terça-feira, 20 de setembro de 2011

Confirma-se a inutilidade do fenofibrato (Catalip, Supralip e Lipofen)





SupralipO Fenofibrato comercializado com os nomes de Catalip (Abbott), Supralip (Abbott) e Lipofen (Vitoria), é utilizado desde há anos como antidislipidémico, isto é para a redução da quantidade de gorduras (triglicéridos e colesterol) no sangue.



Vários estudos clínicos chegaram à mesma conclusão: os fenofibratos não têm qualquer eficácia na redução dos acidentes cardiovasculares ou na redução da mortalidade.


O artigo mais recente publicado no British Medical Journal (BMJ) no dia 11 de agosto de 2011 faz a revisão de vários ensaios clínicos efectuados com o fenofibrato e confirma a sua ausência de eficácia na redução dos acidentes cardiovasculares, isto apesar da redução dos lípidos. 

http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp1106688



A esse propósito, a bula do Lipantyl (fenofibrato já não comercializado em Portugal), refere na sua versão francesa: "Dado o seu efeito sobre o colesterol LDL e os triglicéridos, o tratamento com o fenofibratos deverá ser benéfico nos doentes com hipercolesterolémia com ou sem hipertrigliceridémia, incluído na hiperlipoprteinémia secundária como a diabetes tipo 2. Actualmente, nenhum resultado de ensaio clínico a longo prazo, permite demonstrar a eficácia do fenofibrato na prevenção primária e secundária das complicações arterioscleróticas". Tradução: o fenofibrato  deveria ser benéfico, até na diabetes tipo 2, mas não é!



Já no dia 29 de abril de 2010, o New England Journal of Medicine (NEJM) tinha publicado os resultados do estudo clínico conhecido com o nome de ACCORD. Nele, diabéticos foram estudados ao longo de cinco anos. Um grupo tomava sinvastatina e um placebo e o outro grupo tomava sinvastatina e fenofibrato. Apesar do do fenofibrato ter baixado os níveis dos triglicéridos, este não tinha qualquer influência na frequência e na gravidade dos acidentes cardiovasculares. Nas mulheres este até os aumentava. Os autores concluíram que  era desnecessário os diabéticos tomarem fenofibratos.

http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1001282



Em fevereiro de 2010, um estudo publicado na revista Diabetes Care, mostrou que os diabéticos que tomaram fenofibrato (200 mg por dia) durante cinco anos tiveram uma deterioração da sua função renal, com elevação da creatinémia e diminuição da clearance da creatinina.

http://care.diabetesjournals.org/content/33/2/215.short

9 comentários:

  1. A minha médica receitou-me o Fenofibrato, 267 mg, após lêr esta publicação, chego à conclusão que o melhor é não tomar este medicamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atenção que as coisas não são assim tão lineares. Aponto o meu caso em concreto , que há já 15 anos , que andava a tentar reduzir os meus 700/800 de trigliceridos , inclusivé com fibratos (Lopid durante anos) e o maximo que baixei foi para 450. Tentei con o CATALIP 267 , e qual não é o meu espanto ao fim de 3 meses estava com os valores a 160 . Pensei tratar-se de algum erro laboratorial , e voltei a repetir 1 mês mais tarde (valor 167). Pelo facto , parece-me cada cada caso é um caso , e acreditem que já tentei varios farmacos , omega 3 , etc etc.
      Comigo resultou e muito , pois além de baixar os trigliceridos , tambem normalizou bastante o colesterol (este menos)

      Eliminar
  2. ESTE MEDICAMENTO QUANDO COMECEI A TOMAR ,COMECEI COM DORES MUSCULARES..ISTO E POSSIVEL?

    ResponderEliminar
  3. Este medicamento supralip 145mg
    Faz engordar ou inchaso abdominal ?

    ResponderEliminar
  4. Este medicamento serve tanto para o triglicérideos e também para o colesterol?
    -Desde já: Obrigado pela atenção!

    ResponderEliminar