quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Breve história recente do Kuwait para principiantes

.













Até 1715, o Kuwait não tinha uma identidade própria, fazia parte de uma espécie de principado, o principado de Al-Hassa, até que nessa data uma família de nómadas (Al-Sabah) se instalou na região.


O nome de Kuwait vem do persa e significa "fortaleza", dado que era um porto de fácil acesso e de águas profundas, contrariamente aos outros portos da região.


Desde essa data, os "sheikhs", oriundos dessa família, sempre se esforçaram para ter uma certa autonomia em relação aos vizinhos.


Com a chegada dos britânicos, na guerra contra a Persa, em 1856, estes propuseram a sua protecção. Eles recusaram dizendo que estavam ligados ao Império Otomano.


Apesar de uma certa autonomia, os líderes do Kuwait sempre foram vassalos do Império Otomano.


Em 1899, o Reino Unido estabelece o seu monopólio sobre o Kuwait, como também o fez sobre outros principados da região.


O Iraque sempre defendeu que o Kuwait fazia parte do seu país, dado que inicialmente fazia parte da província Otomana de Basra.


No fim da guerra de 1914-1918, efectivamente, as três províncias de Mossoul, Bagdade e Basra (da qual fazia parte o Kuwait) foram agregadas num único país o Iraque.


Este preâmbulo é importante para perceber a reivindicação histórica do Iraque sobre o território do Kuwait.


Em Agosto de 1990, o presidente do Iraque, Saddam Hussein decide anexar o Kuwait, não sem antes telefonar aos seus amigos aliados americanos (Madeleine Albright ex-chefe do departamento de Estado do governo Clinton) que lhe deram carta branca para essa invasão.


Saddam Hussein era fundamental, nessa altura, para o equilíbrio da região, em particular contra os xiitas, sobretudo contra os xiitas do Irão, e sempre teve o apoio dos Estados Unidos.


A invasão do Kuwait foi fácil, durou apenas uma semana, tal a superioridade do exercito iraquiano.


O Kuwait é um dos maiores produtores mundiais de petróleo e não convém que fique nas mãos de um qualquer príncipe e dirigente não alinhado com os interesses americanos.


Em Janeiro de 1991, uma coalição de 34 países, mandatados pela ONU, liderada pelos Estados Unidos, desembarca no Kuwait para o libertar, não sem antes, terem desembarcado uma série de jornalistas e televisões para registarem o momento.


Foi a primeira guerra transmitida ao vivo nos canais de televisão.


Em 2003, dois anos após os atentados do 11 de Setembro, os Estados Unidos arranjam finalmente uma desculpa para invadirem o Iraque e em 2006 prenderem e enforcarem Saddam Hussein.


Esta guerra terá custado 1 milhão de milhões de dólares, mais de 70 000 soldados americanos mortos e sobretudo 1 milhão de iraquianos mortos, sem contar um número astronómico de feridos e deficientes.









.


1 comentário:

  1. Esta é demonstração cabal da ofensa aos elementares direitos de justiça por parte dos EEUU da américa do norte ao longo da sua curta história mas suficientemente activa como para merecer o lugar de destaque que ocupa no contexto das nações que o classifica como o maior predador da era moderna, trazendo - nos à memória as prévias épocas de barbárie que lhes antecederam ...

    ResponderEliminar