sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A ingestão suplementar de ómega 3 é inútil.





Desde há muito tempo, que sabemos que o peixe é bom para a saúde, mas desde que se sabe que este é rico em ómega 3, então a dieta rica em peixe tornou-se fundamental.


Recentemente, as prateleiras dos supermercados estão cheias de alimentos ricos em ómega 3.


Donde vem a moda da necessidade de ingestão de ómega 3? Será mesmo necessário ingerir alimentos adicionados com ómega 3? Estará mesmo provado cientificamente que este tem um efeito cardioprotector?




No início era..o peixe.



Foi ao estudar as populações de esquimós inuitas, que os investigadores descobriram a ligação entre o consumo de peixe, contendo ómega 3, e a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. Pensa-se que o consumo semanal de peixe duas vezes por semana seja suficiente para esse efeito protector.


Hoje em dia, sabe-se que os ómegas 3 são essenciais ao bom funcionamento do cérebro favorecendo a aprendizagem, e que contribuem também para o funcionamento dos nervos e que melhoram a sensibilidade da retina.





Mas, o que são os ómega 3?


Este termo designa uma família de lípidos, ácidos gordos polinsaturados. São assim chamados porque sendo ácidos carboxílicos, a dupla ligação está situada no terceiro carbone a partir da extremidade oposta à carboxila. Muitos deles são chamados de essenciais porque não podem ser sintetizados pelo nosso corpo, devendo ser ingeridos.


Existem hoje em dia muitos produtos enriquecidos com ómega 3 e até comprimidos, mas esta gordura encontra-se em grande quantidade em muitos alimentos, como o peixe, as nozes, as castanhas e óleos vegetais como o azeite, a soja e o milho.


A moda da ingestão suplementar de ómega 3, parece não estar suficientemente sustentada em qualquer estudo clínico, como iremos ver. Além disso, não sabemos se a ingestão de grandes quantidades de ómega 3 é prejudicial para a saúde, dado que não existem estudos quanto às consequências do excesso de ómega 3 no organismo. Não sabemos se tomar suplementos de ómega 3 poderá ser perigoso para a saúde, mas de qualquer maneira pelo menos sabemos que é inútil




Ingerir suplementos de ómega 3 é inútil.






Apesar de se constatar que as pessoas que têm níveis elevados de ómega 3 parecem ter níveis mais baixos de triglicéridos e de colesterol-LDL, vários estudos clínicos não revelam qualquer diminuição da morbilidade ou da mortalidade com a ingestão suplementar de ómega 3.


Já em 24 de Março de 2006, a revista médica British Medical Journal (BJM), publicava um artigo "Risk and benefits of omega 3 fats for mortality, cardiovascular disease, and cancer: systematic review", no qual, após uma análise dos estudos publicados até então, chegava à conclusão que a ingestão suplementar de ómega 3 não reduzia nem a mortalidade, nem o risco cardiovascular, nem o risco de cancro.


Recentemente, no dia 14 de Agosto de 2010, a revista Lancet, chegava à mesma conclusão após analisar 106 estudos.


A revista New England Journal of Medicine (NEJM), também em Agosto deste ano, estudou doentes com antecedentes de enfarto do miocárdio, entre os 60 e 80 anos, que tomaram um suplemento de ómega 3 durante 40 meses. A conclusão foi, mais uma vez, que a toma suplementar de ómega 3 não levou a qualquer redução de acontecimentos cardíacos ou na redução da mortalidade global.





Em conclusão, podemos dizer que apesar de existirem estudos clínicos que sugerem a importância da ingestão alimentar regular de ómega 3, a sua ingestão suplementar não corresponde a qualquer critério clínico provado.




http://www.pharmacorama.com/ezine/20100906114855.php

http://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(10)60445-X/abstract

http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa1003603

http://www.bmj.com/content/332/7544/752.abstract

6 comentários:

  1. Finalmente chegamos ao abismo ........................
    .
    Não era de admirar esta situação.
    Desde 1995 passamos de uma situação de divida externa do estado Portugues de ZERO, para uma divida externa liquida de 150 mil milhões de euros.
    Nossa divida externa bruta ultrapassa os 450 mil milhões de euros.
    Somente para esclarecer os mais incautos.
    A diferença entre a divida bruta e liquida, representa os créditos que temos de outros países para com Portugal.

    A título de exemplo, temos o mais recente e brilhante acto de nosso ZEZINHO SOCRATES, quando é AVALISTA de um emprestimo que o governo de ANGOLA fez, de 500 milhões de euros, para pagar á empresas portuguesas as dívidas que o estado angolano fez em obras de construção civil.
    ADVINHEM QUEM VAI PAGAR ESTE EMPRESTIMO DE 500 MILHÕES DE EUROS ??
    É ISTO MESMO !!! SOMOS NÓS OS OTÁRIOS DOS CONTRIBUINTES PORTUGUESES.

    Este exemplo é para ilustrar o desgoverno que somos levados desde Antonio Guterres, Durão Barroso, e nosso querido e actual Zé Socrates.

    Perdoamos 1500 mil milhões de euros á Mocambique da Barragem de Cahorra Bassa.
    Este ano doamos á Cabo Verde 200 milhões de euros.
    Temos soldados em Timor que nos custam milhões de euros anualmente.
    E muitos, e muitos outros exemplos que já referi em muitos posts antigos, é só relerem para se actualizarem do descalabro.

    Temos nosso sistema de pensões com casos absurdos como o do Mira Amaral que tem uma reforma de 18000 euros por mês, por ter trabalhado 18 meses como administrador da Caixa Geral de Depósitos. E acumula com a reforma de deputado, ISTO É UMA AFRONTA PARA MIM CONTRIBUINTE ESCRAVO DESTA CORJA QUE DESGOVERNA NOSSO PORTUGAL.

    Exemplos como o acima citado são muitos, e muitos, que não irei aqui referir, pois são de dominio público.

    O que mais me causa irritação, é a ausencia de reacção dos Portugueses.

    ACORDEM PORRA !!!!!!!!!!!!!!!
    DEIXEM DE VER NOVELAS IMBECIS.
    DEIXEM DE SE ENTRETER COM A MERDA DO FUTEBOL.
    NÃO SEJAM MANIPULADOS PELA RELIGIÃO.

    Já não sei o que posso mais dizer.
    Eu trabalho fora de Portugal, aqui na Argélia, por em Portugal não haver trabalho digno bem remunerado.
    E não vejo alternativa a esta situação nos próximos tempos, é uma pena vermos nosso país se afundar na merda, provocada, não pelos contribuintes que sustentam esta corja, mas por uma minoria que vive a chupar nas tetas inesgotáveis de nossos impostos.

    Vamos ver o que vai acontecer, mas prevejo tempos muito dificeis em Portugal.

    Um abraço a todos.

    Ramiro Lopes Andrade

    ramirolopesnadrade.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Mas existe um estudo do Omega3 sobre o cancro nas mulheres

    http://www.eurekalert.org/pub_releases/2010-07/aafc-fom070110.php

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20615886

    ResponderEliminar
  3. Caro Osga,
    O estudo a que se refere não é um estudo padronizado. Não sabemos quais as doses de Omega 3 ingeridas, a sua ingestão é apenas baseada num inquérito escrito pelas próprias mulheres.
    O estudo não é duplamente cego, isto é, versus placebo.
    Vários factores podem influênciar o menor aparecimento de cancro nessas mulheres que tomam Omega 3: são pessoas que cuidam mais da sua alimentação em geral, podem ter maior preocupação com a sua saúde e fazer mais exames de restreio médico,...
    Em contrapartida, o novo estudo agora planeado (http://www.vitalstudy.org/) tem em conta todos estes factores e será, esse sim, mais elucidativo.

    ResponderEliminar
  4. os estudos são o que são, como as estatisticas e as sondagens, dizem o que se quer que se diga, e se um suplemento alimentar ameaça reduzir os entupimentos arteriais então é melhor estudar o assunto e concluir o que já estav concluído - tanto se faz como se fez. Brilhante esta ciência médica que aprendeu nos livros dos politicos e faz da gente gato-sapato

    ResponderEliminar
  5. Inútil é esta mentalidade pequena de muitas pessoas que não querem que nosso povo tenha uma saúde melhor! Não entendem nada de nutrição e se agarram em poucos estudos "furados" contra inumeros estudos que mostram grandes benefícios do Omega3 para a Saúde em geral, seja, na alimentação seja em cápsulas.
    Estes estudos em geral são "furados" porque na maioria das vezes recorrem a pessoas que já tem problemas cardiovasculares e a matpéria chega a ser irresponsável porque o Omega3 tem outras indicações benéficas para a Saúde.
    s suplementos em geral funcionam com melhor resultado quando são administrados em conjunto e considerando as característica e necessidades de cada indivíduo, ou seja não é a mesma formulação e a mesma dosagem que funciona para todos da mesma forma.
    Omega 3 é saúde e muita saúde!!

    ResponderEliminar