terça-feira, 15 de novembro de 2011

Golpes de Estado na Grécia e na Itália

.







Golpe de Estado:  tomada inesperada do poder governamental pela força e sem a participação do povo. (Dicionário Houaiss)




A banca no poder, ou o poder da banca.


As substituições de Georges Papandreou por Lucas Papademos e de Berlusconi por Mario Monti foram na realidade dois golpes de estado de um um novo género, sem tiros, sem sangue, orquestrados pelos mercados financeiros.


O método é simples: criar uma enorme pressão sobre as taxas de juros das dívidas dos países visados, o que desencadeia uma enorme instabilidade política e por fim, apresentar um tecnocrata para tomar conta dos destinos do país.


Estes golpes de estado não são perpetrados por um grupo político ou pelas forças armadas. As mudanças de chefias políticas são apresentadas como uma necessidade em consequência da engrenagem da desconfiança dos mercados sobre a capacidade de certos países em pagas as dívidas.


Ultrapassando as instâncias democráticas dos respectivos países, são então instalados no poder pessoas ligadas aos grandes grupos financeiros mundiais. Mario Monti está ligado ao Goldman Sachs, assim como Mario Draghi recentemente eleito presidente do Banco Central Europeu. Lucas Papademos foi governador do Banco da Grécia durante a falsificação da dívida grega pelo Golman Sachs. Todos são membros da Comissão Trilateral ou do clube de Bilderberg.


Actualmente, os lugares-chave do poder na Europa estão nas mãos do Goldman Sachs. Como chegaram a esses cargos? Com que meios e com que fim? Salvar os Estados Unidos à custa dos europeus?



E Portugal?


Em Portugal, daqui por umas semanas ou meses, pode muito bem vir a acontecer o mesmo. Perante a fraca liderança de Passos Coelho e a fraca alternativa política de António José Seguro, e com o crescente agravamento da crise financeira portuguesa, pode vir a ser imposto a Portugal um homem de confiança da banca.


Esse homem poderá ser António Borges. Tem todos os requisitos: para além de ter sido vice-governador do Banco de Portugal, é actualmente director do Departamento Europeu do Fundo Monetário Internacional e sobretudo foi vice-presidente do Conselho de Administração do Banco Goldman Sachs International em Londres, entre 2000 e 2008.

António Borges é membro do clube de Bilderberg, tendo participado nas reuniões de 1997 e de 2002. Também é membro da Comissão Trilateral.


Curiosamente, ou não, decorre neste momento, de 11 a 13 de novembro, a reunião anual da Trilateral para Zona Europeia, é Haia na Holanda.




.

13 comentários:

  1. Por falar na trilateral, veja este diagrama.
    A isto se chama informação alternativa... controlada.

    ResponderEliminar
  2. Julgo que deve ser assim mesmo, acham que alguém consegue sustentar estas repúblicas com políticos de baixa categoria? O poder deve estar nas mãos de quem sabe olhar muito bem para um problema e decidir qual a melhor forma de resolver. Estou cansado de ver políticos falhados à frente dos destinos do mundo. Que venha António Borge se for o caso.

    ResponderEliminar
  3. eu acho que vai ser o Constâncio. não o António Borges. independentemente do que penso do grupo Bildeberg e do seu poder, associado à banca internacional.
    isto porque Constâncio já está no BCE a aprender a ser ainda mais tecnocrata do que já era... que não conseguiu resolver o problema do BPP (ou resolveu... mas não foi a favor do país...).
    tal como o Papademos, que andou pelo BCE a aprender durante 8 anos, o Constâncio voltará se a coisa se mantiver como está ou se piorar.
    mas se os políticos não conseguem, porque não um tecnocrata? por mim... venha ele. desde que consiga resolver os problemas.
    de qualquer modo... Constâncio já esteve nas reuniões Bilderberg... pelo que por aí também deverá estar "chancelado"...

    ResponderEliminar
  4. O fascismo é uma corrente prática da política que ocorreu na Itália, opondo-se aos diversos liberalismos, socialismos e democracias. Surgiu no período entre guerras, e abriu caminhos para o surgimento de diversos outros movimentos e regimes de extrema direita.

    a União entre o Estado e as Corporações tem um nome: chama-se Fascismo

    "Impressionantemente, os lideres europeus aceitam o estado das coisas como, nos anos 30, aceitaram o nazismo. Foi para enterrar este fantasma que a Europa foi construida - agora (...) ele está aí, outra vez, à solta" (Ana Sá Lopes, i)
    As fugas de informação sobre a preparação da criação de uma Zona Euro mais exclusivista refletem a força de um diretório França-Alemanha e a deriva crescente da Europa para um federalismo imperialista assente nos tronos de Paris e Berlim. Os “ricos da Europa” "cozinham" assim uma federação, uma Europa a duas velocidades que excluem todos os demais.

    Bem, pelos vistos temos agora uma miscelânea entre o fascismo e nazismo. Que será que vai dar?

    ResponderEliminar
  5. A demissão inesperada, ocorrida ontem, de António Borges de director do Departamento Europeu do FMI, vem alimentar a perspectiva, aqui mencionada, de poder vir a liderar um futuro governo de unidade nacional em Portugal.

    ResponderEliminar
  6. é verdade. vamos ver. às vezes a realidade é mais estranha do que a ficção...

    ResponderEliminar
  7. Pois a respeito de DITADURAS,desde há séculos os Reis e a Nobreza fidalga com a bênção do Clero é que téem exercido o PODER DITATORIAL e modernamente tem sido a Burguesia detentora do Poder Económico e Financeiro que por sua vez DITA o Poder Político com rótulo de liberal ou democrático,mas o DEMO é alienado e manipulado
    de modo que é a Plutocracia que DITA as Normas da Democracia.

    ResponderEliminar
  8. DISTRAÍDOS!!!

    Acho que em Portugal andam muito distraídos, ´pelo menos de há vários anos a esta parte.

    O Representante de Portugal no BILDERBERG, Francisco Pinto Balsemão, é "o homem" que tem estado por dentro dos golpes de estado em Portugal, os visíveis e os outros...

    É só fazer a leitura do significado das filtragens de "inteligência" nos "serviços" da SIC, ou no Expresso!...

    Martinho Júnior.

    Luanda.

    ResponderEliminar
  9. É POSSÍVEL QUE UM GOVERNO DE TECNOCRATAS SEJA MELHOR QUE UM DE POLITICOS. GOVERNOS DE POLITICOS JÁ TEMOS EXPERIENCIA DE 37 ANOS: SÃO TODOS UNS LADRÔES E CORRUPTOS DA PIOR ESPÉCIE, EXCEPÇÕES NÃO SEI SE HAVERÁ. POR ESSA RAZÃO A CLASSE POLÍTICA FEZ APROVAR UMA LEI, A DE IMUNIDADE, PARA QUE POSSAM ROUBAR À VONTADE.
    QUANTO AO CONSTÂNCIO, NÃO ME PARECE SOLUÇÃO. NÃO PASSA DE MAIS UM ANALFABETO INSTITUCIONAL.

    ResponderEliminar
  10. Sim, sim...venha o Constancio e, já agora, junte-se-lhe o Soares, o Sócrates, o Dias Loureiro, o Vara, o Alberto João, o Isaltino e a Felgueiras, o Oliveira Dias, e porque não, também, o Valentim Loureiro, o Adelino Ferreira Torres, o Duarte Lima, o Almeida Santos, o Guterres, etc. Tudo bons rapazes...chamemos-lhe "Inclíta Geração...a sequela"....
    Como dizia o Jorge Palma, na canção....
    Ai Portugal, Portugal...

    ResponderEliminar
  11. Em Portugal o tecnocrata é o Ministro das Finanças!

    Neste momento têm a situação controlada - mudaram todos os governos dos ditos países "PIIGS".

    ResponderEliminar
  12. Bom Dia!
    Li o livro " A Verdadeirea História do Clube de Bilderberg" e há muito que acredito que tudo isto venha a ser possível. Tentei alertar amigos e quase me chamaram de louca, a verdade é que o tempo passa e tudo está a acontecer, será que não poderemos todos juntos fazer algo para que isto não venha a acontecer? Confesso que tenho medo que este Governo pertença todo a esta trapalhada, podem estar todos combinados, reparem na face imutável, não há emoção, não há nada é também completamentre monocordico esse Ministro Gaspar, tanto se lhe dá que fique tudo na miséria como não, se calhar até é mandado para nos pôr todos a pão e água.

    ResponderEliminar
  13. O slogan mais usado em Portugal em manifestações
    - desde 25 de abril de 1974 - é: "O POVO É QUEM
    MAIS ORDENA"! Ora na realidade o povo não ordena... não age... nem se liberta do jugo em que
    foi lançado... Neste contexto, o slogan passou a
    ser: "O POVO É O QUE MAIS PENA!" - Em suma, ponham
    a chefiar o governo Tecnocratas, Padres, Bruxos... ou Feirantes... pois se Portugal está à venda (a preço de saldo) será uma boa oportunidade de "bifar" uma prenda para o natal!
    Qualquer Tecnocrata ou Político serve para representar o Pai-natal... - A seguir leve os
    seus filhos ao circo... para ver os palhaços...
    e as feras!!!

    ResponderEliminar