sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Charlie Hebdo: os limites da liberdade de opinião

.







Texto à direita: "Maomé: nasceu uma estrela"




Charlie Hebdo, que agora toda gente reivindica como um símbolo da liberdade de impressa é na verdade um jornal islamofóbico. Semana após semana o único objectivo era caricaturar e denegrir a religião muçulmana.


A religião muçulmana, como todas as outras pode (e deve) ser objecto de crítica, como qualquer ideologia politica, mas então os critérios devem ser os mesmos para todos em nome da liberdade de opinião, o que não é verdade.


Podemos criticar a teologia islâmica, as suas atitudes em relação às mulheres, a sua ausência de leis civis prevalecendo a charia e muitas outras coisas.


Mas qualquer órgão de informação que critique a religião hebraica é acusado de anti-semita e em muitos países punido pelas leis vigentes. Qualquer pessoa que ponha em causa o holocausto é punido de prisão em certos Estados.


Não gostar e criticar os muçulmanos é visto como natural no ocidente, mas alguns partidos de extrema direita que não gosta e criticam os negros é perseguido em justiça, por ser racista.


Não emitem essas pessoas ou órgão políticos ou sociais opiniões que por definição deveriam ser livres?


O egocentrismo judaico-cristão dominante não se deve sobrepor aos valores que defende mas não cumpre, ou então a liberdade de impressa e de opinião não existe e tem limites. O problema é que esses limites são sempre impostos pelas civilizações dominantes.







.

45 comentários:

  1. Nenhuma civilazacao impoe a liberdade de expressao coisa nenhuma. Esse jornal criticava todas as religioes e claro que devido a especial belicosidade do islao insistia mais neste tema tendo sido varias vezes processado

    A liberdade de expressao e propria dos regimes democraticos e em beneficio do proprio individuo que pode dizer e exprimir a sua opiniao livremente.

    Mas tem limites sim, nao se pode ofender gratuitamente, nao se pode por em causa a honra de uma pessoa, o bom nome,as crencas, difamar, nao se pode destruir livremente quem se quer, por isso nas sociedades democraticas todas as leis penais contemplam estes casos.

    Entao uma pessoa pode se exprimir livremente mas se nao for responsavel no uso dessa liberdade de expressao pode vir a ser responsabilizado judicialmente.



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É precisamente essa tão apregoada liberdade de expressão que está em causa quando só é válida para o "establishment".

      Eliminar


    2. Nao esta enganado, a liberdade de expressao e fundamental nos sistemas democraticos, qual establishm qual que, eu posso dizer o que muito bem entender mas depois posso ser responsabilizado.

      agora veja de onde vem os ataques a nossa liberdade de expressao

      fatwa contra salman rushie, tente escrever um livro em que satirize o islao.cineasta holandes assassinado, tente fazer um filme nas mesmas condicoes, atentados de paris, ameacas a jornal dinamarques que publicou caracaturas, de onde vem o ataque ao establishm, do islao, que o senhor defenda isso contra a nossa liberdade de expressao e consigo e com os terroristas



      Eliminar
    3. "... eu posso dizer o que muito bem entender mas depois posso ser responsabilizado."

      Ora foi precisamente isto o que aconteceu! Andaram anos a dizer o que quiseram, até que há uns dias atrás lá foram responsabilizados!

      Eliminar
    4. Noto aqui muita hipocrisia e pensamentos doidos. Quantos de nós são muçulmanos ou rezamos ao Profeta pela manhã?
      A última vez que me lembro que se colocou um preservativo no nariz do Santo Padre ficou tudo tão chocado! Algo que me diz que alguém quererá mostrar também alguma coisa. infelizmente não podemos ter pensamentos tão infantis em matérias tão subtis. E vejo aqui muita palermice me desculpem! Obrigado!

      Eliminar
  2. Excelente
    e contra a corrente

    Não é fácil. Não é mesmo nada fácil usar a liberdade de opinião!

    ResponderEliminar
  3. Não posso discordar de tudo quanto disse e elogio-lhe a coragem de , neste momento, ir contra a corrente de sermos (quase) todos Charlie.

    No entanto, nada justifica o assassinato que foi efectuado !!

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Só acrescento que jamais diria que o Islão é a religião mais estúpida que existe , mas não posso de maneira alguma conceber que quem o diz venha a ser assassinado!!

    ResponderEliminar
  5. Penso que tudo isto era desnecessário. Logicamente devo condenar os ataques. Quando alguém se sente ofendido, existem muitas maneiras de lidar com a situação, sem que seja necessário matar, claro, e por vezes basta ignorar, é tão simples quanto isso. Mas, neste caso específico, já todos sabemos como estas coisas funcionam e quais são as potenciais consequências.

    Não sou contra a liberdade de expressão, mas, para além da teimosia, obsessão e imprudência deste jornal, acho que certo tipo de caricaturas e desenhos são rascas e desnecessários, naturalmente ofensivos para muita gente pacífica, gente que não se dedica a actos de terrorismo, etc. Por isso, aprecio o humor e tudo mais, lamento as mortes, mas não irei dizer: "Je suis Charlie". Penso que provocações deste género não podem trazer nada de bom. Para além disso, admito que não sou especialista nestes assuntos, mas, como já foi referido pelo Octopus, parece-me que há aqui questões importantes e condições que fomentam ódios, porque o ocidente tem também as suas responsabilidades...

    Talvez haja também uma certa hipocrisia, uma vez que alguns políticos franceses (e não só) não são propriamente fãs deste jornal...

    A verdade é que a maior parte das pessoas não gosta de ser alvo da chacota dos outros, também não gostam de ver as suas crenças, ideologias e filosofias serem ridicularizadas. Mas quando o assunto é com os outros, não há problema, é apenas humor...

    Claro, isto não quer dizer que não possamos criticar ou comentar o que nos parecer menos correcto, não quer dizer que a religião (seja ela qual for) não possa ser alvo de reflexão e até critica. No entanto, tal como imagino que fosse o desejo de alguns desses cartunistas, eliminar a religião organizada do mapa, eliminar os dogmas, regras, doutrinas, os princípios, seja o que for, isso, na minha opinião, não iria nunca destruir o sentido místico que reside bem dentro do ser humano (mais vivo nuns do que noutros), pois novas formas de espiritualidade iriam surgir e acredito que até aqueles que rejeitam toda esta conversa têm ou praticam alguma forma de espiritualidade, embora não se apercebam disso, porque a mesma assume várias formas e feitios…

    ResponderEliminar
  6. Os "cartoons" são claramente provocações.

    (Pois, não estou a ver - nem no caso das pessoas mais brejeiras - alguém a achar piada a isto...)

    Parece-me ser tudo uma operação psicológica ocidental*. E, os "jornalistas" parvalhões que foram mortos, peões sacrificados em tal operação.

    * (nomeadamente, com vista a antagonizar, ainda mais, muçulmanos radicais - que lutam, sem saber, por objectivos ocidentais)

    ResponderEliminar
  7. É mesmo, "eu não sou Charlie".

    Uma coisa é a crítica criativa, outra coisa é desenhar cartoons sem qualuqer mensagem a não ser o ódio.

    Muitos dos cartoons de Charlie Hebdo não passam de desenhos que encontramos nas casas de banho públicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou charlie e relamo o direito a decencia e a nao decencia, a poder fundar um jornal como o hebdo escrever um livro a favor ou contra o islao, fazer um filme a favor ou criticando o islao, a enfiar um preservativo no nariz do papa, enfim a nao precisar de me autocensurar para agradar a alguem, a poder sempre ser processado quando quem se sentir ofendido assim o achar conveniente, e ninguem tem o direito ou dever de me matar por este meu direito.
      eu sou charlie

      Eliminar
    2. Respeito a sua atitude que como a grande maioria dos que se dizem "eu sou Charlie" o fazem, por defender a sua convicção, neste caso, também terá de compreender a minha sem nunca ter defendido o direito, como é óbvio de matar alguém pelas suas convicções.

      Simplesmente pelo exposto não concordo consigo e lamento, talvez esteja errado, mas este atentado não "bate certo".

      Eliminar
    3. Pois nao, nenhum atentado bate certo essa e que essa e muio menos quem subtilmente ou com reserva mental ate defende estas bestas, no sentido de que eles fizeram mal mas o jornal eestava a pedi-las , quem assim pensa nao defende o direito de liberdade de expressao, embora disfrute dele. Por nao'soa charlie ao contrarío de mim

      Eliminar
    4. Nunca defedi a violência nos meu artigos.

      Se ler alguns dos meu artigos encontrará muitas críticas ao islamismo, mas não confundo as coisas.

      O islamismo não é igual a actos terroristas, como outras religiões não são culpadas por seus extremistas.

      Eliminar
    5. "Nunca defedi a violência nos meu artigos".

      Não me diga isso a mim,que sei muito bem ler nas entrelinhas com que procura desculpabilizar os terroristas e encontrar sempre subterfúgios para não condenar estas aberrações concretamente, dizendo que o islão não é terrorista, infelizmente estou cheio de atirar-lhe com muitos exemplos que nunca negou no ocidente onde esse mesmo islao mata e procura condenar a liberdade de expressão porque na optica deles a blasfémia é crime. ora ora.

      Eliminar
    6. Anónimo judeu,

      Não está a ser honesto.

      A verdade é que nunca defendi a violência nos meus artigo, e sabe isso muito bem.

      Continuou a defender que os Islão na sua essência não é violento, como todas as religiões, apesar de ser ateu.

      No caso do Islão, já o disse várias vezes, e muitos muçulmanos não concordam comigo, são os Hadith que vêm semear a confusão porque são textos "políticos" que nada têm a ver com o Corão.

      Eliminar

    7. "Anónimo judeu,

      Não está a ser honesto.

      A verdade é que nunca defendi a violência nos meus artigo, e sabe isso muito bem."

      Continuou a defender que os Islão na sua essência não é violento, como todas as religiões, apesar de ser ateu".

      Ah!ah! ah! Não me diga que atingi o seu nervo “arabe”. Bem vejamos a questão como ela é:

      Não utilizei qualificativos consigo directamente so em relação as suas ideias pro arabes, mas ja agora que utilizou o termo judeu, não desdenho o qualificativo, não que seja verdade em relação a alguém que é branco caucasiano e recebeu por herança a religião catolica,mas é de uma grande presunção qualificar as ideias de uma pessoa como pertencendo essa pessoa a essa raça pelo que escreve, nada que me admre em alguem que professa teorias da conspiração por tudo e por nada.

      Mas vou-lhe explicar porque não desdenho, ora veja, os pilares da nossa civilização são judaico cristãos muitas das nossas orientaçoes eticas e morais que depois fizeram parte de legislaçoes e principios universais de humanismo derivam dessas bases morais, outra componente da nossa base civilizacional é de origem grega e filosofica e por ultimo a influencia romana no direito e legislação, não tenho motivos para dizer que os judeus andam a espalhar o mal a cometer terrorismo, se me conseguir dar um so exemplozinho analogico acerca deste tema por parte dos judeus, agradecido. Ao contrario de si que como defensor de alguem que so pratica actos de terrorismo e ve a civilização ocidental como um alvo a abater não deve ter motivos de orgulho. A não ser construri teorias conspirativas desculpabilizando as bestas de sempre.

      “são os Hadith que vêm semear a confusão porque são textos "políticos" que nada têm a ver com o Corão.”

      Não são os hadith coisa nemhuma são os imas ocidentais que nas suas mesquitas pregam o odio e são os paises do medio oriente que alojam o terrorismo da al kaeda onde estes anormais recrutados cá se vão treinar e depois são enviados para cá, foi o que aconteceu com os terroristas de frança e a al qaeda do iemen, conte historias da carochinha a outro

      A proposito esta a par de novidades neste capitulo, belgica alemanha, o mundo não para. Nem eles

      Eliminar
    8. "Não desdenho o qualificativo, não que seja verdade em relação a alguém que é branco caucasiano e recebeu por herança a religião catolica"

      O "branco" e "caucasiano" eram desnecessário, não acha? Dá um certo ar de raça superior, que nenhuma se devia autorgar..

      "Alguem que professa teorias da conspiração por tudo e por nada", se segue um pouco deste blogue verá que não escrevo simplesmente por escrever, como muitos que se sebtem na obrigação de escrever todos os dias por tudo e por nada. Não é o meu estilo.

      "Não tenho motivos para dizer que os judeus andam a espalhar o mal a cometer terrorismo", nunca me viu defender tais teorias.

      "A não ser construir teorias conspirativas desculpabilizando as bestas de sempre", não sei bem o que entende por "bestas" mas talvez me poderá esclarecer.

      Quanto à Belgica e Alemanha, é verdade que o mundo não para e o enbuste também.

      Eliminar
    9. “Quanto à Belgica e Alemanha, é verdade que o mundo não para e o enbuste também.”

      O embuste é para quem o quiser acolher e lhe der guarida,. Acontece que quanta menos cultura informação ignorancia e lendo primeiro a propaganda esta forma o lastro para nos acreditarmos primeiro na propaganda e a verdade não é assim mas e´assado.

      Por isso digo-lhe francamente não levo a serio os seus postes pela razão de procurar desvirtuar tudo que acontece procurando razões ocultas sem provas.

      Quer o senhor dizer que não ha sangue, não ha policia morto, perdeu-se um sapato, perdeu-se um B.I. e isso é sinal de que as coisas não batem certo, a sua opinião é essa. Mas querer dizer que é tudo encenado ou quase planeado por alguem sem nunca mencionar quem, não o posso levar a serio porque considero a suas justificaçoes um atentado a alguem com um minimo de informação e inteligencia.

      Quanto a mencionar a raça branca e para mim existe sim uma raça a humana, as outras denominaçoes não derivam da ciencia mas de caracter sociologico etnologico etc. neste planeta de facto so existe uma raça, a humana. O facto de eu mencionar a caucassiana foi de proposito para me situar e porque me apeteceu lembrar as,origens mas se quer saber se ha raças superiores, eu não diria raças mas civilizaçoes superiores, Há, e essa civilização destacou-se desde o seculo XV na europa e dominou e domina o mundo em tecnicas avanços conhecimentos e progresso.,a civilização ocidental quer gostem ou não é superior

      Mas eu tinha lhe perguntado se conhece alguns exemplos de judeus que façam o que estes terroristas fazem. A e lembre-se o japao agora tem dois refens( como são pequeninos tem que ser ao par) para ser executados ou paga 200 milhoes, são bandidos ou não são????

      Eliminar
    10. "A não ser construir teorias conspirativas desculpabilizando as bestas de sempre", não sei bem o que entende por "bestas" mas talvez me poderá esclarecer.”

      Sem duvida que esclareço com todo o gosto

      Bestas são pessoas sem principios eticos e morais e nem um pingo de humanidade , para quem a vida é desprezivel a deles proprios quanto mais a dos outros. E matam pessoas porque supostamente ofenderam o seu profeta. Coitados. Ja agora quem ofendeu a policial abatida a tiro, quem ofendeu o policia abatido no passeio, quem ofenderam 4 cidadãos que pacificamente faziam compras num mercado judeu??? Ninguem mas as bestas são assim mesmo.

      Eliminar
    11. Por isso digo-lhe francamente não levo a serio "Os seus postes pela razão de procurar desvirtuar tudo que acontece procurando razões ocultas sem provas".

      Se não "acredita" nos meus postes, então porque é se dá simplesmente ao trabalho de os ler?

      "As provas" nunca vão existir, mas terão de me explicar então muito bem as "coicidências" que essas existem, só para tentar perceber.

      As "raças superiores" existiram, mas também caíram.

      Continua a bater na mesma tecla: prove que são os judeus que estão por de trás de tudo isto. Escrevi que os judeus estão por de trás de tudo isto? Não.

      Quanto aos "refens" japoneses, o "filme" é o mesmo, o "decor" é o mesmo, já chateia esta encenação hollywoodiana. Mudem de encenação!

      Eliminar
    12. Se não "acredita" nos meus postes, então porque é se dá simplesmente ao trabalho de os ler?

      Precisamente por serem tão esquisitos na fundamentação por exemplo o caso do tiro e do sangue, do B.I. do sapato etc etc, aqueles blogues que dizem que a terra é oca e que ha seres vivendo no seu interior é desafiante porque não sabem o minimo da estrutura da terra nunca estudaram, por isso é mais cativante do que ler uma abordagem cientifica que ja conhecemos, as historiazinhas por vezes divertem-nos vendo ate onde vai a imaginação de cada ser. o que o senhor pretende dizer, que não houve atentados não se passou assim as filmagens dos amadores, o caso das execuçoes , enfim, o senhor pretende dizer o que afinal? Seja claro.

      É claro que na religiao judaica não me consegue dar um unico exemplo semelhante ao que fazem os muculmanos.

      Se quiser perder algum tempo sobre factos do que é o islão sem ser os livros do jose rodrigues dos santos

      https://www.youtube.com/watch?v=_PG8FA7dp2E&x-yt-ts=1421828030&x-yt-cl=84411374#t=2665

      Eliminar
    13. As "raças superiores" existiram, mas também caíram.

      Pois deixemo-nos de raças porque as “raças” fazem civilizações e a ocidental ainda não caiu
      Hoje a civilização ocidental não tem a ver propriamente com geografia quando se fala actualmente em civilização ocidental não é de um acontecimento geográfico que se trata , é um método organizacional com características como: Serem democracias em oposição a ditaduras; - terem economias de mercado em oposição a economias planeadas; - Serem civilizações de conhecimento em oposição de civilizaçoes de base religiosa; - Serem estados de direito. Esta designação civilização ocidental deriva do facto de ter sido no ocidente que estas soluções foram experimentadas e aperfeiçoadas, actualmente não tem um espaço geografico delimitado mas começou na europa. O ocidente identificou-se com o cristianismo, mas não renegou as suas raízes gregas e romanas. Afirmou-se como uma civilização universal que não rejeitou a força das armas para impôr uma religião e uma cultura. Onde os ocidentais conseguiram maior sucesso foi nas regiões mais despovoadas, como a austrália, canadá e nova zelândia onde os europeus se estabeleceram e criaram novas europas. O sucesso da colonização espanhola na américa teve um elevado preço, o massacre de povos e a eliminação de culturas. incas, maias, astecas.

      O ocidente conquistou o mundo pela força das armas não das idéias? ok concedo se é este o busilis das quesilias, de facto foi a indiscutível superioridade militar a responsável pela expansão política, económica e cultural do ocidente. Os membros das outras civilizações não se perguntam de onde vem essa superioridade? não passou despercebido para outros povos, o vínculo entre superioridade tecnologica e instituições políticas e sociais. Mas o que logo ficou absolutamente claro para os não ocidentais, foi que eles podiam aprender a usar as armas, os instrumentos, as ferramentas e até mesmo os navios dos europeus. Mas eles não eram capazes de fabricar nenhum desses itens por meio de seus próprios recursos de produção, muitos notaram logo que o problema estava na sociedade deles que era atrasada e em comparação com a ocidental. Isso levava os próprios não ocidentais a uma reacção ambigua, por um lado, queriam a tecnologia ocidental, devido ao seu poder e superioridade indiscutível, mas recusavam-se a aceitar as suas instituições, repletas de referências religiosas e culturais que em nada os impressionava pois tinham as suas, O que é universalismo para o ocidente é imperialismo para eles.


      A China durante séculos foi uma das civilizações mais avançadas, depois , cristalizou-se na sua cultura uma aversão pela mudança e pela novidade. Os chineses, chegaram a esquecer tecnologias criadas por eles segundo alguns historiadores! A Europa, por outro lado, desenvolveu na Idade Média um legado de iniciativa, curiosidade e inventividade que fez sua riqueza nos séculos seguintes, desde a argélia até à africa austral, ou do egipto até à china, a dominação colonial e semicolonial europeia, inglesa em primeiro lugar impunha-se pelo ferro e pelo fogo, pelo vapor e pelo telégrafo eléctrico, a vastíssimas regiões da africa e da asia. A superioridade europeia, designadamente sobre países e regiões de antiga civilização, era assim, antes de tudo, o poder do capital e dos seus aparelhos coloniais, à imagem e semelhança, noutras condições sociais e económicas, das relações de produção na própria Europa. Mas isto tudo é superioridade

      Eliminar
    14. A sua resposta é semelhante ao que me faz responder aos seus comentários.

      Não necessito ter lido os livros do José Rodirgues dos Santos para saber (um pouco) do que é o Islão. Como já referi, entre outras línguas e culturas, estudo árabe, o que não me faz disso qualquer perito nessa religião, no entanto faço questão de ter lido os vários "livros" das religiões monoteístas e o budismo.

      Sincéramente não vejo nelas muitas diferênças mas sim vários pontos de convergência. Pena é que os que acreditam num qualquer Deus não vejam o mesmo.

      Eliminar
    15. As "civilizações" anglo-saxónicas não tiveram também um elevado preço na eliminação das autoctonas tal como as espanholas?

      A força das armas ou tecnologia justifica os meios?

      è cerdade que as sociedades orientais se cristalizaram, mas mantêm muitos valores esquecidos no ocidente como a noção de familia, o cuidar dos idosos, ...

      Estudei acupunctura, é verdade que não funciona para inúmeras doenças, mas continua a ser muito válida para a "dor".

      Nunca deveriamos em nome da superioridade militar e económica desprezar esses valores, porque ao os negarmos estamos a negar o valor humano que com leis nos julgamos superiores e o ser humano é um todo universal.

      Eliminar
  8. No fundo, e sob uma determinada perspectiva, a liberdade de expressão poderá estar sempre limitada de alguma forma. Se alguém sofrer ameaças de morte (ou imaginar que poderá vir a sofrer essas ameaças), imediatamente isso pode limitá-lo e levá-lo a não prosseguir, fica coibido, com medo desse possível desfecho. Da mesma forma, a possibilidade de alguém poder vir a ser processado em tribunal, seja uma ameaça/aviso ou simplesmente uma ideia hipotética que atravessa a mente da pessoa que pretende dizer alguma coisa ou criar algo, pode de igual forma coibir e levá-la a não querer enfrentar as possíveis consequências/punições. As leis dos Estados democráticos focam todos esses aspectos e oferecem essas possibilidades, como todos bem sabemos. Por isso, determinadas situações podem sim ser alvo de uma punição que não inclui ser assassinado, obviamente, mas não deixam de ser punições! De facto, não podemos dizer nem fazer tudo o que nos apetecer sem que haja a possibilidade de algum tipo de consequência, logo a nossa liberdade de expressão tem limites.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "De facto, não podemos dizer nem fazer tudo o que nos apetecer sem que haja a possibilidade de algum tipo de consequência, logo a nossa liberdade de expressão tem limites."

      Tem os que estão na lei e as respetivas punições, não aqueles que alguém nos quer impor motivados pelas suas crenças pessoais, considerando blasfémia a nossa liberdade de expressão

      Eliminar
  9. https://obeissancemorte.wordpress.com/2015/01/11/marche-republicaine-uma-provocacao-obscena/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais,

      Manisfestação a favor da Palestina é proíbida, mas neste caso esta mega-manifestação está dentro do politicamente correcto.

      Eliminar
    2. "Manisfestação a favor da Palestina é proibida"

      Ah sim não me diga, estou farto de ver manisfestaçoes em lisboa a favor da palestina e noutros cantos do mundo, acontece que neste caso os atentados foram em paris não na palestina e feitos por terroristas arabes, muito gosta o senhor de torcer o bico ao prego

      Eliminar
    3. Reitero o que digo: mega-manifestações contra os "maus" árabes que são todos talibãs é politicamente correcto.

      Eliminar
    4. “Reitero o que digo: mega-manifestações contra os "maus" árabes que são todos talibãs é politicamente correcto”

      É sim é, pode repetir as vezes que entender, mega maniffestaçoes contra os maus arabes ou bons arabes que cometem actos de terrorismo no ocidente contra o ocidente e as patrias que os acolheram e lhe deram todas as liberdades de cidadania é politicamente correcto e por ai se ve o nivel de repudio popular pois ninguem é levado a trela ou com uma pistola apontada a cabeça, ja as manifestaçoes organizadas por congeneres partidos politicos que manifestam uma tendencia pro arabe e nunca condenam abertamente estes tipos de terrorismo são o que cada um decida chamar. A mim não me interessa nada que entre eles cometam actos de terrorismo como no iraque, mas ja me diz muito se for aqui em frança espanha alemanha enfim ocidente e acima de tudo na europa

      Eliminar
    5. " A mim não me interessa nada que entre eles cometam actos de terrorismo como no iraque, mas ja me diz muito se for aqui em frança espanha alemanha enfim ocidente e acima de tudo na europa".

      O seu problema o o que tentam espalhar é justamente esse: longe da nossa casa qualquer barbarie é legítima, mas o "medo" instala-se quando nos toca a nós. Por isso é que muitos se diizem Charlie.

      Eliminar
    6. “O seu problema o o que tentam espalhar é justamente esse: longe da nossa casa qualquer barbarie é legítima, mas o "medo" instala-se quando nos toca a nós. Por isso é que muitos se diizem Charlie.”

      Como é??? Não é o senhor que diz que os ocidentais estão sempre a meter-se nos problemas dos arabes, não é o senhor que diz que estes atentados e outras coisas que tais são tentativas de la ir meter-se , pois meu caro e sinceramente cada um trata da sua casa, nos os europeus tratamos da nossa ha seculos criamos regras e valores separamos aguas, eles que façam o mesmo que apredam connosco e que não tentem na nossa casa impor as regras deles, é so isto.

      Não me preocupa minimamente que se matem uns aos outros que reajam os respectivos governos e criem valores se tiverem que passar por guerras religiosas, a europa ja passou.

      Repito as vezes que forem necessarias não nego a ajuda humanitaria mas repito nas questoes internas deles não me importa que se degolem, ja me importa se degolam ocidentais o atentam contra ocidentais na nossa “casa”.

      Eliminar
    7. Tento não observar a nossa "civilização" de um único ponto europeu-centrista, apesra de muito prezar certos dos seus valores.

      Mas mantenho que os ocidentais estão sempre a "meter-se" no problemas árabes como "civilização" dominante com o único objectivo de subjugar esses povos para fins unicamente económicos colocando nas suas chefias fantoches ocidentais que duram até se fartarem deles e os substituirem por outros.

      Eliminar
    8. “Mas mantenho que os ocidentais estão sempre a "meter-se" no problemas árabes como "civilização" dominante com o único objectivo de subjugar esses povos para fins unicamente económicos colocando nas suas chefias fantoches”

      Pois sim, so que os europeus tem que defender os seus interesses e dispor la quem colabore na defesa desses interesses, estou a falar das fontes de energia que por um acaso do destino o arabes nasceram em cima delas sem fazer nada na vida nem sabendo sequer explora-las. Se por acaso estivesse la um estado islamico ou uma alqaeda a controlar essas fontes de energia seria bom para o senhor, não seria bom era para os ocidentais. A discordancia é absoluta e suponho que o senhor beneficia do que critica.

      Eliminar
    9. Claro que mundo ocidental se aproveita das fontes energia predominantemente nos países árabes, nisso estamos de acordo, o problema é se esses povos têm o "justo" retorno dessa benece.

      Eliminar
  10. Eu sou contra todo o tipo de violência seja ela para com um animal seja contra um ser humano...e ninguém tem o direito de matar....mas a tortura continua a existir.... e presos políticos também...., mas sou contra quem se diz "não auto censurar", porque a minha liberdade tem de respeitar a liberdade do meu próximo....e neste caso eu não sou Charlie, porque penso que podemos criticar seja em que religião fôr a maneira como a praticamos...como no casa do fanatismo mas nunca ofendendo o Deus de cada uma delas...eu sou católica e não aceito isso.
    O curioso é que não combatem nem alertam para o modo como as crianças vivem a sua infância nem como as mulheres são espezinhadas....isso passa ao lado de todos os governantes que agora foram participaram nessa marcha...
    Eu não sou contra a marcha, devemos mostrar que não temos medo deles.... mas que existe muita hipocrisia...., existe.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cândida,

      Apropósito da hipocrisia de que é curiosamente o título do meu novo artigo.

      Eliminar
    2. ""não auto censurar", porque a minha liberdade tem de respeitar a liberdade do meu próximo....e neste caso eu não sou Charlie, porque penso que podemos criticar seja em que religião fôr a maneira como a praticamos...como no casa do fanatismo mas nunca ofendendo o Deus de cada uma delas...eu sou católica e não aceito isso."

      Como eu tinha escrito

      Eu sou charlie e reclamo o direito a decencia e a nao decencia, a poder fundar um jornal como o hebdo escrever um livro a favor ou contra o islao, fazer um filme a favor ou criticando o islao, a enfiar um preservativo no nariz do papa, enfim a nao precisar de me autocensurar para agradar a alguem, a poder sempre ser processado quando quem se sentir ofendido assim o achar conveniente, e ninguem tem o direito ou dever de me matar por este meu direito.
      eu sou charlie

      e acrescento

      e sou livre de escrever o que quiser filmar pintar ler etc etc sem me autocensurar para agradar ou não ofender quem quer que seja, depois de ultrapassar a liberdade que a lei me concede eu fico sujeito a responsabilidade dai resultante. é so isto e tão simples como isto.

      Eliminar
  11. Exactamente,

    É curioso que um acto desta dimensão tivisse no mesmo momento do desfeixo um atentado simultâneo num mini-mercado judeu.

    Como em termos de probabilidades esse evento era extremanete difícil de acontecer, só me resta deduzir uma ligação que no subconsciente irá associar para a maioria das pessoas os dois acontecimentos.

    Um ataque árabe e um ataque a um mini-mercado judeu.

    Mais uma vezes uma vitimização dos judeus, o presidente francês numa oração numa sinagóga, a legitimação dos ataques de Israel.

    E claro o medo dos barbaros muçulmanos que justificarão medidas adicionais de restricção das liberdades, para o nosso bem, claro, para nos proteger.

    ResponderEliminar
  12. É curioso observar como o "Anónimo/Charlie" na sua retórica repetitiva defende acirradamente a "liberdade de expressão" esquecendo-se de defender também a "liberdade de pensamento"

    Esta da vontade de rir e so quem não sabe o que é liberdade de expressão pode dizer que quem defende liberdade de expressão não defende liberdade de pensamento. instrua-se um bocado mais.

    ResponderEliminar
  13. "Mais uma vezes uma vitimização dos judeus


    qual vitimização dos judeus qual que? o senhor anda a dormir há muito
    já agora para quem não sabe é claro que o atentado no mini mercado judeu não tem a ver com liberdade de expressão mas com outros motivos que eles procuraram envolver, nomeadamente que os judeus não estão seguros em frança obrigando as autoridades francesas a ter que garantir publicamente que os judeus e qualquer cidadão esta seguro.

    ResponderEliminar
  14. Sobre o charlie ebdo, Miguel Sousa Tavares: (a partir do minuto 03:20)

    http://sicnoticias.sapo.pt/opinionMakers/miguel_sousa_tavares/2015-01-19-Tres-anos-de-experiencias-de-baixa-de-salarios-provaram-que-o-desemprego-nao-caiu


    ResponderEliminar