sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Porque é que os USA não ganham, nem estão interessados em ganhar, a guerra contra o Estado Islâmico?

.









Existem três razões para que os Estados Unidos não "consigam" vencer o chamado Estado Islâmico: razões de geo-estratégia regional, a razão de petróleo e a razão da industria militar.


Mais de 16 000 ataques militares, entre agosto de 2014 e janeiro de 2015 com aviões f-15 e f-16, o topo do poder militar americano, e mesmo assim não conseguem eliminar um grupo de terroristas inicialmente mal preparados.




Actualmente, os Estados Unidos armam o Estado Islâmico através da fronteira turca. Figem combater esse grupo terrorista, mas fornece-lhe as armas. Porquê?



Razões geo-estratégicas e de petróleo.


O Médio Oriente tornou-se uma região fundamental para os Estados Unidos, na sua guerra contra a Rússia e a China. Simultaneamente os Estados Unidos tornaram-se no principal produtor de petróleo, sobretudo através da produção de petróleo através do xisto, conseguindo fazer quebrar o seu preço nos mercados mundiais.


Esse facto faz com que países como Angola ou Rússia sejam, neste momento os principais prejudicados, sendo que a Arábia Saudita está em Standby.


A economia americana já não está tão dependente dos países produtores de petróleo e pode desenvolver a sua actuação estratégica com mais liberdade.



Razões militares.
 

Como explicar que os Estados Unidos não tenham sido capaz de erradicar os grupos do Estado Islâmico quando estes apenas possuíam armas rudimentares?


Simplesmente porque desde o início o objectivo não era destruir o Estado Islâmico, mas sim destruir as infrastructuras do Iraque e da Síria, para não só manter as suas posições no Médio Oriente, como também poder lucrar nos negócios americanos de reconstrução com os países varridos por guerras.


Como explicar que uma coluna de centenas de carros Toyota do Estado Islâmico entrem no Iraque após 200 km em pleno deserto sem que os Estados unidos tenham intervido?








O objectivo não é eliminar o Estado Islâmico, o objectivo é manter esse chamado Estado como um meio de medo no ocidente e sua necessidade de o combater.


Os Estados Unidos necessitam manter o medo para impor os seus conceitos de sociedade e fazer funcionar a sua economia.


As empresas de armamento americanas necessitam de guerra para fazer funcionar os seus negócios. Lockheed Martin: acções subiram 9,3% nos últimos três meses, no mesmo período, Raytheon (em grande parte detida pelos israelitas) aumentou 4%, o mesmo para Northorp Grumman e General Dinamics.





.






.






8 comentários:

  1. Vendo-a pelo preço que a comprei, dizem as mas linguas que é por ele ser descendente de islamicos e como tal não quer sujar as maõs em questoes de parentesco, ate dizem que usa um anel que diz “não ha deus senão ala” que ja usa desde os tempos de estudante, mas isto são as mas linguas e as tais teorias da conspiração a fazer ligaçoes atribuindo intençoes.boutades talvez

    Agora a verdade verdadinha é que desde os tempos em que a guerra era a pedrada, só a infantaria no terreno e limpando o terreno indo a frente ou depois das outras forças, da garantias de que o inimigo se rende e assina a paz ou desaparece.

    Quanto ao objectivo ser de não eliminar o estado islamico mas de o manter e atemorizar o ocidente para as fabricas de armamento vale o que vale é outra boutade .

    ResponderEliminar
  2. Se não financiasse nem alimentasse este alegado estado islâmico, iriam combater o quê? Fed imprime dinheiro, mas o negócio do armamento é um factor importante da economia americana. E nunca olharam a meios nesta área.para atingirem os fins.

    ResponderEliminar
  3. Pelo que sei, o facto do preço do petróleo ter baixado muito, recentemente, deve-se ao recente grande aumento da oferta deste recurso, por parte do maior produtor de petróleo do Mundo - o maior protectorado britânico no Médio Oriente, conhecido "Arábia Saudita". (http://english.al-akhbar.com/node/21907, http://foreignpolicy.com/2014/12/18/why-would-the-saudis-crash-oil-markets-iran/) Tudo, no âmbito de uma guerra económica que tem como alvo os países não alinhados com o Ocidente que são ricos em petróleo: Rússia, Irão, Venezuela... (Os quais estão em muito má situação económica, por causa disto.)

    Quanto ao petróleo de xisto, o pouco que li sobre o mesmo - da parte de fontes que, há já muitos anos, considero credíveis - foram indicações de que não é uma real solução para os actuais problemas energéticos: http://www.peakprosperity.com/podcast/84923/richard-heinberg-oil-revolution-story-dead-wrong

    Mas, quanto ao resto que é dito nesta colocação... Sem dúvida que, o dito "Estado Islâmico" é uma criação do Ocidente (http://www.globalresearch.ca/u-s-trained-isis-at-secret-jordan-base/5387532).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O actual preço do petróleo só não baixa mais porque existe um enorme armazenamento de petróleo nos petroleiros.



      LONDRES (Reuters) :

      Alguns dos maiores comerciantes de petróleo do mundo contrataram nos últimos dias superpetroleiros para armazenar pelo menos 25 milhões de barris no mar, procurando aproveitar a queda dos preços da commodity e obter lucros.

      O total de petróleo armazenado dessa forma deve aumentar ainda mais nas próximas semanas, uma vez que comerciantes adotam uma estratégia utilizada pela última vez em 2009, quando os preços caíram e levaram mais de 100 milhões de barris de petróleo para petroleiros.

      Eliminar
  4. Para quem se interrogue sobre porque razão a propaganda oficial (seja nos órgãos do próprio governo - http://ostseis.anl.gov/guide/oilshale/ - seja nos média de massas) nos EUA diz que não há problema quanto à quantidade de petróleo que ainda resta no Mundo, a resposta é o que já foi discutido nas reuniões secretas de Bilderberg, em 2005. (http://forum.prisonplanet.com/index.php?topic=63630.msg901101#msg901101)

    Se as pessoas se apercebem de que o petróleo está, irremediavelmente, destinado a acabar no futuro próximo e de que não há, presentemente, alternativas viáveis a este recurso energético, o pânico que se instalar poderá levar a um Colapso descontrolado da Economia, de um modo que ponha em risco o domínio das elites sobre a sociedade.

    Alternativas, até que há. Mas, ainda assim, o que as elites querem é causar um Colapso desta sociedade. (http://blackfernando.blogs.sapo.pt/breve-colocacao-que-fiz-no-sitio-na-72266) Colapso, sim - mas de um modo controlado...

    ResponderEliminar
  5. http://www.prisonplanet.com/iraqis-have-evidence-u-s-arms-islamic-state-terrorists.html

    ResponderEliminar
  6. http://www.prisonplanet.com/corporate-media-ignores-report-of-u-s-and-israeli-operatives-arrested-aiding-isis.html

    http://www.informationclearinghouse.info/article41168.htm

    ResponderEliminar
  7. Tanto quanto sei o petróleo de xisto não tem sustentabilidade abaixo dos $40 barril, enquanto que a Arábia Saudita extrai com um custo que anda entre os $6 a $8 barril. Mas também "sei" que a OPEP não vai baixar a extracção mesmo para inundar o mercado e fazer cair o preço até mesmo os $20 barril. Isso fará cair a industria de petróleo de xisto americana, mas com ela vai a economia russa e estragos na chinesa, pois os chineses são principais financiadores da industria de petróleo de xisto americana.

    ResponderEliminar