quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A "ajuda" envenenada da Troika a Portugal

.








Sabia que do total do crédito "oferecido" a Portugal no âmbito do programa de assistência da 'troika' de 78 mil milhões de euros, 34.400 milhões de euros, corresponde ao valor total a pagar em juros ao longo do prazo dos empréstimos, ou seja, quase 45% do valor emprestado?


Sabia que o montante destinado às empresas do sector financeiro são 12 mil milhões de euros reservados para a recapitalização da banca?


Tecnicamente falante, os empréstimos do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF) ou do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) têm uma maturidade (duração) média de 12 anos, a uma taxa de juro média de 4%.
Já os empréstimos do Fundo têm uma maturidade média de sete anos e três meses, e uma taxa de juro média de 5 por cento - mas neste caso "a taxa de juro é variável, à qual acresce um 'spread' [diferencial] que depende do montante em dívida e pode chegar a perto de 400 [pontos base] depois dos três primeiros anos", lê-se no documento das Finanças.


Sabia que ao contrário do inicialmente previsto, o pagamento de juros de Portugal à troika está a incidir na totalidade dos 12 mil milhões de euros destinado à capitalização da banca, e não apenas no montante até agora utilizado?


Sabia que da fatia de 12 mil milhões, o Estado injectou este ano 4,5 mil milhões de euros no BCP e no BPI. Os restantes 7,5 mil milhões de euros estão depositados numa conta bancária no Banco de Portugal e não podem ser utilizados para dedução da dívida?


Ou seja dos 78 mil milhões emprestados a Portugal, 34 mil milhões são para pagar juros + 12 mil milhões para a recapitalização da banca, sobram menos de 32 mil milhões para a economia real.




.

10 comentários:

  1. Os fdp nunca deixam de ser fdp e são sempre coniventes com outros fdp...

    ResponderEliminar
  2. Olá dr. Octopus,

    Veja aonde fui encontrar um artigo seu numa pesquisa google:

    http://www.clubeinvest.com/forumbolsa/forum-de-bolsa/grupo-bancario-inter-alpha-%28rothschild%29em-busca-do-poder-global/msg371643/?PHPSESSID=a4bbe786138eb4273c69cfabe22164b3#msg371643

    Um beijo

    ResponderEliminar
  3. Fada,

    Já tinha conhecimento do facto desse "clubeinvet" citar alguns dos meus artigo.

    Além do que referis-te, também foram citados:

    "Pedofilia o silêncio dos inocentes"

    https://www.google.pt/#hl=en&output=search&sclient=psy-ab&q=%22clubeinvest%22+%22octopedia%22&oq=%22clubeinvest%22+%22octopedia%22&gs_l=hp.3...2132.14748.1.15286.25.24.0.0.0.0.237.2355.18j4j2.24.0.les%3B..0.0...1c.1.5QiWO0oCWiU&psj=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=1697538ef7ed281c&bpcl=37189454&biw=1024&bih=605

    "A terceira guerra mundial terá início em 2012"

    http://www.clubeinvest.com/forumbolsa/forum-de-bolsa/a-terceira-guerra-mundial-tera-inicio-em-julho-de-2012/

    "Dominique Strauss Khan foi eliminado por eliminado por ameaçar a elite financeira mundial"

    http://www.clubeinvest.com/forumbolsa/relax-off-topics/dominique-strauss-kahn-foi-eliminado-por-ameacar-a-elite-financeira-mundial/

    "Afinal o Clube Bilderberg existe"

    http://www.clubeinvest.com/forumbolsa/forum-de-bolsa/the-economist-elites-controlam-o-mundo-em-%27clubes-privados%27/

    "Os Estados unidos preparam-se para intervir na Líbia"
    "Ao ler este texto está a ser vigiado"
    "Wikileaks, a fraude"
    E todos os artigos sobre os "atentados de Oslo.

    Não deixa de ser curioso, mas enfim

    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá dr. Octopus

      Não, não é curioso... é bom sinal! :)

      É sinal que a informação circula, felizmente.!

      Eliminar
  4. 'sobram menos de 32 mil milhões para a economia real.' - não me parece que seja assim.
    Estamos a falar de um empréstimo ao estado portugues. Este dinheiro será pra o estado cumprir com compromissos de divida de curto prazo, por forma a evitar o incumprimento (default, com eles gostam de dizer). Para a economia real não sobra nada. Este é o drama dos contribuintes. Podemos aprofundar se quiserem

    abraço
    krowler

    ResponderEliminar
  5. Caro anónimo,

    Estes 32 mil milhões que sobram são para equilibrar o nosso deficit crónico, como acontece em todas as economias.

    São no fundo, como bem diz, evitar o incumprimento.

    Infelizmente o que se passa é que esse dinheiro está a ser utilizado para cumprir a dívida a curto prazo.

    Estamos numa espiral típica dos estados falidos em que os empréstimos só servem para pagar as dívidas. Nessas condições como diz nunca é utilizada para para estimular a economia real.

    Estamos sempre a correr atrás do prejuíso, como aquelas família que contratam empréstimos (a juros elevadíssimos) para pagar as suas dívidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Octopus, eu assinei por baixo do meu comentário krowler.

      É exactamente isso. Estamos a tapar buracos com esse dinheiro. Estimulo na economia existe, mas é para baixo. Falências desemprego etc. etc.

      A espiral, parece um ralo de uma banheira quando a agua está a sair. Só que em vez de agua é dinheiro a ser aspirado pelo sistema financeiro.

      abraço
      krowler

      Eliminar
  6. Desculpa, Krowler, não ter reparado.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. Vão deixar a grande maioria de 99% na miséria. Depois de recolherem todo o dinheiro, de nos deixarem morrer de fome, doença e desarmados, continuarão a revolver as entranhas da terra no saque aos recursos naturais que um dia nos pertenceram e aos gregos também. Não sei se leu o meu último post... mas as minhas suspeitas como sempre não eram infundadas.


    A Grécia é um dos países mais ricos em petróleo e ouro. A tróika entrou no país a mando do poder financeiro, colocou lá os seus compinchas para acelerar os contratos de exploração das riquezas. Entretanto está a desmantelar tudo o que é serviço público para deixar as pessoas indefesas. É tudo inconstitucional.


    "A mineração do ouro ganhou impulso após o "fast-track" a rápida aprovação de programas, no parlamento grego. As empresas de mineração canadianas e australianas disseram que iriam extrair e acrescentar 425.000 onças de ouro até 2016 no valor de 757 milhões de dólares, ( valor do dia 5 de Outubro 2012) ás 16.000 onças extraídas pela Grécia em 2011." Bloomberg.

    Portugal tem uma ZEE imensa e dela nada de sabe e nada se retira.

    Este é o presente envenenado que os povos não vão conseguir deixar de engolir.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  8. Por isso trabalhamos afincadamente na «revolução».

    ResponderEliminar