terça-feira, 30 de junho de 2009

Colesterol: Como se "falsifica" um estudo clínico...



O colesterol está na moda, rende milhões de Euros aos laboratórios farmacêuticos e à indústria alimentar, através das suas margarinas e iogurtes pretensamente anti-colesterol.


Apesar dos niveis de colesterol nas mulheres e idosos, não terem qualquer influência na morbilidade ou mortalidade, estes medicamentos continuam a ser prescritos. Muitos investigadores pensam até, que baixar os niveis de colesterol em qualquer pessoa, homem ou mulher, não tem qualquer utilidade.











Mas, apesar dessas opiniões vindas de investigadores prestigiados, os estudos continuam a sugerir a importância do coleserol, como num dos últimos, chamado JUPITER, que revela que a Rosuvastatina (comercializada em Portugal com os nomes de Crestor da Astrazeneca e Visacor da Medinfar), reduz espectacularmente o risco cardiovascular.

Mas será mesmo assim...



Objectivo do estudo:


Estudar o efeito cardioprotector da Rosuvastatina, em pessoas, sem antecedentes cardiovasculares, com niveis de colesterol baixo ou normail, mas com a Proteina C-Reactiva (PCR) elevada. Pensa-se, actualmente, que esta última corresponde a um factor de risco importante neste tipo de patologia.


As conclusões deste estudo, foi publicado na prestigiada revista médica New England Journal of Medicine, a 20 de novembro de 2008.


http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18997196?dopt=Abstract


O estudo foi interrompido ao fim de 21 meses (devia durar 5 anos) porque os resultados dos beneficios eram de tal modo espectaculares, que era incorrecto deixar o grupo placebo sem tratamento. Fala-se de uma de redução de 50% das complicações cardiovasculares com a toma continua de Rosuvastatina. Incrível! Mas será mesmo ?



Análises dos resultados...



Esta análise, apesar de sumária, pode parecer massuda para um não-médico, mas vale a pena e é essencial para compreender como se manipulam estudos de substâncias farmacêuticas.

Grande parte destes comentários, foram tirados do excelente artigo do Dr. Michel de Lorgeril, cardiologista e investigador no CNRS (Centre National de Recherche Scientifique).

http://michel.delorgeril.info/index.php/2008/12/09/19-que-penser-de-jupiter-mensonges-et-propagande-encore-baroud-dhonneur-avant-banqueroute


Os resultados globais são os seguintes:



Curiosamente não temos dados quanto á mortalidade cardiovascular.

Mas podemos fazer as contas.

Deduzimos que a mortalidade por enfartes mortais é de 9 , no grupo com rosuvastatina (é a diferença entre "qualquer ocurrência miocardica" e "enfartes não mortais", nas linhas 2 e 3, isto é 31-22). Se nós fizermos as mesmas contas para o grupo placebo, que não temova qualquer medicação, temos 6 (68-62).

O mesmo se passa para os AVC mortais. No grupo com rosuvastatina, a mortalidade é de 3 (diferença entre "qualquer AVC" e "AVC não fatais" (linhas 4 e 5, isto é 33-30). Para o grupo placebo a mortaliade é de 6 (64-58).

Temos portanto no conjunto da mortalidade por acidente cardiovascular (infartes + AVC) os dois grupos completamente idênticos, 12 mortes para o grupo rosuvastatina e 12 mortes para o grupo placebo.

Agora, já percebemos melhor o facto da mortalidade não se encontrar referida, pois é igual nos dois grupos! O resultado espectacular na primeira linha, que representa todas as complicações, algumas das quais não o são. como a revascularização, é enganadora.


Um número de enfartos mortais estranhamente baixo!


Enfartos mortais de 9 ou 6, contra 62 ou 22 infartos não mortais, é um resultado incoerente. Pois desde há muito tempo que se sabe, que 50% dos infartes (com uma variação de 30 a 70% dependendo dos estudos e da população) são mortais nas semanas seguintes.

O que, por consequência, não bate certo com estes 29% no grupo rosuvastatina e 8,8% no grupo placebo.

Melhor ainda, isso revelaria uma mortalidade 3 vezes superior no grupo da rosuvastatina!





Interesses financeiros astronómicos...












  • Este estudo foi realizado em 17 802 doentes, mas os dados de cada doente, como sempre, pertence aos investigadores, não podem ser consultados. Só depois de "filtrados", é que são entregues aos profissionais das estatísticas.

  • O estudo é patrocinado e pago pelo laboratório farmacêutico que, obviamente, tem interesses financeiros e comerciais. Aliás, a indústria farmacêutica, é das poucas indústrias que avalia ela própria os seus produtos...

  • O principal investigador, o Dr. Ridker, tem uma patente registrada, como co-inventor do conceito do processo inflamatório vascular nas doenças cardiovasculares, este recebe "royalties" cada vez que é usado um Kit para a medição da PCR...

A coberto de estudos cientificos "insuspeitos", os médicos, são confrontados com verdades inquestionáveis. A grande maoiria da formação continua pós-licenciatura é fornecida pelo laboratórios farmacêutico e praticamente toda a informação medicamentosa através dos seus delegados de informação médica. Este acreditam piamente nos estudos, realizados pelos próprios laboratórios onde a independência não existe.

A propaganda destas multinacionais, fizeram-nos acreditar no mito do colesterol. Este é, por conveniência, o inimigo público número um.


Os doentes querem controlar o seu colesterol constantemente, para muitos, todos os meses seria o ideal. O medo está há muito tempo lançado, dificil será voltar atrás.


Calcula-se que, 30 milhões de pessoas em todo o mundo, toma medicamentos para baixar o colesterol, estes representam para a indústria farmacêutica benefícios anuais de 28 mil milhões de Dólares...

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Irão: E se as imagens da morte de "Neda" fossem fabricadas?



Todos nós vimos chocados o video da morte da jovem iraniana Neda. Todas as televisões e jornais mostram as imagens que percorreram o mundo. Esta morte tornou-a num mártir e servem de bandeira à oposição de Ahmadinejad e um ícone para o ocidente.


E se estas imagens fossem forjadas?


Antes de mais, como sempre,temos de fazer a seguinte pergunta: quem benefícia com este acontecimento?




Seguramente não será o actual governo, desejoso de acalmar a situação. As ordens são de não provocar mortos, apesar de os ter havido.


Quem benefícia com estas imagens são os partidários de Mussavi e os governos ocidentais. Este episódio, por muito trágico que seja, conforta os paises ocidentais e diaboliza o sanguinário Ahmadinejad, que a breve prazo vai necessitar de uma intervenção militar (se a destabilização não funcionar) para por ordem este país governado por um ditador implacável, como foi o caso no Iraque com Saddam Hussein.



Imagens fabricadas...







Mas voltemos ao video. Trata-se de um video anónimo, posto a circular por uma amiga, de um iraniano que vive em Teerão. Este vive na Holanda, tem 34 anos e chama-se Hamed Rad.



Para informação a sua profissão é...designer gráfico! Coincidência.

As imagens apresentadas são descontextualizadas. Não vemos quaisquer manifestantes, a rua parece calma, com pouca gente.

Existem duas versões, com dois angulos diferentes da mesma cena. Se já uma filmagem destas é um episódio de"sorte", dois ainda mais.

Os planos parecem perfeitos para imagens sob stress.

A qualidade é muito boa. Bons telemóveis. O som também é excelente, sem grande ruido de fundo, e perfeitamente percetivel.

Tudo parece encenado.

Mas hà mais...

A posição de Neda é estranha para quem acabou de ser atingida por um tiro certeiro, com morte quase instatânea, as pernas estão ligeiramente flectidas.

Para alguém que foi atingida no torax, o sangue corre abundantemente, demasiado abundante, até cobrir grande parte da cara. O colapso cardiaco suprime a irrigação periférica, a maior parte da hemorragia é interna, o sangue já não é bombiado pelo coração, quanto muito poderá correr lentamente pela boca e o nariz, nunca com essa abundância e rapidez.

O sangue não surge por pressão torácica, os dois homens presentes não fazem qualquer pressão, aliás não se percebe muito bem o que estão a faz com as mãos pousadas na zona inferior do pescoço ou por duas vezes perto da cara.

Este sangue, só surge, estranhamente, quando a câmara está bem posicionada.


Resumindo esta cena parece um filme bem montado, com actores desajeitados, com planos de filmagem bem preparados.

http://www.alterinfo.net/Arrets-Sur-Images-D-Une-Video-Suspecte-Neda-L-Icone-De-La-Propagande-Mediatique-Pre-Pro-Guerre-avec-video_a33732.html




Declarações pouco convincentes.





Quanto às declarações do "noivo" da "vitima", estas ainda são mais estranhas.


Estariam "bloqueiados por um engarrafamento, e perturbada pelo calor, ela sai do carro para ver o que se estava a passar" (!). Esta não estaria a participar na manifestação. Aliás ela não apoia nenhum dos candidatos, apenas é partidária da liberdade. É perfeito, um mátir perfeito. Como nós ocidentais, ela só queria a liberdade.

Mas hà mais.

No meio de isto tudo, alguém viu os disparos, e claro vinham dos apoiantes do actual presidente!



http://www.lepost.fr/article/2009/06/23/1591150_iran-le-fiance-de-neda-s-exprime-sur-la-mort-de-la-jeune-femme.html



Internet, imagens e manipulação.






Sendo nos dias de hoje, as imagens o meio mais poderoso de informação, a história recente está repleta de manipulações das imagens, tornadas cada vez mais fácies com os novos meios informáticos.



Certas imagens no Kosovo foram prova disso. Lembram-se das imagens forjadas pelos americanos durante a primeira guerra do Golfo, onde uma mãe no Kuwait chorava o seu bébé retirado de uma incubadora pelos soldados iraquianos. Mais tarde soube-se que se tratava de um membro da familia real kowaitiana e que a encenação tinha sido feita pelos americanos para sensibilizar o mundo pela justiça da sua intervenção.



Desde há muito tempo que os americanos perceberam que poderiam servir-se da internet para benefício próprio. Já em 2007 vários internautas referem petições fictícias, para apoio, on-line, de jóvens iranianas vitimas de maus tratos. Não é que estes não existão. Mas estas imagens eram promovidos pela CIA para, pouco a pouco inculcar a ideia, de que o Iraque é um estado máu, fazendo parte do "eixo do mal".

http://libertesinternets.wordpress.com/2007/08/22/petition-iranienne-les-traces-remontent-vers-la-ciansa/

A CIA na Internet.




Sabia que, a CIA tem um fundo de capital de risco (a In-Q-Tel) que investiu 40 milhões de Dólares no Facebook? Porquê? Porque este é uma rede social que permite arquivar os dados dos utilizadores, moradas e redes sociais, dados preciosos dos frequantadores.


http://libertesinternets.wordpress.com/2009/06/19/pourquoi-la-cia-a-telle-investi-40-millions-de-dollars-dans-facebook/


Facebook, como recentemente Twitter estão nas mãos da CIA, e são utilizados hoje em dia para manipular as informações que julgamos ser verdadeiras.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Baixar o colesterol: sem qualquer interesse nas mulheres e idosos.

Apesar do colesterol ser um factor de risco, no meio de muitos, este foi eleito o inimigo de todos os males. Para qualquer valor acima dos valores limites, todo o pretenso doente recebe o comprimido milagre, que vai fazer que este fique protegido de doenças cardiovasculares. O problema é que estes não têem qualquer utilidade nas mulheres e pessoas idosas. Mas isto, nunca é dito, porque faria cair o consumo das estatinas para menos de metade, e isso é o que a indústria farmacêutica não quer...





Colesterol e doenças cardiovasculares.









Nos anos de 1950, o estudo de Framingham, mostrava que um dos factores de risco para as doenças cardiovasculares era níveis altos de colesterol. Como era difícil actuar em muitos dos factores de risco, com o aparecimento das estatinas que baixavam o colesterol, este foi eleito, o inimigo a abater.




Com vista a conquistar nichos de mercado cada vez maiores, o limite máximo foi baixando, à custa de estudos, alguns dos quais duvidosos, para passar em poucos anos de 240 para 190.





As estatinas são ineficazes nas mulheres...




Desde há muito anos, que os estudos mostravam não haver qualquer interesse em baixar os níveis de colesterol nas mulheres, tanto nas que não tinham doenças cardiovasculares, como os portadoras dessas doenças.
Não existe qualquer relação, no sexo feminino, entre o aumento do colesterol, e a mortalidade, assim como no aumento dos episódios de doenças cardiacas.

http://www.sciencedaily.com/releases/2008/09/080917145147.htm

http://www.pharmalot.com/2008/09/lipitor-advertising-women-grounds-for-a-lawsuit/

http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2008/09/21/tahor-et-les-autres-statines-n-ont-guere-d-effets-protecteur.html

http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2008/09/25/femmes-et-statines-les-firmes-distillent-la-peur-pour-eriger.html



Surpreendido?

Então por que é que os médicos continuam a receitar esses medicamentos?


Porque em nos ensaios (realizados pela indústria farmacêutica) os resultados entre homens e mulheres, são voluntáriamente diluidos sem distinção de género.

Assim o colesterol tornou-se num mito e raro é o doente que ao pedir análises não insista em que estas contenham os valores do colesterol.

Muito estudos independentes, também mostram que acima dos 60 anos a redução dos níveis de colesterol, não apresentam qualquer redução dos riscos cardiovasculares, tanto para os homens como para as mulheres. Mas isto também os laboratórios farmacêuticos fazem questão de o esconder.



Processo contra a Pfizer...





Em 2006, foi instituído um processo contra o gigante farmacêutico Pfizer, por este não mencionar a ausência de qualquer efeito da sua estatina, atorvastatina (Zarator), a mais vendida no mundo, nas mulheres e idosos...


http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1137248

http://www.medscape.com/viewarticle/587563_print

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Gardasil: Quando os riscos ultrapassam os benefícios...

.


Quando uma campanha mediática afirma que existe uma "vacina contra o cancro do colo do útero", quais são os pais que recusam vacinar as suas filhas?

A maquina publicitária da industria farmacêutica, pôs à venda a vacina mais lucrativa da história. Uma vacina mal estudada, com efeitos secundários graves, que não protege de praticamente nada, e que no entanto continua a vender-se bem...






A técnica do medo...



Os grandes laboratórios farmacêuticos, Sanofi Pasteur MSD, GSK e Merck, colocaram no mercado uma vacina com o slogan: proteger contra o cancro do colo do útero. Na realidade, esta vacina protege apenas contra certas estirpes (HPV 16 e 18) do Virus do Papiloma Humano, sexualmente transmissível, implicado no possível desenvolvimento do cancro do útero.


As poucas informações disponíveis são dos próprios laboratórios farmacêuticos. Fala-se em 70% de protecção, mas esse número baseia-se no facto do HPV 16 e 18, contidos nas vacinas, serem as estirpes responsáveis do cancro uterino.


Este é um valor teórico. Por exemplo, não sabemos se este nicho biológico uma vez eliminado, não irá promover o aumento de outras estirpes que virão ocupar o lugar deixado vago, como pensa um especialista em infecciologia no New England Journal of Medicine.


http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2008/12/16/gardasil-et-cervarix-sur-la-sellette-en-allemagne-13-medecin.html#more


Ainda não foi feito nenhum estudo para comparar o aparecimento do cancro do útero em mulheres vacinadas com um grupo de não vacinadas.


Num estudo do próprio laboratório Sanofi Pasteur MSD, em 12 000 mulheres vacinadas, a incidência de lesões pré-cancerosas foi reduzida de ...17%, longe dos 70 % anunciados.


Os estudos que existem foram feitos durante um período de 3 anos.
Depois, ninguém sabe. Será que a protecção para os HPV 16 e 18 se mantém? Serão necessários reforços?

Pensa-se que existem umas 16 estirpes de HPV potencialmente cancerigenas.

Temos também de ter em conta, o que raramente é referenciado: que o próprio sistema imunitário combate e cura a maioria dessas infecções sem qualquer tratamento. Mesmo das que chegam a desenvolver-se e a transformarem-se em cancros cervical intraepitelial moderado, 40% delas regridem espontâneamente.


Uma vacina para os países em via de desenvolvimento.



Um artigo publicado na prestigiada revista JAMA em 2007, refere que, nos Estados Unidos, a prevalência de HPV (no conjunto de todas as estirpes) é de 26,8%. Para os casos de HPV 6,11,16 e 18 é apenas de 3,4%, no caso do único HPV 16 é de... 1,5% e do HPV 18 de... 0,8%!


http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17327523?dopt=AbstractPlus


Na realidade as estirpes HPV 16 e 18, são frequente nos países em vias de desenvolvimento, mas raras nos países ocidentais.

Num estudo feito à população feminina de Barcelona, a incidência de todos os serotipos de HPV era de apenas...2,98%! E dessas 973 mulheres, apenas 6, eram-no pelo HPV 16 e nenhuma pelo HPV 18!


http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2008/06/13/frequence-de-tous-les-serotypes-hpv-a-barcelone-3-le-gardasi.html


http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2008/09/30/un-editorial-du-nejm-doute-de-l-utilite-du-gardasil-et-crain.html


Muitas duvidas em muitos países...




Na Áustria, em 2008, o governo decidiu retirar as vacinas Gardasil e Cervarix das recomendações oficiais e deixou de as reembolsar. Isto aconteceu após se ter registado uma vitima mortal a seguir à vacinação.


Nos Estados Unidos, 10 mortos após vacinação, desses: 3 de causa desconhecida, e 5 a esclarecer se existe uma ligação directa com a vacina.



Na Austrália, um grupo de médicos pede, na revista Medical Journal of Australia, que seja feito um estudo aprofundado sobre o Gardasil, após a ocorrência de 3 casos de pancreatite, possivelmente associados à vacina.


http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2008/10/26/des-medecins-australiens-demandent-une-“revision-majeure”-du.html


Na Suíça, o Prof. Alvarez-Dardet sublinha as incertezas e os risco da vacina. Ele vai mais longe e denúncia, que se está perante uma experimentação directa e em grande escala na população.


http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2008/09/12/des-medecins-suisses-soulignent-les-incertitudes-et-les-risq.html


http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2008/06/05/gardasil-le-pr-alvarez-dardet-denonce-les-mensonges-du-lobby.html


Recentemente, em Espanha, dois casos graves de convulsões e perda de conhecimento, em duas jovens raparigas saudáveis, minutos após a vacinação com Gardesil, levantou mais uma vez a polémica. Mais de metade dos médicos de saúde pública das universidades espanholas assinaram um manifesto, a pedir a suspensão da vacina, até serem melhor investigadas as reacções adversas.


http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2009/02/11/lot-de-gardasil-contamine-ou-effets-secondaires-deux-espagno.html#more


A Alemanha, vai rever as recomendações da vacinação, após um novo exame mais aprofundado.


http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2009/04/30/gardasil-reexamen-des-recommandations-vaccinales-allemandes.html#more


Em Portugal, após ter sido integrada no Plano Nacional de Vacinação em 2008, foram registados, até agora 21 casos de efeitos secundários, dos quais 14 graves.


Desde 1 de julho de 2008 (Wall Street Journal) o governo dos Estados Unidos, impõe a vacinação obrigatória, para todas as mulheres entre 11 e 26 anos, imigrantes, que requerem a nacionalidade americana, quando esta vacina não faz parte do plano de vacinação dos USA!


http://online.wsj.com/article/SB122282354408892791.html


http://pharmacritique.20minutes-blogs.fr/archive/2008/10/16/la-politique-bras-arme-de-merck-sans-gardasil-point-de-resid.html





Não vacinem as vossas filhas...




A Agência Europeia de Medicamentos (EMEA) emitiu um comunicado, reiterando, que o benefício continua a ser maior do que o risco na vacinação contra o HPV.



Esta agência é financiada em mais de 70% por "Fundações" e o lobby farmacêutico!



Claro que o INFARMED, na circular de 19/02/2009 fez o mesmo: a vacina é segura.






Em Portugal, o cancro do colo do útero representa menos de 6% de todos os cancros na mulher. Faz cerca de 400 vitimas por ano. Um número muito pequeno, para o investimento feito na vacinação. Claro que uma morte, é uma morte, mas seria mais útil investir esse dinheiro na prevenção, através por exemplo do esfregaço do colo do útero (Papanicolau), e dotando por exemplo, os centros de saúde de especialistas em ginecologia.


Após a campanha do medo, seguida da solução mentirosa da vacina contra "o cancro do colo do útero", é muito difícil explicar a uma mãe que não deve vacinar a sua filha.


Esta vacina é inútil e pode conferir uma falsa sensação de protecção para as doenças sexualmente transmissíveis. Não existem dados a longo prazo sobre esta vacina, e sobretudo parecem existir efeitos secundários graves e por vezes mortais relacionados com a vacina...


.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Eleições no Iran e manipulação....mediática.

Os iranianos mal tinham acabado de votar, ainda os resultados oficiais não tinham saído, e as televisões ocidentais mostravam manifestações "expontâneas" de opositores ao actual presidente Ahmadinejad. A imprensa falava de fraude eleitoral. E se os resultados fossem mesmo os divulgados pelas entidades iranianas? Quem manipula a oposição? Quem beneficia com a imagem do actual Irão que nos querem vender?





O Irão um país rico em petróleo, onde a população vive na pobreza.



Apesar de ser o 4º maior produtor de pretróleo do mundo e de ter a 2ª maior reserva mundial de gás, o Iran é um país pobre, onde a maior parte da sua população vive na miséria. Apesar de tudo, nos últimos 4 anos o seu PIB duplicou, passando de 222 para 442 mil mihões de Dólares, e na mesma proporção o PIB por habitante, segundo dados do FMI.



http://www.interex.fr/fr/fiches-pays/iran/indicateurs-economiques




Uma das razões da popularidade de Ahmadinejad, foi o ter destribuido parte dos beneficios petroliferos às camadas mais pobres, no interior do país.



http://www.lepoint.fr/actualites-monde/2009-06-13/iran-ahmadinejad-les-raisons-d-une-victoire/924/0/352312




Com a baixa recente do preço do petróleo e com estructuras económicas pouco diversificadas, o país está a entrar pouco a pouco numa crise grave, com taxas de inflação anuais de 40% e números de desemprego da mesma ordem.



Paralelamente, desenvolveu-se uma classe média-alta nas grandes cidades, sobretodo na capital Teerão. São estes, que juntamente com uma parte importante das camadas mais jovens, apoiaram Moussavi, o candidato directo do actual presidente.



http://www.agoravox.fr/tribune-libre/article/a-quoi-joue-mir-hossein-moussavi-57777





Qualquer que seja o presidente, temos de ter en consideração que o poder está nas mão do Guia Supremo, o Ayatollah Khamenei, ele é que nomea os membros do Conselho de Guardiães. Nem as Forças Armadas, nem a Justiça, por exemplo, estão nas mãos do presidente.






Afinal, quem ganhou as eleições presidenciais?



Segundo os dados oficiais, a taxa de participação terá sido de 85%, que a ser verdade, faria corar qualquer democracia ocidental. O actual presidente Ahmadinejad terá tido 64% dos votos, Moussavi metade.




Claro, que uma fraude é sempre possível, se bem que parece difícil uma tal manipulação, quando sabemos que a única sondagem independente de Ken Ballen (do Center for Public Opinion, sem fins lucrativos) e de Patrick Doherty (do New Amerrica Foundation, também sem fins lucrativos) dizem exactamente o contrário do que é propagandeado nos "media" oficiais. As amostras foram de todas as 30 provincias do Irão, e não só da capital e de certos locais chiques de Teerão, mostrados nas reportagens, onde uma população abastada prefere o "reformista" Moussavi. Eles chegaram á conclusão que as intenções de voto, 3 semanas antes das eleições, eram de 2 para 1 a favor do actual presidente.



http://www.alterinfo.net/Etes-vous-pret-a-la-guerre-contre-l-iran-diabolise_a33454.html





A CIA nas eleições iranianas...






Porquê um tão grande interesse nas eleições iranianas. Aquando de eleições notros países não vemos o mesmo envolvimento mediático. Alguém sabe quem governa a India, que teve eleições recentes? Se é verdade que o papel da mulher é inqualificavel no Irão, não deixa de ser verdade que esta tem mais ou menos as mesmas condições na amiga americana Arábia Saudita. Algum ouviu alguma palavra crítica americana?




Na realidade os Estados Unidos pensam que atacar o Irão é um risco muito grande, nesta região complicada, e que seria mais fácil a destabilização interna, com a colocação de um governo fantoche.




O antigo chefe militar do Paquistão, o General Mirza Aslam Beig, afirmou esta semana que tem na sua posse documentos que provam o envolvimento da CIA, com 400 milhões de Dólares, para a destabilização eleitoral e pós-eleitoral.



http://www.presstv.ir/detail.aspx?id=98200&sectionid=351020401





Admirado?


Não foi assim que a maoiria dos governos da América do Sul nasceram e morreram? Não foi assim que os americanos instalaram o governo fantoche do Shah Reza Pahlavi.


Os USA nunca perdoaram ao Irão ter sido de ter sido o primeiro país do mundo a nacionalizar as suas matérias primas.



O "site" twitter foi largamente utilizado no Irão pelos apoiantes de Moussavi (en inglês!) para divulgar informações sobre os confrontos, com fotos de feridos e mortos. Essas mensagens eram anónimas. O governo americano pediu para a twitter adiar a manutenção do seu "site", programada para essa altura, para não prejudicar a troca de informações...





"Direitos Internacionais" de sentido único...



Ingerência.

Que direito politico ou moral têem os USA, GB, Alemanha , França e até o nosso governo, de declarar que as eleições no Irão foram fraudulentas?



Armas nucleares.


Dizem-nos que o Irão não tem o direito de possuir armas nucleares. Qual é a lei internacional que o permite aos USA, GB, França, China, India, Pakistão ou Israel?



Venda de armas.


O Irão não deve vender armas ao Hamas ou ao Hezbollah. Mas os USA têem o direito das fornecer, entre outros, ao Egipto e a Israel.



http://www.alterinfo.net/Washington-s-ingere-et-demande-a-Twitter-de-maintenir-son-service-en-Iran_a33425.html


http://www.alterinfo.net/La-grande,-internationale,-demoniaque-et-vraiment-effrayante-menace-iranienne_a33411.html



http://www.alterinfo.net/De-Mossadegh-a-Ahmadinejad-La-CIA-et-le-laboratoire-iranien-par-Thierry-Meyssan_a33449.html

quarta-feira, 17 de junho de 2009

O planeta está a.....arrefecer!



Todos os dias os "media" nos culpabilizam pelo aquecimento global. O Homem seria responsável por tudos os males do planeta Terra, furacões, tsunamis, cheias, tudo é da nossa culpa, tudo é da sua culpa! Esta fé quase religiosa, do paraíso perdido por culpa dos humanos para com a mãe natureza, é aceita como um facto, apesar de não passar de um mito. Qualquer cientista que põe em caso este dogma é visto como um herege.







O aquecimento ou arrefecimento terrestre está intimamente ligado à actividade magnética solar. Este campo magnético manisfesta-se na superfície do sol sob a forma de manchas solares.

Nos períodos de grande actividade solar, a terra aquece, e inversamente, quando as manchas solares são raras, assiste-se a um arefecimento pronunciado da temperatura média terrestre.




Estes ciclos são conhecidos desde há muito tempo. Temos ciclos pequenos, de pequena amplitude termica, com cerca de 22 anos. Depois temos ciclos mais longos de maior amplitude, com duração de 52, 88 e 105 anos. Por fim, temos ciclos ainda mais longos, de pequena amplitude, com duração de 212 e 420 anos.
Podemos ver estes diferentes ciclos nos gráficos seguintes, em que temos em abcissa os anos e em ordenada a média mensal de manchas solares:





Se realizar-mos a sobreposição dos vários ciclos, obtemos o seguinte gráfico:







Como podemos observar, a média mensal de manchas solares vai baixar até atingir os valotres mais baixos por volta de 2040.

A observação das manchas solares, com númerosos gráficos, podem ser consultados no "site" da NASA. Os própios admitem, que talvés este seja o fenómeno determinante da temperatura terrestre e essencial para as previsões futuras.

Actualmente, o número das manchas solares têem vindo a decrescer nos últimos anos, a tal ponto que nos últimos meses são inexistentes.

Portanto, apesar do alarmismo liderado por um grupo político-económico denominado GIEC, a temperatura média terrestre vai baixar até níveis provavelmente preocupantes para uma actividade humana confortável.

O GIEC (Grupo Intergovernamental para o Evolução do Clima) é uma organização dependente da ONU, criada em 1988 a pedido do G7 (USA, Japão , Alemanha, França, Reino Unido, Canada e Itália), pela OMM (Oragnização Meteorológica Mundial) e o Programa para o Ambiente das Nações Unidas. O seu nome em inglês é IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change).

Este organismo, juntamente com Al Gore, receberam o Prémio Nobel da Paz! em 2007 !?

O seu objectivo é: examinar, sintetisar e emitir relatórios sobre a "influencia do Homem no clima". Portanto os seus membros, não põem, nem podem por, em causa a influencia do Homem no clima. Resumindo as conclusões dos trabalhos dos seus membros já se encontram decididas nos objectivos.


Na realidade o GIEC é um instrumento político, onde poucos dos seus 2500 "especialistas" são climatologistas.



http://global-warming-and-the-climate.com/fr/fr-abrupt-climate-change-action.htm


http://fr.wikipedia.org/wiki/Controverses_sur_le_réchauffement_climatique

http://www.meteoetclimat.over-blog.com/categorie-1177616.html

http://skyfal.free.fr/?p=51

terça-feira, 16 de junho de 2009

Se as Armas Climáticas não existem, porquê uma convenção a proibi-las?



Muita gente acredita que as armas climáticas pertencem à ficção científica ou são fruto alguma teoria da conspiração. Se assim fosse não seria necessário assinar convenções e resoluções para proibir o uso de uma coisa que não existe ou que poderá vir a existir.


Os extractos seguintes fazem parte dos textos oficiais correspondentes. Como veremos são elucidativos...




Convenção ENMOD do Comité da Cruz Vermelha Internacional.



A convenção de 1976 sobre a proibição do uso de técnicas militares que modifiquem o ambiente, entrou em vigor a 5 de outubro de 1978. É conhecida como ENMOD (Environnental Modification Convention, mais exactamente, Conventio on the Prohibition of Military or Any Other Hostile Use of Environnental Modification Techniques).




O texto completo pode ser consultado na página oficial do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICR).




Nele podemos ler, que este acordo proibe entre outros: "... fenómenos podendo resultar da utilização de técnicas de modificação do meio ambiente como: tremores de terra, tsunamis, alterações do equilíbrio ecológico de uma região, modificações atmosféricas (nuvens, precipitações, ciclones e tornados), modificação das condições climáticas, das correntes oceânicas, do estado da camada de ozono ou da ionosféra."


Não se podia ser mais claro, afinal essa possibilidade existe.








Resolução da União Europeia.



Uns anos mais tarde, a 28 de janeiro de 1999, a União Europeia emitia uma resolução. no quadro do ambiente, segurança e política estrangeira.
Nela podemos ler: "...considerando que a investigação militar está actualmente centrada sobre a manipulação do meio ambiente para fins militares, e isto apesar das convenções existentes, como é por exemplo o sistema HAARP baseado no Alásca."
Afinal o sitema HAARP sempre tem fins militares.

Mas há mais... "considera (UE) que o projecto HAARP (High Frequency Active Auroral Research Project), dado o seu impacto geral ambiental, é um problema de alcance mundial"... "e lamenta que o governo dos Estados Unidos tenha, reiteradamente, recusado enviar um representante para testemunhar sobre os riscos para o ambiente e as populações do projecto HAARP..."
Porque será?

"... poder examinar as provas científicas e técnicas, assim como os resultados existentes das investigações do programa HAARP, para poder avaliar a natureza e a grandeza exactas do perigo que HAARP representa para o meio ambiente local e mundial e a saúde pública em geral."
Ainda estamos à espera.

" Pede (UE) que seja estabelecido um acordo internacional para que seja proibido, à escala mundial, qualquer desenvolvimento e implantação de armas que poderão abrir a porta a toda e qualquer forma de manipulação do homen."
Caso não as haja!

sábado, 13 de junho de 2009

O nível médio dos oceanos não irá subir !




Contrariamente ao que vos querem fazer querer, a Terra estará a arrefecer. Surpreendido?


A curto prazo, iremos até entrar numa pequena época de arrefecimento intenso com um pico de temperaturas particularmente baixas, por volta do ano 2040. E esse arrefecimento já começou...








Todos nos habituámos a ver nos telejornais, enormes blocos de gelo a desprender-se e a flutuar no oceano.

O filme de Al Gore vem-nos logo à memória.


Dizem-nos que, ao derreter os icebergs provenientes das banquisas irão fazer subir o nível dos oceanos.

Só por si, isto não é verdade.

A física elementar diz-nos que o nível se manterá igual.





Podem fazer, em casa, a experiência de encher meio copo com água e nele colocar um ou dois cubos de gelo. Faça uma marca representando o nível da superfície da água. Deixe derreter o gelo e no fim verifique que o nível se manteve invariável.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Princípio_de_Arquimedes







A unica maneira de fazer subir o nível do oceano seria através do derretimento das camadas de gelo que se localizam sobre as grandes superfícies terrestres, e não o proveniente das banquisas que se encontram sobre o mar. Essas princípais superfícies são a Gronelândia e o Antártico.


Mas o que os "media" e os orgãos ofíciais da desgraça do aquecimento global não dizem, é que a espessura de gelo nas regiões centrais dessas terras está a... aumentar!





O climatologista norueguês Ola Johannessen, publicou na prestigiada revista científica "Science" (21 de outubro de 2005), um artigo, em que as várias medições referem um aumento de cerca de 6,4cm por ano, da camada de gelo, acima dos 1500m, nas regiões interiores da Gronelândia, e um aumento total de 60cm nos últimos 11 anos.

Abaixo dos 1500m registou uma diminuição de 2cm por ano, sendo todavia um saldo claramente positivo.

Ele explica este fenómeno pelo facto que o ar frio, formado por cima do Ártico e exportado sob a forma de anticiclones móveis polares (AMP), provoca o regresso na frente desses AMP, de um ar ciclónico quente e humido vindo do sul.
Esse ar mais quente, por sua vez, aumenta a precipitação nos locais interiores mais altos da Gronelândia, que se faz sob a forma de neve.
Essa actividade, pelas leis da termodinamica, provoca o aumento da temperatura na periferia da Gronelândia, tendo como efeito o aumento do degelo das banquisas.


http://www.sciencemag.org/cgi/content/abstract/1115356v1


http://www.sciencemag.org/cgi/search?src=hw&site_area=sci&fulltext=ola+johannessen


O mesmo fenómeno passa-se no Antártico, só que aqui, o degelo observado no lado Oeste é compensado pelo aumento de gelo no lado Este desse continente. Isto é referido por Richard Alley, climatologista da Universidade de Pennsylvania, nesse mesmo número de "Science".


http://www.sciencemag.org/cgi/gca?SEARCHID=1&FULLTEXT=richard+alley+2005&FIRSTINDEX=0&hits=10&RESULTFORMAT=&gca=310%2F5747%2F456&sendit.x=30&sendit.y=8


http://www.sciencemag.org/cgi/search?src=hw&site_area=sci&fulltext=richard+alley+




Resumindo, estamos, pelos visto, a assistir a um degelo localizado nas periferias da Gronelândia e do Antártico, que não terá qualquer efeito no nível dos oceanos, e a um aumento da camada de gelo no interior dessas terras.


O mês passado terminou uma missão cientifíca alemã, a bordo do navio "Polastern". Após várias medições chegaram á conclusão que o mar profundo da Antártida está a...arrefecer! Imagens satelite do Verão antártico revelam a maior extensão de gelo marinho alguma vez registada...


http://www.cienciahoje.pt/26107

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Queda do Airbus da Air France: Teses e tretas na Internet.

A Internet ainda é um espaço livre para emitir várias opiniões. O que é bom. Todos têem direito a emitir opinião sobre um determinado acontecimente e no fundo todas podem ser válidas. Mas não devemos cair na histeria.




Internet e tretas.


Primeiro temos de por de parte as mais absurdas.

A vontade de deus?
Extraterrestres!
O triangulo da Bermudas. Zona aparentemente nova!

Temos também como sempre o caso de um brasileiro, pelos vistos iluminado, que tinha previsto estes acontecimentos em 2007, com a previsão das condições atmosféricas e tudo, e que prevê um novo acidente em África em dezembro de 2009!

http://www.jucelinodaluz.com.br/acidente_airfrance.htm

Acidente e sismo.


É uma tese muito curiosa, que merece reflecção. Seria a de um sismo, que aconteceu na mesma hora e no local suposto do acidente, e poderá ter proocado o acidente.

http://my.opera.com/nepmak2000/blog/an-earthquake-a-thunderstorm-and-an-airbus


É um facto, que nesse local aconteceu um sismo de intensidade 4,8 na escala de Richter com escala máxima de 9.
Portanto, antes de mais, esse sismo pode ser considerado banal. Apesar de ser verdade que nos locais sismicos existem uma forte emissão de ondas electromagnéticas essas são de fraca intensidade. Já foram registradas essas ondas e até terão tido interferencias nos sistemas de navegação aéreos. Mas estes nunca foram suficientes para desencadear perturbações suficientes para a perda de controlo das aeronaves, não esquecendo ainda para mais que que este não foi de uma intensidade inhabitual.


Respeito pelos familiares...


Muita gente acusa os que propõem teses sobre este infeliz acidente, de não respeitar a memória das vítimas.
Mas trata-se do contrário.
Os que não aceitam as teses ofíciais apressadas, também o fazem em nome das vítimas, e sobretudo da verdade. Neste mundo de negócios, em que o valor mais alto é o do dinheiro, existem outras vias.
Não aceitar a versão dos "media" com sendo "A Verdade". Saber que podem existir interesses insuspeitados, e não divulgados pelos meios de informação ao saldo dos grandes grupos financeiros, é uma forma de contribuir para a veradade. Os orgão oficiais não são isentos. Devemos tentar ler vários pontos de vista.
Devemos antes de mais questionar a quem aproveita este acidente. Ter em conta todos os interesses económicos existentes.
Depois voltar ao princípio, rever toda a informação disponível e formar uma opinião.
É o objectivo da criação deste "Blog".

terça-feira, 9 de junho de 2009

Airbus: mais um testemunho estranho...



Um estranho testemunho!




O jornal, "O Globo", relata o testemunho de um casal de advogados que tinha ido passar três semanas em lua de mel em Portugal. No regresso para São Paulo, no voo TAP 191, sairam na manhã de domingo e chegaram às 16h. Tratava-se de um aparelho do mesmo modelo, um Airbus 330, este episódio terá ocorrido na mesma area da queda do Airbus da Air France.


O avião terá sofrido uma turbulência de média intensidade e pouco depois todas as luzes do avião se terão apagado durante mais de uma hora. Foram feitas várias tentativas para ligar os monitores de televisão de bordo sem sucesso.



http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/06/01/casal-gaucho-conta-que-enfrentou-apagao-em-voo-com-airbus-300-da-tap-no-domingo-756141876.asp


Este relato, apesar de ser interessante, para a possível existência de um campo electromagnético intenso, deve ser encarado com prudência.



Antes de mais, é um relato aparentemente único. Seria interessante saber se os outros passageiros têem a mesma versão. De facto, todos os pilotos da TAP que fizeram este percurso dizem não ter notado nada de anormal durante os seus voos nessa zona. Portanto, este relato, deve ser analisado com muita precaução.


Já o relato dos pilotos da Air Comet, referido no artigo anterior, é mais elucidativo, quanto á ajuda na realização de um futuro inquérito. A analise dos eventuais testemunhos, uma dezena de aeronaves que se encontravam nesse local, também.



http://www.lefigaro.fr/actualite-france/2009/06/05/01016-20090605ARTFIG00005-af-447-les-vols-qui-ont-traverse-la-zone-analyses-.php



http://www.lefigaro.fr/lefigaromagazine/2009/06/06/01006-20090606ARTFIG00064--questions-sur-un-crash-mysterieux-.php




Mais um duel Boeing-Airbus...






O "Wall Street Jornal" refere mais um negócio interessante. A companhia aérea, United Airlines, tenciona aumentar a sua frota com 150 novos aparelhos. Foram contactados a Boeing e a Airbus. A decisão ainda não foi tomada.


O valor do contrato é de cerca de 10 000 milhões de Dólares.



http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/06/01/casal-gaucho-conta-que-enfrentou-apagao-em-voo-com-airbus-300-da-tap-no-domingo-756141876.asp



Este acidente do Airbus A330 não vem mesmo nada a calhar...

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Airbus, queda e controlo remoto

Foram-me enviados vários artigos, que inicialmente se destinavam a explicar o comportamento dos aviões implicados no 11 de setembro de 2001.

Estes teriam sido controlados á distancia.

Como hipótese possível para a estranha queda do Airbus A330-200, proveniente do Brasil, a semana passada, isto pode muito bem explicar o estranho comportamento da aeronave.





Voar e aterrar sem piloto!




Desde meados dos anos 90 que a NASA, Honeywell e Raytheon desenvolveram um sistema que permite que qualquer avião comercial possa voar e aterrar com uma precisão inferior a um metro, sem piloto.



O projecto inicial com o nome de WAAS (Wide Area Augmentation System) foi desenvolvido para poder ser utilizado na aviação civil em qualquer tipo de aeronave.



Após inúmeros testes, a Honeywell desenvolveu o que faltava, para além de poder controlar a navegação vertical e horizotal, agora tinha a ajuda dos satélites através do GPS. Em 1995, já na posse do "Differencial GPS Satellite Landins Sistem", a NASA fez 75 aterragens de um Boeing 757 com sucesso, mais tarde foi o United Parcel Service a realizar 50 aterragens com o mesmo aparelho e depois com o Boeing 767.


http://www.bluecoat.org/reports/Lewison_96_DGPS.pdf

http://www.sti.nasa.gov/tto/spinoff1998/t2.htm

http://www.tc.faa.gov/logistics/grants/success/OU.pdf




A 7 de setembro de 1998 a Americain Airlines e a United Airlines escolheram a Honeywell com o seu GPS "Pegasus" Flight Management System para equipar os seus Boeing 757 e 767.


http://www.aviationnow.com/shownews/farnday1/pressr15.htm



No dia 24 de agosto de 2000 a FAA (Federal Aviation Administration) anuncia, oficialmente, que todo o sistema está operacional. Este tem a parceria da empresa Raytheon. Esta empresa é uma das maiores empresas de armamento dos USA, fornecendo também material para a sociedade civil. É o maior produtor mundial de mísseis teleguiados.


http://www.faa.gov/news/press_releases/news_story.cfm?newsID=5249



Este sistema permite, desligar o piloto automático e, em caso de necessidade, como por exemplo, se os pilotos desmaiarem, ter todo o controlo de voo e aterragem. Este é feito a partir de um centro operacional localizado em terra.


Também, no caso de piratas do air tomarem contam dos destinos de uma aeronave, este sistema permite que de terra seja retomado o seu controlo, dado que este se sobrepõe aos comandos manuais.




Será possível controlar um avião sem que se saiba?




Não devemos cair na solução fácil, de apressadamente concluir que este sistema poderá estar na origem do acidente do Airbus da Air France.

Na realidade este aparelho não o possui. Tinha o sistema ACARS, que permitiu o envio de mensagens automática. Ele terá enviado 24 mensagens em 24 minutos, istose estas forem autênticas. E tem, entre outros sistemas, o FMS (Flight Management System) que permite gerir o consumo, a gestão dos motores...

É difícil imaginar que o sistema WAAS tenha sido instalado sem que a Air France o saiba.


Mas este sistema existe, foi oficializado.

http://www.rue89.com/2009/06/03/airbus-a330-pour-la-presse-bresilienne-air-france-na-pas-tout-dit


Será que, com tanta técnologia (e os actuais Airbus estão repletos dela), não é possível interferir no controlo das aeronaves sem o seu consentimento?




Aviões teleguiados no 11 de setembro.

Nos acontecimento do 11 de setembro, vários pilotos referiram que era muito difícil, aviões destas dimensões, "acertarem" em pleno voo numa superfície tão diminuta com as Torres Gémeas.




Uns dias antes, foi notíciado que alguns andares, próximos dos andares de impacto, tinham sido fechados para a instalação de importantes sistemas electrónicos. Será que foi a partir daí que foram telecomandados os aviões?



A apressada revelação da identidade dos implicados nos atentados não terá passado de um embuste?

Será que os aviões não foram desviados, mas sim teleguiados, sem que os pilotos podessem tomar o controlo das aeronaves?

Será que a perda de controlo do Airbus A330-200 teve as mesmas causas?

Essa tecnologia existe...

sábado, 6 de junho de 2009

Quem beneficia com a queda do Airbus A330-200?

Porque não um atentado?



Passadas poucas horas após o desaparecimento do Airbus, que fazia a ligação Rio de Janeiro-Paris, estranhamente, foi imediatamente evocado o mau tempo e falências técnicas sucessivas do aparelho.

Num mundo que se tornou paranóico com atentados de toda a espécie e feitio, curiosamente foi logo posto de parte a possibilidade de qualquer atentado.



Mensagens...automáticas?





Pouco antes de presumivelmente se ter despenhado, a avião terá enviado cerca de 24 mensagens automáticas, em 4 minutos, assinalando várias deficiências.







* Como ter a certeza que estas mensagens foram enviadas imediatamente antes da queda, se não sabemos com exactidão, por ausência de radar, a que horas terá caido?

* Serão esses documentos, que circulam na internet, obtidos por jornalistas, autenticos?

* Não poderão ter sido enviadas de um qualquer emissor, sem ser desse avião?

* Não poderão ter sido pré-programadas com antecedência para, uma vez no ar, o aparelho as emitir nessa altura?

* Numa palavra, serão reais, ou fabricadas para incriminar o mau funcionamento do Airbus?




A ideia do mau tempo veiculada pelos "media".


Falou-se muito do mau tempo. Mas todos os peritos em meteorologia e pilotos são unânimes, as condições atmosféricas nesse momento, que podem ser confirmadas por imagens satélite, não apresentavam nada de inhabitual para essa região.


Os pilotos da Lufthansa, do Boeing 747-400, voo LA 507, que fazia um percurso quase identico e à mesma hora entre São Paulo e Frankfurt são unânimes: "não notamos nada de anormal, sobre as condições meteorológicas durante o trajeto, próximo ao da linha Rio-Paris".


Os pilotos e fabricantes de aeronavas estão igualmente de acordo, ao afirmar, que muito dificilmente o mau tempo ou os raios podem afectar um avião de modo a cair sem que haja qualquer tipo de comunicação por parte do avião.


Quando ocorre uma avaria total no sistema electrico principal, a aeronave passa a tirar a sua energia de baterias auxiliares, as quais têem uma duração de 30 minutos.
Quando esse tempo acaba, entra em acção o sistema RAT (Ram Air Turbine), o deslocamento do aparelho, faz com que a força do ar movimente as helices de uma turbina, gerando electricidade.






Foi assim que o sistema RAT ajudou, o piloto americano Chelsey Sullenberg, a pousar com segurança um Airbus A220, no rio Hudson em Nova York, recentemente, em janeiro deste ano, após a colisão com aves que destruiram os motores e após a falta de energia.





A pergunta que deve ser feita: Quem beneficia com este acidente?




Como já referi, no artigo anterior, desde 2003 que se desenrola uma autêntica guerra comercial com vista a aquisição de 400 aviões de reabastecimento no ar que vão substituir os já actualmente ultrapassados da USAF.






Dois candidatos estão a ser avaliados, o Boeing 767 e....o Airbus A330-200!








Este último tem vantagens quanto á autonomia, capacidade de carga e manutenção.

A decisão será defenitivamente tomada em janeiro de 2010.

Este negócio (chamado de "negócio do século"), ascende a 100 000 milhões de Dólares!




O Projecto americano, HAARP, permite alterações das camadas da ionosféra, podendo provocar mudanças climáticas localizadas em qualquer local do mundo.
Derivando desse projecto, existe a possibilidade de fabricar armas electromagnéticas, com potência de descarga de várias centenas de gigawatts.
Essas armas, baseados em estudos de Andréi Sakharov, são as chamadas armas EMP (Impulsão Electromagnética).
A sua descarga produz um enorme clarão, de um branco intenso ("bola de fogo"), tendo como principal efeito o bloqueio do funcionamento de todos os aparelhos eléctricos, assim como a impossibilidade de qualquer sinal radar ou emissões rádio.



Aqui fica o relato, publicado no jornal "El Mundo", do piloto da Air Comet. Este fazia, na hora e local onde o avião da Airbus desapareceu, a ligação Lima-Madrid: "de repente, vimos á distância, um brilho forte, intenso, de luz branca, que assumia uma trajectória vertical, descendente, e que desapareceu em 6 segundos. Não ouvimos qualquer comunicação ar-ar, antes ou depois desse facto".

terça-feira, 2 de junho de 2009

Airbus A 330: Mistérios e negócios de um acidente aéreo.

No dia 1 de junho de 2009, um avião Airbus A 330, que descolou do Rio de Janeiro, na véspara, despenha-se no no Oceano Atlântico. Condições atmosféricas desfavoráveis. Um acidente inexplicável envolto em mistérios. Circunstâncias difíceis de explicar e um negócio de bilhões de Dólares perdido pela a Airbus...





Os factos:


O voo AF 447 sai de Rio de Janeiro ás 22h00 ( hora de Lisboa), com destino a Paris. Trata-se de um avião Airbus A 330-200 da companhia aérea Air France.

Às 02h33 estabelece o último contacto via rádio com o Centro de Controlo da Zona Atlântica, vai entrar numa zona onde não terá controlo radar durante cerca de 2 000km até o recuperar perto da costa africana.

Às 03h00 atravessa uma zona de turbulência.

Às 03h14 é enviada uma mensagem automática indicando um curto-cicuito no sistema electrónico do avião.

Após a impossibilidade de contacto rádio com o piloto, e devendo já estar na zona africana, a força aérea brasileira dá inicio às buscas junto à ilha Fernando de Noronha.

Após várias horas de buscas, no dia seguinte são encontrados os destroços do avião a cerca de 650 km dessa ilha.



Um avião seguro.


Todos os pilotos são unânimes, o Airbus A 330-200 é um dos aviões mais seguros actualmente em serviço. Além de alguns incidente, não tem registo de acidentes graves, e nenhum com vítimas mortais.

É um dos poucos birreactores autorizados a voar a mais de 90 mn de um aeroporto com um motor avariado.



http://www.airbus.com/en/aircraftfamilies/a330a340/a330-200/

http://www.aeroweb-fr.net/dossiers/airbus-a330-200



Turbulências habituais.


A zona da queda é uma zona conhecida dos pilotos que habitualmente fazem esta rota. Estes recebem antes do voo, como é habitual, o registo das condições meteorológicas que vão encontrar. Além disso os aviões estão equipados com um radar meteorológico que lhes permite visualizar em tempo real as condições que têem pela frente.

Por vezes, têem de fazer um desvio de várias milhas para contornar essas zona intertropical, onde se forma, por vezes, uma cadeia de nuvens com altura superior à que os aviões voam.

Nesse dia, como podemos ver, consultando as imagens satélite, as formações nubelosas eram as habituais, contráriamente ao que foi divulgado. Um piloto português que horas antes fez o voo Rio de Janeiro até Lisboa, refere que não se deparou com qualquer situação meteorológica inhabitual. O mesmo é referido por pilotos franceses que fizeram a mesma rota.



Os raios batem e o avião passa.


A teoria prematuramente evocada, tento pela Air France (que tem interesse em evocar circunstâncias excepticionais para explicar o acidente), mas também orquestrada pelas agências de notícias, não tem fundamento.

Aqui, unânimemente, todos os pilotos estão de acordo, os raios não danificam os aviões. Estes funcionam como um caixa de Farraday.

Calcula-se que um avião é atingido por um raio por cada 1 000 horas de voo.

Além disso, os aviões actualmente dispõem de sistemas electrónicos em duplicado e por vezes em triplicado para as funções vitais.



Sem radares, mas com rádio.


Apesar de, como já foi dito, não existir um seguiment radar nessa zona, o contacto rádio continua possível, se não for em VHF, em HF. É de salientar a estranheza de no dia anterior, vários pilotos se terem queixado de não conseguirem nessa zona qualquer contacto em qualquer frequência.



Uma queda inesperada.


Os acidentes aéreos em grande altitude, em "voo de cruzeiro", são raros.
Um avião que voa, como este, a 9 000 metros de altitude com uma velocidade de 850 km/h, leva cerca de 7 minutos até atingir o solo ou o mar em cicunstâncias normais de queda com motores desligados.
Durante este tempo, o piloto, que tinha 11 000h de voo, das quais 1 700 neste tipo de aparelho, teria tempo de comunicar via rádio com o centro de controlo. A menos que algo inesperado se tenha passado. E esse inesperado, poderá ter sido uma explosão. A tese do atentado, constante hoje em dia, para qualquer acidente, não é evocada.



Um avião seguro que caí.


Resumindo, temos um dos aviões mais seguros do mundo, uma das companhias aéreas mais seguras do mundo, um avião que entra numa zona de turbulência habitual, um piloto experiente que não sabe ler os boletins meteorológicos que vai encontrar na rota, radares meteorológicos da earonave que não funcionam, que caí durante 7 minutos sem qualquer contacto rádio, numa zona sem radares onde não se conseguirá averiguar o que se passou, com caixas negras provávelmente irrecuperáveis ou ilegíveis a mais de 4 000m de profundidade.



"O negócio do século"


Em 2003, a força aérea dos Estados Unidos, decidiu substituir os seus 400 aviões de reabastecimento em voo, tornados obsoletos, por novos aparelhos.

Perante o caderno de encargos, dois concorrentes apresentaram-se. A Boeing com o 767 e a Airbus com o A 330.

O A330 tem uma maior capacidade de transporte de combustível, é mais económico e tem uma maior autonomia.

A Airbus fez uma parceria com uma empresa Norte Americana, a Northrop Grumann, para o concurso, e prevê instalar uma fábrica nos USA para a construcção dos seus aparelhos.

Após a influência de vários "lobbies", este negócio, que mais parece uma telenovela, tem um primeiro desenlace, em fevereiro de 2008, com a concessão dos primeiros 179 aparelhos à Airbus.

Mas a Boeing leva a Airbus a tribunal, com base em pontos poucos claros no caderno de encargos, e ganha.

Em outubro de 2008, o contrato é anulado, foi também evocado que as elecções presidenciais estavam próximas e que a decisão final seria tomada ulteriormente.

Dada a urgência de uma decisão, o Pentagono fez saber que esta terá de ser tomada até janeiro de 2010.

Este contrato está avaliado em 100 000 milhões de Dólares (quase metade do PIB anual português) e já é chamado o "negócio do século".

http://www.lefigaro.fr/societes/2009/04/06/04015-20090406ARTFIG00583-ravitailleurs-la-competition-eads-boeing-bientot-rouverte-.php


http://www.lefigaro.fr/societes/2009/04/17/04015-20090417ARTFIG00252-eads-est-pret-a-un-partage-du-contrat-sur-les-avions-ravitailleurs-.php



A "falência" electrónica do Airbus A 330-200 vem mesmo a calhar. Boeing vai ganhar.



Uma possível explicação...


Um Aibus A 330-200 da companhia, que representa o princípal fabricante, a Air France, atravessa uma zona em que não será possível averiguar inequivocamente o que se passou, pela ausência de radares, entra num campo electromagnético. Este inutiliza os comandos do aparelho e imposibilita qualquer contacto rádio (é possível fabricá-lo, ver o Projecto HAARP), explode devido a uma bomba colocada no aparelho ou é atingido por um missil. Não existe qualquer hipótese de controlo do avião, este cai no alto mar, tornando difícil qualquer reconstituição do acidente e com as caixas negras práticamente irrecuperáveis.

Claro que tudo isto são conjecturas...