitantes e é um dos países mais pobres do mundo.
Apesar de tudo, nos anos 70, o Haiti era autosuficiente em açucar e até exportava para os USA, agora importa anualmente 100 000 toneladas de açucar.
Em 1990 era autosuficiente em arroz, hoje importa 80% do arroz que consome.



Como é que foi possível o Haiti chegar a esta situação?

O Haiti foi a primeira república negra do mundo, proclamada no dia 1 de janeiro de 1804.

Mas já em 1825, para obter o seu reconhecimento pela França, antigo colonizador, o presidente Jean-Pierre Boyer, teve de pedir um emprestimo com taxas de juros altíssimas a esse país, para pagar as indemnizações aos agricultores franceses espoliados. Esse emprestimo iria condicionar a economia do Haiti durante mais de um século.


Recentemente, o Haiti foi pressionado para recorrer ao emprestimo do Fundo Monetário Internacional (FMI). O problema é que, como sempre, este estava condicionado a certas condições, uma das quais era a sua liberalização comercial. O governo não tinha outra saída se não aceitar.
Foi imposta a redução das taxas nas importações. No arroz, por exemplo, estas passaram de 50 para 3%. Resultado, o Haiti foi inundado pelo arroz importado dos Estados Unidos a baixo custo, com a queda da produção local, agravada pela duplicação dos preços mundiais desse produto.


Ocupação americana e ditadura.


O Haiti foi ocupado militarmente pelos Estados Unidos em 1915, um ano após a inauguração do Canal de Panama.
Este país ocupa uma situação previligiada na vigilância desta area maritima de primordial importância.
Mais tarde durante a "guerra fria", com a ameaça de Cuba, o Haiti que fica a escassos quilómetros, tornou-se numa plataforma estratégica fundamental.
Em 1922, é contraído um novo emprestimo aos Estados Unidos que afunda ainda mais a economia.


Em 1957, os Estados Unidos, colocam no poder o ditador François Duvalier e mais tarde o seu filho Jean-Claude Duvalier até 1986.

Estes são anos de terror com os 40 000 membros das temíveis milícias de voluntários paramilitares, os "tontons macoutes".


Jean-Claude Duvalier deposto, refugia-se em França, terá acumulado uma fortuna estimada em 900 milhões de Dólares, soma superior à dívida externa do Haiti.



Uma esperança de democracia liquidada pela CIA.




Pela primeira vez, em 1990, é eleito o primeiro presidente democrático com 67% dos votos, o padre Jean-Bertrand Aristide.


Este padre, ideologicamente de esquerda, representa um perigo eminente para os Estados Unidos. Estes organizam um golpe de estado, simulando uma "oposição popular" que na realidade é fomentada pelo patronato e organizada pela CIA. Oito meses depois da tomada de posse é deposto por um golpe de estado.


Perante a instabilidade do país, os Estados Unidos aceitam o seu regresso em 1994, com a condição de não voltar a exacerbar a luta de classes e de aplicar as recomendações do FMI. Não podendo concorrer a um novo mandato, deixa o poder recandidatando-se em 2000, onde obtem 91% dos votos numa participação de apenas 10% da população.


Desta vez, exige à França o pagamento de 90 milhões de Francos "robados" durante o período de 1825 a 1885. Os Estados Unidos, com a ajuda da França, decidem a realização de um novo golpe de estado.


Novamente, é fabricada uma contestação a Aristide, este é acusado de trafico de droga e de querer instalar uma ditadura.


No dia 29 de fevereiro de 2004, às 2 horas da manhã, forças americanas invadem o palácio presidencial e levam Aristide para Miami para ser julgado por tráfico de droga. É obrigado a demetir-se para salvar a vida.


Ainda antes de uma decisão da ONU, os Estados Unidos e a França, instalam tropas no Haiti.

Um país em morte lenta.


Actualmente 70% da população vive abaixo do limiar de pobreza, com menos de 2 Dólares por dia, 54% vive com menos de 1 Dólar por dia. A taxa de desemprego é de 65% e 4% da população possui 66% das riquezas do país.

Longe da expansão turística do seu vizinho, a República Dominicana, o Haiti vive uma agonia lenta. Só nos momentos de catástrofe é que é ajudado pelos que durante dois séculos tudo fizeram para o empobrecer sem nunca lhe perdoarem a ousadia de ter sido a primeira república negra do mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário