terça-feira, 20 de outubro de 2015

Angola: uma ditadura tolerada pelo Ocidente.

.











O presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, tornou-se presidente sem nunca ter sido eleito. Controla as forças armadas, o governo, a polícia e nomeia os principais juízos.





Um presidente omnipotente.


Delfim de Agostinho Neto, este um déspota dicreto, tem o apoio (por enquanto) do Ocidente, aposta na riqueza do proveniente do petróleo e nos diamantes, tornando o seu país num país que enriquece a sua esfera política e familiar, quando a grande maioria da população vive no limiar da pobreza.


Mais de metade da população não tem acesso a água potável e uma criança em cada seis morre antes dos cinco anos de idade.


A corrupção é moeda corrente, como em muitos países africano, entre 1997 e 2002 mais de 4 mil milhões, provenientes do petróleo, simplesmente desapareceram das contas do Estado.






A omertà angolana.


Exemplo da corrupção e da "família", Isabel dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, vive uma vida obscura entre os seus negócios de Angola e as suas estadias em Portugal e Londres.


Contrariamente ao que se podia pensar, Isabel dos Santos não vive uma vida mundana, raramente frequenta hotéis de luxo, apenas se contenta de investir em países e empresas "em saldo". Portugal e também Espanha estão na sua mira.


A única "loucura" de Isabel  dos Santos é o ressort glamour o "Miami Beach Club" inaugurado na Ilha de Luanda, tendo-se tornado num must nas noites de Luanda.


Apesar de tudo, em Lisboa tem um apartamento no centro da cidade e escritórios na Avenida da Liberdade, em Londres tem um escritório em Chelsea junto à celebre King's Road. 






Um regime a prazo...


Em Angola, não é propriamente a ditadura que é um problema, mas sim as pessoas que a protegem. Existe uma enorme teia de interesses em torno da "grande família" do poder.
Em África, só uma ditadura está à mais tempo no poder: a de Teodoro Obiang Nguema, da Guiné Equatorial.


A recente prisão de jovens activistas, dos quais Luaty Beirão, é prova que o sistema democrático não funciona e mais tarde ou mais cedo (mais cedo do que tarde) irá cair.


Só faltam os países ocidentais deixarem cair o "amigo" angolano que irá ter o mesmo destino de outros amigos ocidentais, tais como Gaddafi ou Saddam Hussein, quando este já não serviam os seus interesses.


Os poucos que falam contra o regime afirmam premonitoriamente: "o facto de ainda estar vivo, é a prova que democracia funciona em Angola". 









.


 

7 comentários:

  1. Acabo de fazer uma outra leitura
    que completa a sua

    http://manifesto74.blogspot.pt/2015/10/sobre-angola-e-luaty-beirao.html#more

    ResponderEliminar
  2. É só ele tentar se descolar do dólar americano na venda de petróleo e diamantes, como tentaram Gaddafi e Saddam, e ele cai.

    ResponderEliminar
  3. Não manda nada tal e qual Cavaco ! Foi colocado no poder pelos amaricães ! Alguem o quer lixar ou é um "BLUFF" amaricão !

    ResponderEliminar
  4. Interessante notar entre os facinorosas da foto acima a presença de um dos piores assassinos do Brasil: o famigerado Lula da Silva...esse como o de Angola soube fazer a maior rede de proteção já vista!

    ResponderEliminar
  5. E convém também(o regime actual em Angola)aos corruptos da política e da economia cá no burgo,que fazem os negócios (podia dar vários exemplos mas basta o bes)a coberto do "superior interesse nacional".Não falemos agora da questão ideológica(que vemos no caso Angolano ser apenas um meio para o poder)pois ainda temos cá um partido que só mete a "unha" na "soberania alheia" quando lhe convém e não está envolvido nenhum "partido" marxista-leninista.

    ResponderEliminar