sábado, 19 de setembro de 2015

Porque é que a Síria é um alvo a abater por parte da NATO e do Estado Islâmico ?

.













A síria é um alvo a abater, tanto pelo auto-proclamado Estado Islâmico, como pela NATO, a União Europeia e demais. Porquê é que um pequeno país prospero se tornou alvo de todos os males?





Vamos ver alguns números que fazem deste pequeno país uma singularidade incómoda:



A família Assad pertence ao Islão tolerante da orientação Alawid.

 
As mulheres sírias têm os mesmos direitos que os homens ao estudo, à saúde e à educação.

 
Na Síria as mulheres não são obrigadas a usar burca. 


A Chária (lei Islâmica) é inconstitucional.

 
A Síria é o único país árabe com uma constituição laica e não tolera os movimentos extremistas islâmicos.


Cerca de 10% da população síria pertence a alguma das muitas confissões cristãs presentes desde sempre na vida política e social.


A Síria é o único país do Mediterrâneo que continua proprietário da sua empresa petrolífera, que não quis privatizar.


A Síria tem uma abertura à sociedade e cultura ocidentais como nenhum outro país árabe.


Ao longo da história houve cinco Papas de origem síria.


Antes da guerra civil era o único país pacífico da zona, sem guerras nem conflitos internos.


A Síria é o único país árabe sem dívidas ao Fundo Monetário Internacional.


A Síria foi o único país do mundo que admitiu refugiados iraquianos sem nenhuma discriminação social, política ou religiosa.


Bashar Al Assad tem um suporte popular extremamente elevado.


Talvez agora consiga compreender melhor a razão de tanto intere$$e da guerra civil na Síria e de quem a patrocina









.

 

20 comentários:

  1. E, acima de tudo, a Síria tem petróleo - o qual, ao que tudo indica, é um recurso cada vez mais escasso.

    E, tal como o Iraque, tem sido governada por regimes não (efectivamente) controlados pelo Ocidente.

    Daí, ter-se renomeado a al-Qaeda de "Estado Islâmico" (para fazer as pessoas esquecer as contradições, que se estavam a tornar óbvias, entre o declarar tal organização o inimigo nº 1 do Ocidente, ao mesmo tempo que se a apoiava na Líbia e afins) e daí estar-se a usar tal organização para estabelecer um califado de farsa naquela zona do Médio Oriente, que não é mais do que uma grande operação de roubo dos recursos petrolíferos da Síria e do Iraque.

    Para além disso, o eixo de países não controlados, Síria-Iraque-Irão, constitui não só uma barreira geográfica para o Ocidente, como uma extensão de território mesmo muito estratégica, que tencionam/tencionavam tais países usar para construir um gasoduto não controlado pelo Ocidente - e que poderá ser usada para projectos semelhantes, para exportar hidrocarbonetos para o Mediterrâneo, sem qualquer controlo ocidental.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. exactamente, peakoil es uno de los principales motivos de todo esto

      Eliminar
    2. Concordo inteiramente com essa análise.

      Eliminar
  2. Também, a Síria é - ao contrário dos restantes países do Médio Oriente - um grande aliado da Rússia.

    Tendo, não só impedido a construção de um gasoduto entre o protectorado ocidental do Qatar e a Europa, "para proteger os interesses do [seu] aliado russo, que é o maior fornecedor de gás natural à Europa", como permitido o estabelecimento de uma base naval russa na sua costa - permitindo, com isto, que a Rússia tenha uma base naval em pleno Mediterrâneo (o que muito dificilmente conseguiria esta, alguma vez, fazer em qualquer outro país desta zona do globo).

    Ou seja, trata-se também de atacar, e com força, um grande aliado da Rússia nesta zona do planeta, como forma de enfraquecer a última.

    (A Rússia, como já têm dito inúmeros analistas, é o inimigo nº 1 do Ocidente, a abater/destruir.)

    ResponderEliminar
  3. E eu, desde pequeno a estudar estória oficial. Aquela que passa pelo crivo, não de qualquer um, mas, de alguém, ou melhor, de um grupo com, não tão pouco poder.

    ResponderEliminar
  4. http://o-antonio-maria.blogspot.pt/2014/11/petroleo-gas-siria-e-estado-islamico.html

    ResponderEliminar
  5. Bela e esclarecedora síntese ,para um assunto com a sua complexidade e que tantos se empenham em mistificar.Muito obrigado,Octopus...!

    ResponderEliminar
  6. A guerra fria nunca acabou, antes se tornou numa guerra gelada e muito mais cínica. As duas super potências continuam a se degladiarem tendo cada uma alguns países acólitos, que conhecemos. Claro que o objectivo é, sempre, delapidarem os recursos alheios dos fracos e oprimidos, tentando roubar um ao outro (EUA/Rússia) as influências geoestratégicas por todo o globo. Os cães grandes não se mordem entre si, apenas mordem os pequenos e fracos.

    ResponderEliminar
  7. Porque será que os SÌRIOS, povo, são tão duramente castigados ?
    Maldito petrólio !!

    ResponderEliminar
  8. HÀ RAZÔES QUE A PRÒPRIA RAZÂO DESCONHECE !

    ResponderEliminar
  9. Bem Bom saber verdades bem escondidas..

    ResponderEliminar
  10. Bom artigo!!!
    Por onde anda o Vapera que não vi mais comentários dele nos blogs?

    ResponderEliminar
  11. Porquê a Síria? Porque fica a meio caminho entre o Eufrates, se não que mesmo a Província do Industão, e o rio Nilo, que o sionista deseja ainda um dia dominar .

    ResponderEliminar
  12. Na mesma lógica compreende-se porque nunca nada acontece na Jordania ---» Não tem petróleo !!

    ResponderEliminar
  13. Os Americanos sao os maiores culpados destas guerras,financiam estes grupos.Quando a Siria,eles querem entregar aquilo aos Israelitas.

    ResponderEliminar
  14. Que vai acontecer agora? com o assinamento de acordos entre a Russia e Israel para seguranca das Fronteiras?

    ResponderEliminar
  15. É esta informação séria que deveria ser dada pela nossa comunicação social. Ao invés, invertem a realidade, sempre com os USA'S, a fazerem de belas ofendidas e apaziguadores do mundo.....uma grande mentira. Onde entram, matam, directa ou indirectamente, e destroem...limpam armamento obsoleto e fazem experiências com o novo...Bandidos é o que são,...os índios americanos que o digam.

    ResponderEliminar
  16. Fernando Negro, fez uma bela discrição do que é a Síria. Se a Síria não estivesse a ser protegida pela Rússia há muito que tinha caído. Somente não entendo a razão de a Rússia ter deixado alastrar a guerra civil e já não ter posto ponto final a este conflito, dado estar a deixar que o EI esteja a tomar conta do petróleo. Será que esse petróleo é vendido em sistema de dumping, o que será útil para muitas economias que choram "lágrimas de crocodilo" pelos desgraçados que fogem à morte ! Há, também, uma razão a ser estudada : Qual a razão dos sirios de não fugirem para os países irmãos da Arábia Saudita e Irão, que estão bem mais perto do que a Europa, não precisam de se arriscar no mar e são igualmente muçulmanos ?
    Fernando Gião

    ResponderEliminar
  17. Há mil e uma razão, para a Síria ser ajudada e defendida, por todo o mundo livre. Porque não é? Será só pela venda de armas? Ou pelo ódio de seus irmãos muçulmanos e vizinhos!? Ou será pelo conceito de respeitar, as suas mulheres e mães de seus filhos!? Até acredito mais neste último item... Se nos debruçarmos sobre o papel da mulher e do homem, na vida actual, vamos ter k reconhecer, k a função da mulher, é mais preponderante, e a principal causadora, da continuação da género humano. Há k saber, valorizar e respeitar a mulher. Ao fim e ao cabo, é também a principal fonte de felicidade do marido e dos filhos...

    ResponderEliminar