quarta-feira, 26 de setembro de 2012

França encarece despedimentos

.




Hollande planeia algo revolucionário no âmbito da nova lei de trabalho. Pretende aumentar o custo dos despedimentos. 


“A ideia principal é encarecer de tal ordem os despedimentos que não compense às empresas [fazê-lo]“, disse Sapin em entrevista à rádio France Info. “Não se trata de sanções, mas de dar compensações adequadas aos trabalhadores”, complementou.
A iniciativa de encarecer os despedimentos em França, onde já estão altamente regulamentados e, muitas vezes, são muito dispendiosos para os empregadores, contrasta com as medidas em curso noutros países da Zona Euro, como Itália e Espanha, onde o despedimento se tornou mais barato. (fonte)


É preciso tê-los no sítio, mas vamos esperar para ver se não são falsas bandeiras.
De qualquer forma já afrontou o capital com  a  promessa  de taxar a 75 por cento os rendimentos anuais superiores a 1 milhão de euros.   Não admira a perda de popularidade já sobejamente noticiada.





7 comentários:

  1. Encarecer os despedimentos não irá impedir o desemprego de continuar a subir. Pois, o que interessa é que se criem novos empregos, para que a economia se vá renovando... (Que é o que acontece cada vez menos.) É mais uma medida só para causar impressão e se demarcar, em termos de imagem, da dita "direita" neoliberal.

    E, com uma taxa de 75% sobre os lucros dos empresários, o que isto irá fazer é - no paradigma actual e sem uma mudança de modelo económico à vista - inevitavelmente, resfriar imenso os investimentos e, consequentemente, a criação de novos empregos.

    "É preciso tê-los no sítio"...

    Você acha que o Hollande, que é maçon e um fantoche do Clube Bilderberg - ou, por outras palavras, alguém que adere ao, e se deixa moldar pelo, poder estabelecido - é um pessoa "corajosa"?

    Com o que aqui já expliquei e denunciei, acha você que o Hollande não está alinhado com esse mesmo poder estabelecido e que o que está a fazer é para o bem do seu país?

    ResponderEliminar
  2. Espreitei agora a hiperligação correspondente à fonte da colocação que é feita e constatei que, ao contrário de o que parece, o comentário a seguir à citação não é seu...

    Assim sendo, ignore os meus dois últimos parágrafos, do comentário anterior, e ligue apenas ao que digo nos dois primeiros...

    ;)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Fernando,

    Estava à espera de um comentário teu sobre o meu último artigo, esse sim da minha autoria, sobre uma medida que sempre defendi: taxar as transacções financeiras.

    Este artigo que descobri na internet achei interessante porque, apesar de estar consciente que dificultar o despedimento não cria emprego, mantém os que tem emprego.

    Também sei que o governo de Hollande foi colocado no poder pelo sistema, como mais de 90% dos governos mundiais e que não irá mudar o paradigma do sistema capitalista.

    Bem sabes que defendo um sistema de democracia participativa directa, o fim dos partidos políticos, mas tentando lutar com esses mesmos meios (capitalistas) tento encontrar alternativas que possam melhorar a vida das pessoas. Nesse aspecto encontro muitas críticas, que eu também faço, dado que não me revejo no sistema, mas vejo muito poucas soluções.

    Não acreditando numa ruptura desejável do sistema actual, tento procurar as medidas desejáveis dentro do próprio sistema.

    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá outra vez, Dr. Octopus.

      Uns muito poucos, talvez, deverão manter o seu emprego, devido a esta nova lei... Mas os que trabalham para as pequenas e médias empresas que - com a destruição planeada da Economia - estão, inevitavelmente, condenadas à falência, não irão manter os seus empregos por isso. E a única coisa que esta nova lei irá fazer, nesses casos, é arruinar ainda mais a vida aos pequenos e médios empresários que virem os seus negócios falir, e que, com isto, ficarão com dívidas ainda maiores por pagar - devido às indemnizações devidas aos seus trabalhadores - e, consequentemente, muito mais dificilmente se deverão erguer de novo...

      Sobre as taxas às transacções financeiras, irei então satisfazer-lhe a vontade, ou curiosidade, respondendo na colocação devida...

      ;)

      Eliminar
  4. O Hollande é uma no cravo e outra na ferradura!


    Hollande presidente da França, pede intervenção militar no Mali para erradicar islamitas.

    Pelos vistos esse tem duas caras... perigosíssimo.
    Está a ver a guerra a chegar?

    Quanto a medidas... nunca o vi tão optimista e isso é bom... desde que não fique quieto e vá à manif!

    Um beijo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fada,

      A minha mulher quer participar nas várias manifestações, como eu participei quando era mais novo, o problema é que como diz o Fernando Negrão já não acredito.

      A esse propósito, ela tem uma ideia que seria de fingir ser um deles e infiltra-se no meio para depois o destruir. Parece-me difícil. :)

      Eliminar
  5. Fada,

    Sem querer acabei de eliminar o teu comentário!

    Peço desculpa, mas podes repetir porque concordo contigo.

    Tens toda razão, o mundo, sempre defendi será das mulheres :)

    ResponderEliminar